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Navegando por Autor "Soares, Angela Maria de Medeiros"

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    TCC
    Análise das estratégias da gestão municipal da saúde para o enfrentamento da sífilis no município de natal para o quadriênio 2014 - 2017
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Gomes, Robson Luiz alves; Gomes Brito, Ewerton William; Lima, Jonia Cybele Santos; Soares, Angela Maria de Medeiros
    Introdução: A sífilis é um problema de saúde pública global, declarada como epidemia pelo Ministério da Saúde em 2016. Objetivo: analisar as estratégias da gestão da saúde para o enfrentamento da sífilis no município de Natal (RN). Método: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, em que foi utilizada a análise documental como técnica de coletas de dados. Os documentos analisados, instrumentos de gestão do município de Natal/RN, foram capturados por meio do Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS). Os dados foram analisados a partir de seis categorias pré-estabelecidas: I - Ações de atenção a saúde (Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Articulação entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica); II - Ações vinculadas a práticas de gestão ( protocolos, monitoramento e avaliação); III - Qualificação das ações das RAS; IV - Atividades vinculadas a capacitação e educação permanente de gestores e equipes de saúde; V - Atividades de Educação e Comunicação; e VI – práticas voltadas para o controle social. Resultados: Foi possível observar que as ações propostas para o enfrentamento da sífilis foram centradas na atenção primária à saúde e na gestão. Além disso, os resultados mostram a fragilidade em algumas ações propostas, pois não havia informações ao que se refere a execução destas. Quando verificado a forma escolhida para avaliação e monitoramento notou-se a existência da não correspondência com as ações, além das informações ausentes. Considerações finais: Espera-se que esse estudo contribua com a gestão de modo a sinalizar fragilidades no processo de planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde municipal.
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    TCC
    Boletim Eletrônico de Atendimento de Urgências (e-BAU)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Medeiros, Helder Pacheco de; Soares, Angela Maria de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9312458190693413; http://lattes.cnpq.br/8450030167240008; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Rangel, Matheus Rodrigues
    Pensar hoje na produção de conhecimento em saúde, seja ele científico ou por meio de instrumentos computacionais é uma prerrogativa importante para a formação de práticas assistenciais e do cuidado, com foco na gestão estratégica para as instituições prestadoras de serviços de média complexidade. A criação de alternativas para a melhoria da coleta de dados, possibilitando a geração de informações seguras e confiáveis em saúde possibilita um ciclo contínuo de renovação de processos, segurança do paciente, agilidade no atendimento e apoio às ações de saúde com qualidade. Este trabalho tem como objetivo uma proposta de desenvolvimento de um Sistema de Informação Eletrônico, denominado e-BAU (Boletim Eletrônico de Atendimento de Urgências) para provimento seguro de um conjunto de informações relevantes sobre o percurso de atendimento dos pacientes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Natal/RN, o qual deverá contemplar as diversas etapas de atendimento do pacientes na Unidade permitindo a ampliação e produção de informações importantes para a qualidade da oferta de serviços, uma vez que atualmente os dados coletados são realizados de forma manual. Como metodologia utilizada, este trabalho assumiu uma abordagem de natureza aplicada, com vistas a propor mudanças no contexto do modo de operação da captação de dados, baseados no preenchimento manual do Boletim de Atendimento de Urgência, amparada por conhecimentos técnicos-científicos basilares para se definir os instrumentos a serem utilizados para a viabilidade do projeto, advindas da literatura. Como resultados esperados, o boletim foi apresentado como um conjunto de funcionalidades computacionais importantes para o mapeamento dos pacientes em atendimento, segurança da informação, apoio aos profissionais pela alta disponibilidade de dados e para aperfeiçoamento e inovação nos processos de trabalho, no qual espera-se que todas essas funcionalidades possam auxiliar no armazenamento dos dados do paciente contribuindo com os atendimentos diários.
