Navegando por Autor "Sousa, Hyago Pinheiro da Silva"
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Dissertação Um documento em obra: memórias de um afeto(2019-07-30) Sousa, Hyago Pinheiro da Silva; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Luna, Fernando Antônio Abath;O presente trabalho propõe descrever e discutir um processo de criação, que se configura a partir da seleção e investigação de documentos comprobatórios da vida e morte de uma jovem adolescente. Os documentos foram registrados em cartas, diários, fotografias e relatos. As memórias documentadas nesses diversos materiais arquivados e das lembranças atravessadas por afetos são a base dramatúrgica deste compor. O processo criativo hibridiza a linguagem do teatro e da dança entendendo a importância de se pensar a arte na contemporaneidade. A reflexão teórica se dá através do resultado da prática cênica e dialoga com autores que discutem sobre memória e processos criativos nas artes da cena tais como Salles (2006), Izquierdo (2012), Fabrini (2013) dentre outros. Pudemos perceber ao longo dos laboratórios e da escrita textual que trabalhar com a história real não é somente um impulso, se torna uma necessidade, pois encontrar no outro a nossa história nos move enquanto artistas. O processo criativo suscita questões e o lidar com escolhas, com sensações diversas entre frustações e prazeres, somas e perdas, que entrelaçam o nosso mundo individual e o coletivo. A pesquisa se faz importante para a área de conhecimento da arte ao destacar o documentar em cena como propulsor da criação. Espera-se contribuir com um material para a formação de atores, diretores e pesquisadores interessados num fazer e pensar nas artes cênicas que não dissocie a construção artística da vida sócio-afetiva do artistapesquisador.TCC Tambor de crioula e a escola: pensamentos e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Marques, Larissa; Silva, Sebastião de Sales; Sousa, Hyago Pinheiro da SilvaO presente artigo é a elaboração de um pensamento que une a dança tambor de crioula e suas possibilidades de aplicação na escola, podendo ser em escolas públicas ou privadas de ensino fundamental e médio. O tambor como ferramenta de dança que abre espaço para elaboração não só de um corpo dançante, como de um pensamento crítico sobre a aplicação da Lei nº 10.639/031 , que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Buscamos estabelecer uma relação entre a dança tambor de crioula com a afirmação da permanência de crianças negras no ambiente escolar, de modo a compreender a escola como um ambiente de reconhecimento de suas identidades, a partir de diálogos com autores como Silvio Almeida ( 2019); Zayda Cristina Costa (2023); Regina Machado (2010); Nayra Monteles (2020). Como resultado dessa pesquisa, não encontraremos planos de aulas elaborados com suas especificidades e objetivos, mas sim um espaço de reflexão de possíveis pontuações para pensar a inserção dessa dança no ambiente escolar.TCC Vivências com a expressão vocal: respiração e ressonância na Licenciatura em Teatro da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Morais, Cleuma Alexsandra Sousa; Montenegro, Mayra; Sousa, Hyago Pinheiro da Silva; Souza, Maria Eleonora M. de; Souza, Mayra Montenegro deEssa pesquisa relata minhas vivências com a Expressão Vocal durante o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Busco compreender os caminhos percorridos pela voz, desde o ato de respirar até a sua emissão, no propósito de investigar o uso de alguns ressonadores e as possibilidades de diferentes timbres que nosso corpo pode produzir. Para tanto, relato minhas experiências enquanto discente, monitora e preparadora vocal, construindo um trajeto desde as primeiras descobertas até a aplicação dos conhecimentos em processos de criação artística.