Navegando por Autor "Soares, Isabelly Alves"
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TCC Espectroscopia de luz infra-vermelho próximo com estímulos de fala em adultos e escolares normo-ouvintes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Soares, Isabelly Alves; Balen, Sheila Andreoli; 0000-0003-1353-4362; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; 0000-0002-0075-1897; http://lattes.cnpq.br/9125022237068784; Barros, Victor Vasconcelos; 0000-0003-3227-3604; http://lattes.cnpq.br/7381587012302830; Gomes, Larissa Fernandes; 0000-0001-5164-6096; http://lattes.cnpq.br/0425021545238395INTRODUÇÃO: Com o avanço da neurociência, vários métodos de neuroimagem são utilizados para captar atividade cerebral de um indivíduo. Dentre os métodos utilizados, destaca-se a Espectroscopia de Luz Infravermelho Próximo (fNIRS) por sua boa resolução espacial, portabilidade e tolerância a movimentações leves. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a hemodinâmica cerebral de adultos e escolares a partir da condição passiva de escuta de estímulos de fala. METODOLOGIA: Estudo transversal, prospectivo e analítico com aprovação do CEP/HUOL (n.5.389.138). A amostra consistiu em 27 sujeitos, sendo 11 escolares e 16 adultos com procedimentos prévios que indicaram normalidade na audição. O fNIRS foi realizado com os optodos posicionados no lobo temporal e inserido fones com os estímulos /ba/ e /da/. A análise e tratamento dos dados foi realizada através do Google Colaboratory com a linguagem de programação MNE-Python. Foi utilizada estatística inferencial de acordo com a distribuição de normalidade dos dados, sendo adotado o nível de significância de 5%. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi visualizado que a hemodinâmica cerebral para os estímulos /ba/ e /da/ é semelhante entre adultos e escolares, exceto no lobo temporal esquerdo posterior para /ba/, tal achado pode estar ligado ao desenvolvimento da via auditiva e melhor inteligibilidade da fala. O estímulo /ba/ gerou maior ativação cerebral em comparação com /da/ em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Portanto, foi possível concluir que a segregação dos hemisférios demonstra o refinamento das habilidades auditivas e cognitivas durante a transição do período da infância até a fase adulta.