Navegando por Autor "Sousa, Elidete Alencar de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Mediação cultural: conexão e diálogo na Galeria Conviv'Art(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Sousa, Elidete Alencar de; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/1366589753126378; Lima, Celly de Brito; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoAs crescentes mudanças e reestruturações experimentadas por museus, centros culturais e serviços educativos, desde a segunda metade do século XX, têm impactado significativamente os aspectos sociais, educacionais e representativos na sociedade. Essas transformações têm alterado a forma como as instituições são percebidas pelo público e levado discussões do seu trabalho com a comunidade e o território. Isso é feito com base na divulgação de informações culturais e implementação de estratégias da mediação cultural, que visam criar espaços de diálogo inclusivos, participativos, dinâmicos e reflexivos. Nesse sentido, este trabalho dissertativo consiste numa análise de mediação cultural da Galeria Conviv’Art - equipamento cultural do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - ao explorar diálogos e estratégias para ampliar o acesso da comunidade universitária às exposições artísticas realizadas no espaço cultural. Portanto, tem como objetivo geral refletir sobre a importância da mediação cultural como recurso essencial para promover o acesso e conhecimento da galeria. Os objetivos específicos são: caracterizar a Galeria Conviv’Art e seus respectivos elementos históricoorganizacional e cultural, identificar os principais fatores que contribuem para a baixa visitação do público e desenvolver uma proposta de intervenção para estimular a participação do público universitário aos eventos da galeria. O percurso metodológico contou com uma pesquisa empírica que embasou teoricamente com colocações de autores como Strey (2002); Perrotti; Pieruccini (2014); Rasteli; Cavalcante (2014); Araújo et al. (2020), dentre outros, com a leitura de artigos de periódicos, livros e bases de dados como Scopus, Scielo, Brapci, Google Acadêmico. Aplicou-se um questionário (10 perguntas objetivas e 01 pergunta subjetiva ao final), direcionado ao público institucional, do qual coletou-se informações de 560 respondentes, o que caracterizou uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa. Por meio da análise de conteúdo foram criadas 4 categorias de análise: Reconhecimento e Divulgação; Logística e Acessibilidade; Programação e Atividades Complementares; Fortalecimento da Relação com a Comunidade Acadêmica. A Proposta de Intervenção contribui com o produto intitulado MediArte: Estratégias de Conexão e Diálogo na Galeria Conviv’Art, no qual propõe o fortalecimento do diálogo entre arte e academia, fundamental para avivar a galeria como um espaço de formação, expressão e desenvolvimento intelectual, contribuindo expressivamente na construção de uma sociedade crítica e participativa. Conclui realçando a importância da mediação cultural em galerias de arte no âmbito da Universidade, como ambiente propício para potencializar a capacidade de descobrir, criar e inovar conhecimentos.Produto Educacional Mediarte: Conexão e Diálogo na Galeria Conviv’Art NAC-UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Sousa, Elidete Alencar de; Luciana de Albuquerque Moreira; https://orcid.org/0009-0002-7175-3774MediArte: Conexão e Diálogo na Galeria Conviv’Art foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGIC/UFRN), na linha de pesquisa Gestão, Comunicação e Uso da Informação, como produto de intervenção da pesquisa “Mediação Cultural: Conexão e Diálogo na Galeria Conviv’Art”. A iniciativa surgiu como uma importante ferramenta para a inclusão e a democratização da arte, ao transformar a mediação cultural em um instrumento de diálogo e conexão, além de fortalecer as interações com o público visitante, especialmente a comunidade universitária. O objetivo é orientar práticas e estratégias que promovam o aprimoramento dos processos internos da Galeria Conviv’Art, envolvendo sua equipe de mediadores, gestores e colaboradores