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Navegando por Autor "Sousa, Tiago Lincka de"

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    Dissertação
    Do amanhecer ao crepúsculo: o ambiente inteiro por minhas narrativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-04) Sousa, Tiago Lincka de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/8785111170960039; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579
    A matriz da pesquisa desta dissertação permeia a concepção de educação ambiental complexa. Tem por propósito a utopia realista de uma sustentabilidade voltada para a elucidação de um modelo cultural, um modo de vida que possa garantir a preservação dos seres vivos e não vivos, para compor um mundo em que todos coexistam em harmonia. Para tanto, pensar esse modelo perpassa o entendimento de que somos natureza. Essa compreensão pode ser evidenciada tanto no que Karl Marx, no livro Manuscritos Econômico-filosóficos, afirma: “a natureza é o corpo essencial do ser humano”, bem como Joël de Rosnay, em seu livro O Homem Simbiótico explica que nós, seres humanos, “somos os neurônios da Terra”. Nessa mesma perspectiva, Elisabet Sahtouris, em seu livro A Dança da Terra, já ressaltou o quão é pouco rigoroso afirmar que “existe vida na Terra”, pois somos conhecedores de que nosso planeta é um organismo vivo, logo existe a “vida da Terra”. Dessa forma, fazemos parte dessa vida, somos uma parte do todo. Com longa vivência na área ambiental, busco o entendimento coletivo de que a Educação Ambiental é um processo pertencente a todas as áreas do conhecimento, sem deixar margens para a sua subdivisão, ocasião que inicia-se o papel de profissional bibliotecário que sou, como um mediador do processo educacional, cultural, e de disseminação de informação, ou seja um educador ambiental. As pesquisas realizadas levamme a propor uma revisão de valores e atitudes, a partir de uma certa reorganização do pensamento, uma ecologia das ideias e da ação, evidenciada pelas leituras da educação e da complexidade, principalmente atento aos escritos de Edgar Morin. Esta dissertação faz o uso da metáfora como operador cognitivo, ao ressaltar o ciclo solar, relacionando-o com as fases de desenvolvimento deste trabalho. Em síntese, tem-se como horizonte ressaltar a importância da condição humana, o respeito pela natureza e o princípio da interdependência natural, cultural e social. No intuito de que tenhamos uma sociedade que valorize as relações de solidariedade com o outro, o respeito e a gratidão aos seres vivos e à Mãe-Terra. O que me leva a convergir, na ressignificação do meio ambiente, compreendendo-o como Ambiente Inteiro
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    TCC
    Educação ambiental: possibilidades de inserção do bibliotecário neste
    (Biblioteconomia, 2008) Sousa, Tiago Lincka de; Medeiros, Rildeci
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    Tese
    Rios que me conectam: navegando rumo a espiritualização da educação ambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande, 2023-03-29) Sousa, Tiago Lincka de; Freitas, José Vicente de; https://orcid.org/0000-0001-7121-9921; http://lattes.cnpq.br/8574036360771980; https://orcid.org/0000-0002-2010-6705; http://lattes.cnpq.br/8785111170960039; Silva, Claudio Renato Moraes da; https://orcid.org/0000-0003-4724-729X; http://lattes.cnpq.br/4873155816649847; Dolci, Luciana Netto; https://orcid.org/0000-0002-1427-2088; http://lattes.cnpq.br/0517239633566682; Guimarães, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-4158-313X; http://lattes.cnpq.br/5382444630321221; Barcelos, Valdo Hermes de Lima; https://orcid.org/0000-0001-7768-1543; http://lattes.cnpq.br/7447760896466057
    Tese doutoral que consiste em discutir os fundamentos da educação ambiental frente ao modelo de desenvolvimento do mundo globalizado em que vivemos atualmente. Traz na em sua metodologia a metáfora como operador cognitivo, no intuito de fazer uma escrita leve e de simples compreensão por parte do leitor, pois o entendimento do autor é de que a pesquisa científica só tem o devido significado se puder ser absorvida pela sociedade em geral, não apenas àqueles que estão na vida acadêmica. Faz parte da linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Conduz o leitor por uma viagem sobre as águas que compõe a formação do autor, fundamentadas em autores que dialogam sobre a educação ambiental sob o olhar da complexidade, tais como Edgar Morin, Ailton Krenak, Moema Viezzer, Leonardo Boff, Maria da Conceição Almeida, entre outros. Acredita na necessidade de olharmos para as questões intangíveis da existência humana, como fundamentos para que a compreensão da educação ambiental seja determinante para a mudança de postura da sociedade, haja vista o grande desafio da humanidade em preservar o Planeta. Uma tese que busca conquistar o leitor para seu papel no mundo e importância do cuidado com a grande casa, nossa Mãe Terra. Faz paradas estratégicas no trajeto da viagem proposta para visitar “ilhas de resistência” nas quais as ações de educação ambiental são praticadas sob a lógica do sensível, a perspectiva da estética, do afeto, da espiritualidade defendida por Leonardo Boff. Traz aprendizados sobre a maneira de ser e estar no mundo dos povos originários, levando em conta a ancestralidade, defendida por Ailton Krenak. Conclui que a educação ambiental espiritualizada, permeada pela dimensão invisível do ser humano é uma alternativa viável para superarmos a crise planetária em que vivemos, numa perspectiva mais ampla e estética da nossa forma de ser e estar no mundo, com vistas as ideias para adiar o fim do mundo, propostas por Krenak.
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