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    TCC
    Diagnóstico avaliativo da necessidade de educação permanente com profissionais de saúde do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Feliciano, Gean Ericlis da Silva; Soares, Angela Maria de Medeiros; Soares, Angela Maria de Medeiros; Lima, Jônia Cybele Santos; Silveira, Natercia Janine Dantas da
    Introdução: A estratégia de formação dos profissionais de saúde não é uma tarefa fácil, é necessário o envolvimento de pessoas engajadas na formulação de técnicas e métodos para implantar e implementar um formato de Educação Permanente (EP) e continuada que garanta na prática, melhorias no processo de trabalho. Objetivo: Avaliar os dados encontrados no levantamento realizado pelo Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino Serviço da Secretaria Municipal de Saúde do Natal no ano de 2019. Método: A pesquisa trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação com abordagem analítica, no qual se desenvolveu um questionário para subsidiar o levantamento das necessidades de EP e continuada da SMS do Natal-RN. O instrumento foi direcionado a 4.834 profissionais que atuam nos cinco distritos sanitários de Natal. Resultados: Dos 4.834 profissionais que receberam o questionário, apenas 189 participaram totalizando 3,90% da amostra inicial. O sexo feminino foi predominante com (78,8%) de representatividade, quanto a idade dos participantes a maior parte está na faixa etária entre 26 a 45 anos, somando 60,9% do total da amostra, com relação a escolaridade 29,1% tem a especialização como maior grau de escolaridade, nos cargos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram maioria com 25,9%, 54,5% dos entrevistados trabalham a mais de 10 anos, 84,7% tem apenas um vínculo empregatício, 82,5% trabalha 40 horas semanais e 72,5 atuam na Atenção Básica (AB). O eixo temático eleito como necessidade pelos participantes foi o da "Vigilância, Práticas Assistenciais e Cuidados em Saúde" com 67,7% de escolha. Dentro de cada eixo (administração geral e seus processos, vigilância, praticas assistenciais e cuidados em saúde e práticas integrativas e complementares) os grupos temáticos mais selecionados foram: Gestão de Pessoas (66,7%); Urgências e Emergências (31,3%), Acupuntura e Fitoterapia com 29,7% cada. Conclusão: A avaliação e descrição dos dados encontrados no levantamento permitiu a transformação dos dados em informação, no qual poderá auxiliar no planejamento das ações de EP e continuada feito pela equipe do SEPAES na SMS do Natal-RN.
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    TCC
    Distúrbios congênitos do sistema nervoso central em recém-nascidos: análise das incidências no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Alberto, Natan Pereira de Medeiros; Nascimento, Renata Swany Soares do; http://lattes.cnpq.br/6385207984942429; Gavilan, Simone Almeida; https://orcid.org/0000-0001-6790-1696; http://lattes.cnpq.br/6556168670883302; Soares, Angela Maria de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9312458190693413
    Distúrbios congênitos (DCs) são condições que afetam o desenvolvimento e funcionamento de determinado sistema ou órgão do feto. Malformações no desenvolvimento do cérebro e da medula espinal resultam em distúrbios congênitos do sistema nervoso central (SNC). Com o intuito de averiguar o cenário atual de distúrbios congênitos no território potiguar, esse trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de DCs do SNC no Estado do RN no período de 2010 a 2020. O SINASC foi o sistema utilizado para a coleta de dados. No RN a incidência de DCs do SNC de 2010 a 2020 foi de 12,5 a cada 10.000 nascimentos. Os anos que tiveram as incidências mais altas foram de 2015, 2016 e 2017, período que coincidiu com a epidemia do ZIKV no Brasil. As MCs do SNC mais frequentes foram: anencefalia, microcefalia, hidrocefalia congênita não especificada e espinha bífida não especificada. Quanto à distribuição geográfica, os municípios que tiveram as maiores incidências foram: São Miguel do Gostoso, Lajes, Tangará, Lagoa de Pedras e Lagoa Salgada. Ao avaliarmos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), foi observada uma correlação inversamente proporcional fraca, onde quanto menor o IDH, maior é a incidência dessas condições.
