Navegando por Autor "Sousa Junior, Ivo Bezerra de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O ensino do estilo harmônico de J. S. Bach baseado em dois livros didáticos franceses(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Sousa Junior, Ivo Bezerra de; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; http://lattes.cnpq.br/2714868766878970; Vasconcelos, Marcus André Varela; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de; http://lattes.cnpq.br/5800963798327728Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar como dois livros didáticos franceses dedicados ao ensino dos estilos harmônicos podem se complementar no processo de aprendizagem desse conteúdo. O ensino de estilos harmônicos é uma prática estabelecida no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris desde 1968 e foi introduzida pelo professor Henri Challan. Para esse estudo, analisamos os livros Mélodies instrumentales à harmoniser: dans quelques styles harmoniques caractéristiques, de Challan, e o livro Manuel pratique pour l'approche des styles de Bach à Ravel, de Alain Bernaud e Yvonne Desportes. Considerando especificamente aquilo que os autores denominam como o estilo harmônico de J. S. Bach, esse estudo constata que o primeiro livro apresenta apenas ilustrações desse estilo harmônico, a partir da produção musical do próprio autor, incentivando o exercício prático analítico-criativo do estudante, mas sem orientação textual. O segundo livro, por outro lado, oferece orientações textuais e ilustradas sobre o referido estilo harmônico, mas não oferece exercícios práticos criativos, como o primeiro. Nesse sentido, concluímos que ambos os textos são bastante ricos em informações, seja em forma de ilustração, seja em forma de descrição ou prescrição, que ambos os textos dependem da orientação docente para o efetivo aprendizado, e que ambos podem se complementar na formação musical sobre harmonia tonal.