Navegando por Autor "Sousa, Luciano de Melo"
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Artigo A brincadeira do reisado na comunidade Cipó de Baixo (Pedro II, Piauí) e a dinâmica da tradição-modernidade(2014) Sousa, Luciano de Melo; Assunção, Luiz Carvalho deEste artigo estuda a tradição do reisado na comunidade Cipó de Baixo, município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação na modernidade. Buscou-se a construção cultural de uma trama de existência social cotidiana que analisa a brincadeira de Reis do Cipó, onde mudança e continuidade elaboram um enredo cultural com especificidades muito próprias. O estudo aponta para múltiplas direções nas transformações do reisado em um contexto marcado por um intenso processo de migração de seus atores, de crescentes vínculos com o mercado, modernização de suas existências sociais.Tese Brincadeira do reisado na comunidade Cipó, Pedro II PI: mediação cultural, tradição e modernidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-26) Sousa, Luciano de Melo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/3801957465653536; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; Ayala, Marcos; ; http://lattes.cnpq.br/6991057380673183; Ferretti, Sergio Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/0379399941884037Esta pesquisa estuda a tradição do reisado da comunidade Cipó de Baixo, do município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação. O estudo parte de uma contextualização social da comunidade que dialoga com a história de vida do dono do reisado, Raimundo Milú: figura forte que, juntamente com suas redes familiares, de compadrio e amizade, luta pela resistência da brincadeira. A descrição do auto de Reis, com sua partes constitutivas, pontua o caráter singular do reisado do Cipó. Esta compreensão detalhada da brincadeira favorece a compreensão de alguns dos cipós sociais que servem como base para a urdidura desta prática cultural: cipó da modernização onde exploramos a motivação geral das transformações do reisado do Cipó a modernidade; cipó das trocas familiares e comunitárias que descreve a trama que sustenta a permanência da brincadeira; cipó da masculinidade explicita o forte sistema de gênero que atravessa o reisado do Cipó; cipó da tradição reinventada onde situamos a singularidade da tradição do reisado do Cipó e seus diálogos com o dinamismo moderno; cipó dos conflitos entre gerações retrata as diferenças entre as gerações e como elas contribuem com o diálogo entre o tradicional e o novo; o cipó do espetáculo teatral descreve a brincadeira como atividade performática. Assim, construímos uma trama social que analisa a totalidade da brincadeira de Reis do Cipó onde mudança e continuidade tramam um enredo cultural próprio