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    TCC
    Educação permanente em saúde: ensaio sobre o aprender ao produzir cuidado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Silva, Mara Dayane Anjo Da; Brito, Ewerton Willian Gomes; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho; Soares, Angela Maria de Medeiros
    O estudo consiste em um ensaio acadêmico sobre a educação permanente em saúde e de forma mais específica versa sobre como ao trabalhar com o cuidado do outro é possível vivenciar a educação permanente e consequentemente melhorar a própria prática no serviço. Com o objetivo de discutir e relacionar o processo do trabalho e a aprendizagem que desse processo surge, o texto traz definições, e associações entre às práticas educacionais e de trabalhos, bem como elas podem se relacionar e trazer transformações para ambos processos. A discussão sobre o tema é embasada pelas teorias e ideias de Merhy, Ceccim, Dewey entre outros autores, trazendo reflexões sobre a realidade do aprender e ensinar na área da saúde. É possível observar no decorrer do trabalho a importância da relação entre o aprender e a prática de trabalho, bem como os diversos problemas existentes para que essa ideia chegue de fato a ser implementada nos diversos serviços de saúde.
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    Dissertação
    Impacto sócio-dentário das oclusopatias e suas respectivas necessidades de tratamento na qualidade de vida de adolescentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-30) Soares, Angela Maria de Medeiros; Lima, Kenio Costa de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723244A9; ; http://lattes.cnpq.br/9312458190693413; Pereira, Hallissa Simplício Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8173554638047087; Miguel, José Augusto Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/2191153042815967
    Nas últimas décadas, com a significativa redução da cárie dentária em crianças e adolescentes, uma maior atenção tem sido dada a outros problemas bucais como as oclusopatias. Em termos epidemiológicos no Brasil, esta tem ocupado o terceiro lugar dentre os problemas de saúde oral na população e, portanto, a inclusão destas como um problema de saúde pública se deve não apenas à sua alta prevalência, mas também ao impacto social, que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. Diante do exposto é que este estudo objetiva buscar o impacto da presença e severidade das oclusopatias e suas respectivas necessidades de tratamento na qualidade de vida de adolescentes escolares de um município. Sendo assim, foram examinados 356 escolares na faixa etária de 15 -19 anos e determinadas a prevalência, severidade e necessidade de tratamento de oclusopatias através dos índices DAI, IOTN e ICON. O impacto sócio dentário das oclusopatias na qualidade de vida dos adolescentes foi analisado através do índice CS-OIDP. A fim de se verificar possíveis influências de variáveis estudadas na determinaçao do impacto na qualidade de vida das oclusopatias, estas serão coletadas através do estatus sócio-econômico, gênero, idade e tipo escola. Nos resultados parciais, relacionado a 50% da amostra, se observou uma maior prevalência do escolares de escola pública(68,1%), idade entre 15-16 anos(74,7%), gênero feminino(52,7%) e maior prevalência do SES baixo(77,5%). A análise estatística usando o teste qui-quadrado mostrou uma associação significativa do impacto da oclusopatia na qualidade de vida apenas quando avaliada com o índice ICON e o A-IOTN do examinado, comprovando uma associação da necessidade de tratamento com a presença do impacto na qualidade de vida. Com isso, busca-se comprovar e enfatizar a necessidade de se estabelecer políticas públicas que trabalhem na prevenção e interceptação dessas oclusopatias na população, melhorando, portanto, a qualidade de vida e saúde oral dos adolescentes.
