Navegando por Autor "Soares, Amanda"
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Tese Histórias em quadrinhos para educação em saúde de crianças escolares: construção e validação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Soares, Amanda; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; https://orcid.org/0000-0001-8063-4131; http://lattes.cnpq.br/5405038755711915; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Noro, Luiz Roberto Augusto; Paiva, Fábio da Silva; Silva, Cícera Renata Diniz VieiraA educação em saúde provoca mudanças na fase inicial da vida, mas também em todo o curso da vida até a fase adulta. Com a execução das estratégias de educação em saúde é possível contribuir para o discernimento sobre formas de desenvolver hábitos de vida saudáveis. Quando o público em questão é o infantil, a adaptação dos componentes educativos e o uso de estratégias como as histórias em quadrinhos, ampliam as possibilidades de efetivar o repasse de conhecimentos para crianças. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e validar histórias em quadrinhos como ferramenta de educação em saúde sobre hábitos alimentares e físicos saudáveis para escolares. A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e organizada em quatro etapas. A primeira foi uma revisão de escopo que objetivou caracterizar o escopo bibliográfico de experiências com histórias em quadrinhos direcionadas para crianças escolares e os resultados apresentaram as principais características dos estudos encontrados como ano de publicação, país de origem, público-alvo e tipo de estudo. O segundo artigo teve como objetivo caracterizar o escopo epidemiológico de consumo e hábitos alimentares e estado nutricional em crianças escolares e os resultados destacam uma dicotomia entre o consumo de alimentos saudáveis e ultraprocessados, principalmente na região sudeste. Já o terceiro foi dedicado ao processo de construção e validação de doze histórias em quadrinhos com diálogos sequenciados compondo a coletânea “Minha vida saudável”, destinada para o público infantil, neste a validação foi obtida por meio do Índice de Validade de Conteúdo, utilizando o ponto de corte ≥ 0,78 definido como concordância aceitável, obteve-se que todos os itens estavam acima ou igual do parâmetro definido. Portanto, as Histórias em Quadrinhos foram validadas sob os critérios avaliados, não sendo necessário uma reavaliação por parte dos juízes. Por fim, o quarto artigo apresenta um protocolo de intervenção educacional mediado pela coletânea “Minha vida saudável” para escolares, esse objetiva contribuir para a aquisição de conhecimento sobre a temática e a longo prazo a redução dos comportamentos de risco alimentar e físico em crianças escolares. Conclui-se que essa tese contribuirá para a criação de programas educacionais que contemplem o eixo educação-saúde, entregando as histórias em quadrinhos como um produto registrado e validado, e um protocolo de intervenção em processo de teste, garantindo a continuidade desse estudo que será executado em etapas e publicado conforme as fases sejam aprovadas.