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    Dissertação
    Uma análise das diretrizes curriculares nacionais e da base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica a partir da hermenêutica de profundidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Sousa, Edson Silva de; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/5043377449525143; Oliveira, Adriel Goncalves; Morais, Marcelo Bezerra de
    A Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil recentemente passou por uma ebulição com a publicação do documento denominado Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) definido pelo Parecer número 22 do ano de 2019 do Conselho Nacional de Educação e publicado no diário Oficial da União em 20 de dezembro de 2019. Houve discussões sobre a implementação desse documento nas Instituições de Ensino Superior no país e ele enfrentou resistências e recebeu criticas com relação as suas determinações e orientações com relação, por exemplo, ao aumento da carga horária dos cursos que deve ter, no mínimo, 3,2 mil horas, maior ênfase nas atividades práticas – que devem ser promovidas já nos primeiros anos dos cursos e formação do egresso focado em um conjunto de ―competências‖ profissionais que tem o intuito de qualificá-los para pôr em prática ―competências‖ previstas na Base Nacional Curricular Comum. O presente trabalho estudou esse documento e nossa pesquisa foi guiada pela questão: O que pode ser dito acerca das DCN/2019 e seu anexo a BNC-Formação a partir da Hermenêutica de Profundidade (HP)? A HP é uma ferramenta voltada à interpretação de signos e de seu valor simbólico. Dessa forma, assumimos que as DCN/2019 e a BNCFormação como uma forma simbólica e partimos às três fases (ou dimensões) para o movimento de interpretação indicados pela HP: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação, construída a partir dos resultados da análise sócio-histórica e da análise formal-discursiva. Tecemos compreensões sobre a influência e impacto na formação inicial de professores, identificamos aspectos referenciais, intencionais, estruturais e convencionais no documento e realizamos um estudo contextual para identificar e descrever as condições sociais e espaço-temporais em que foi produzido e recebido pela sociedade. Esse estudo nos guiou também na elaboração de um vídeo voltado à comunidade de professores e licenciandos a fim de fomentar uma reflexão sobre as políticas públicas de formação docente e destacar as principais mudanças propostas pelo documento em relação às normativas anteriores e divulgar os resultados de nossas análises. De 2002 a 2024 tivemos quatro Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores no Brasil, nesse período tivemos avanços e recuos. Há necessidade de lutar, de mobilizar, de articular, de brigar por espaços de debates e posicionamentos com propostas e articulações em defesa de uma formação, emancipadora e articulada coma valorização dos professores.
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    Produto Educacional
    Formação docente no Brasil e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a formação inicial de professores - Resolução CNE/CP n° 02/2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Sousa, Edson Silva de; Cury, Fernando Guedes
    O produto educacional desta pesquisa do mestrado profissional no Programa de Pós‐Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, foi à construção e validação do vídeo sobre a formação de professores no Brasil - Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores - Resolução CNE/CP nº 20/2019. Destacamos que é obrigatória a elaboração, produção, avaliação e a análise do Produto Educacional nos mestrados profissionais para a obtenção do título de mestre. O vídeo tem o objetivo de difundir o debate do tema nas instituições formadoras como também nos profissionais que atuam na Educação Básica e assim trazer as contribuições dessas instituições para avanços ao tema. Logo, nosso público-alvo são os professores de Instituições de ensino superior nos cursos de licenciaturas e Pedagogia, alunos desses cursos e professores da Educação Básica. O nosso Produto Educacional é um vídeo, ou seja, uma tecnologia educativa dentre as várias possibilidades de formatos existentes e com o advento da internet surgiram várias possibilidades na formatação, produção e divulgação
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