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    TCC
    A importância da interação ensino-serviço para a formação na graduação em Saúde Coletiva a partir do olhar discente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Costa, Jaciane Kyvia Medeiros da; Lima, Jônia Cybele Santos; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Soares, Angela Maria de Medeiros
    Introdução: A integração ensino-serviço é o trabalho coletivo que pactua, articula e integra os docentes e discentes dos cursos de formação na área da saúde junto com as equipes de trabalho dos serviços, proporcionando melhorar a qualidade de atenção à saúde, com base em uma formação de excelência, voltada à satisfação das equipes de trabalho do serviço. Logo, trata-se de um canal bastante vasto que desperta nos discentes um olhar crítico-reflexivo relacionado às demandas sociais dos usuários, com a vivência e a interação entre os profissionais e usuários no processo saúde-doença. Objetivo: Analisar a importância da Interação Ensino-Serviço para a Graduação em Saúde Coletiva, a partir do olhar discente e verificar a percepção do aluno quanto à importância do estágio para formação profissional em Saúde Coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A amostra do estudo foi constituída pelos discentes concluintes de 2019.2 e 2021.1 da graduação em Saúde Coletiva da UFRN. Após a coleta, as entrevistas foram analisadas através da técnica de Bardin. Resultados: O perfil dos entrevistados dessa pesquisa, em sua maioria, são de adultos jovens, composto por 64,29% de mulheres. Observou-se que 61,90% dos entrevistados reconhece que a interação ensino-serviço contribui totalmente na sua formação, bem como as vivências no serviço, possibilitando um primeiro contato com os serviços de saúde, proporcionando a integração com a realidade existente, por intermédio da troca de saberes entres os envolvidos e uma melhor vivencia com os serviços. Conclusões: Percebe-se que os discentes do curso de Saúde Coletiva compreende que à interação ensino-serviço é de extrema importância para a sua formação acadêmica, pois nesses cenários podem contextualizar a teoria com a prática, conhecendo a realidade dos serviços de saúde, contribuindo com estratégias e possibilitando o aumento da sua experiência, quando do desempenho das suas atividades profissionais.
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    Artigo
    Multidimensional assessment of institutionalized elderly: the reality of a brazilian institution
    (International Medical Society, 2017) Lima Neto, Alcides Viana de; Azevedo, Lívia Maria de; Mesquita, Gabriella Xavier Barbalho; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Cunha, Isabelle Cristina Braga Coutinho; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Araújo, Isabela Dantas Torres de; Lima, Jonia Cybele Santos; Soares, Angela Maria de Medeiros; Assis, Amanda Sarmento Silva Alves de; Barbosa, Maria Helena Pires Araújo; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Dias, Jaciana Medeiros da Costa; Cruz, Anna Carolina Soares de Souza; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Piuvezam, Grasiela; Sampaio, Ana Tania Lopes; Neves, Naedja Nara de Araújo; Santos, Renata Clemente dos
    Background: The population aging in Brazil is characterized by the accumulation of progressive disabilities in their functional activities and daily life. To consider the elderlies in his/her multiple dimensions turns out to be a critical issue to improvetheir assistance to an institu-tionalized level, improving their health and quality of life. To perform a mini-overall evaluation of institutionalized elderly person to trace their profile in relation to the socio-demographic, functional capacity, nutritional status and cognition. Methods: Descriptive study, with a cross-sectional design and quan-titative approach performed in a long - stay institution for the elderly in Natal, RN. The research was approved by the Research Ethics Com-mittee of the Federal University of Rio Grande do Norte, under opinion number 164/2011.Results: 63.3% of the elderly were female, with ages varying from 61 to 103 years. 60.0% were single; 56.7% were literate. 66.7% had no children and 55% lived with their families before the institutio-nalization. As for the institutionalization time, 63.3% resided in the institution for four years. As what concerns the aspects of health, 73.3% of the elderly presented hearing difficulties, 90% make use of medicines predominantly to diabetes and hypertension. There is clear evidence that the institutionalization has been harmful to the elderly as with regards basic activities of daily living, nutritional status and cognitive aspects. Conclusion: The progressive disability in functional activities of daily life interferes directly in the quality of life, increasing dependency and minimizing the autonomy of these individuals. It is necessary to effec-tive implementation of public policies directed to the institutionalized elderly from the perspective of effective actions for improved attention and assistance.
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