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Navegando por Autor "Sousa, Diego Silva"

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    Dissertação
    Mapeamento do fluxo da informação na clínica-escola de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: evidências para a construção de um diagnóstico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Sousa, Diego Silva; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Macedo, Patricia Ladeira Penna; Tavares, Aureliana Lopes de Lacerda
    No cenário atual, a informação nas organizações contemporâneas vem sendo cada vez mais consolidada como recurso estratégico na medida em que fomenta valor e influencia diretamente nos processos decisórios organizacionais. Nas instituições públicas, muito embora o lucro e a competitividade não sejam pontos prioritários a serem alcançados, o cenário se assemelha, refletido na busca por melhoria dos processos, redução do retrabalho e aumento na qualidade dos serviços prestados. Para tanto, as organizações têm elaborado estratégias visando buscar formas para melhor organizar e gerir a informação que se materializa em forma de documentos, seja ela oriunda do ambiente externo ou produzida internamente. Este recurso precisa ser analisado, processado, armazenado e recuperado na medida em que os processos organizacionais acontecem. Neste contexto, a gestão da informação e a gestão documental mais especificamente, ganham ênfase como estratégias aliadas à busca pelo melhor controle da massa documental produzida neste âmbito. Considerando as necessidades de aperfeiçoamento dos processos ligados ao gerenciamento de fluxo documental da Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFRN, visando maior agilidade e precisão no armazenamento, processamento e recuperação e difusão da informação, aumento na qualidade dos serviços neste ambiente no tocante a segurança e privacidade dos documentos gerados, minorando problemas como a perda de documentos essenciais para a unidade, esta pesquisa teve como objetivo geral: diagnosticar como se dá o uso e o fluxo da informação na Clínica-Escola com vistas a proposição de estratégias de gestão documental para a unidade. Buscando o alcance do objetivo geral, de forma específica visou: Identificar as tipologias documentais presentes na ClínicaEscola de Fonoaudiologia; Analisar o uso do sistema SIGSAÚDE enquanto sistema de prontuários eletrônicos da unidade pesquisada; Mapear os processos de fluxo documental em uso na Clínica-Escola; Identificar os gargalos presentes no fluxo documental; Elaborar uma proposta de intervenção com vistas a propor mudanças no fluxo de informações por meio de ferramentas da gestão documental.. Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, sendo classificada quanto aos meios como pesquisa participante, considerando a participação do pesquisador e dos sujeitos inseridos no contexto analisado, e aos fins como pesquisa do tipo Exploratória, Descritiva e Aplicada, além de documental e bibliográfica. O método de procedimento adotado nesta pesquisa foi o monográfico e a coleta de dados se deu via aplicação de entrevista semiestruturada, questionário, além do uso do roteiro de observação. Resultados indicam que a ausência de processos bem definidos, métodos de organização incoerentes com a natureza das atividades desempenhadas na unidade, além da não utilização de ferramentas de gestão documental para a massa documental física gerada, são os principais geradores dos gargalos identificados. Somado a isso, concluiu-se que a dependência da unidade ao sistema de prontuários eletrônicos utilizado, que não atende minimamente às necessidades informacionais, tornou a gestão da informação ineficiente e ineficaz.
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    TCC
    Qualidade dos serviços prestados: o caso da Central do Cidadão do Alecrim
    (Administração, 2012) Sousa, Diego Silva; Ferreira, Antônio Carlos
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