Navegando por Autor "Silvestre, Marcela Aparecida Cucci"
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Dissertação Desenvolvimento de processo de codesign para criação de novos serviços educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Oliveira Neto, Júlio Mariano de; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; http://lattes.cnpq.br/0071413129846455; Santos, Herculana Torres dos; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; http://lattes.cnpq.br/2437965005095571; Nóbrega, Claudia Coutinho; http://lattes.cnpq.br/8208309251703934Evoluções tecnológicas geram um contínuo de novas demandas para a escola, seus alunos e professores. Uma dessas demandas é o domínio da língua inglesa que oferece benefícios à sociedade e ao indivíduo em termos de empregabilidade e avanço de carreira. Entretanto, o nível de proficiência no Brasil é baixo segundo o English Proficiency Index (EPI, 2020) e para elevar esse quadro atual é necessário inovar nos serviços até então oferecidos. O uso do Codesign é uma alternativa viável de busca da inovação nesse setor. Trata-se de uma forma de criação em que usuários e designers colaboram para gerar ideias e testá-las de maneira colaborativa. Esse processo de criação adota a percepção do usuário final como um parceiro com papel ativo na criação da tecnologia que irá usar no futuro. O objetivo da presente pesquisa foi aplicar o Codesign na geração de serviços para educação de idiomas a partir da estruturação e validação de um kit de ferramentas para o desenvolvimento de novas experiências de ensino de idiomas. Para desenvolver o kit, foi realizado inicialmente um levantamento de atividades presentes em kits de tradição americana. Estas atividades foram analisadas e reimaginadas para se adequar aos requerimentos do Codesign em termos de participação ativa do usuário final e depois validada em um teste em escola de idiomas independente. O novo kit, nomeado de Oficina Supersônica de Criação Inovadora, foi capaz de oferecer aos participantes, sem experiência prévia com Codesign, um processo inovador que permitiu que gerassem e avaliassem ideias de maneira eficiente e, ao final, tivesse uma delas testada e validada. O kit consiste em um manual com instruções para o facilitador, acompanhado de slide deck e handouts para os participantes. As oficinas serão oferecidas como serviço e um modelo de negócio Canvas foi elaborado considerando a estratégia de manter a estrutura de custos ao mínimo necessário para permitir uma estratégia de crescimento de bootstrapping.Artigo Os Estudos de tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN, 2017) Camargo, Katia Aily Franco; Zaldívar, Francisco Ernesto Zaragoza; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira deOs estudos da tradução, uma nova disciplina acadêmica voltada aos fenômenos da tradução, têm sido estruturados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com vistas a formar não só tradutores, mas estudiosos da tradução. O presente artigo tem por objetivo, portanto, apresentar essa estruturação e a sua relevância local e institucional. Para tal, apresentamos os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN e do papel que ela ocupa no estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, traçamos um histórico dos cursos de línguas estrangeiras e como eles abarcam os Estudos da Tradução e discutimos, de forma sucinta, conceitos relevantes para a área da tradução e as competências necessárias ao ato tradutológico. Por fim, relatamos a experiência da primeira oficina de tradução, ministrada no segundo semestre de 2016. Concluímos que, apesar de os participantes não estarem cientes das perspectivas dos estudos em tradução, eles adotaram algumas delas, o que mostrou a necessidade de um trabalho contínuo com os alunos que queiram adentrar o rico campo dos estudos da traduçãoTCC Mapeando o modelo gateway languages de padrões de multilinguismo utilizando análise de grafos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Deiró, Louise Lua Moreira; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Weissheimer, Janaína; 0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; 0000-0002-0685-5830; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1894891; Sousa, Ada Lima Ferreira de; 0000-0003-3090-3350; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; http://lattes.cnpq.br/2437965005095571Os avanços da ciência e da compreensão humana acerca do universo têm revelado a necessidade de se investigar padrões de conectividade entre os mais diversos objetos de estudo, áreas do conhecimento e redes de todo tipo. Um exemplo disso são os complexos padrões de multilinguismo no mundo, ainda pouco estudados academicamente sob a luz do modelo de Gateway Languages, cujo foco é evidenciar essa interconexão. Em ressonância com essa necessidade, a comunidade científica tem criado ferramentas cada vez mais eficazes para a representação e análise de padrões de conectividade, dentre as quais destacamos os grafos, extremamente versáteis e relevantes desde sua formalização no século XVIII. Pensamos que ainda haja um grande potencial de exploração dos padrões de multilinguismo no mundo por meio de grafos. Sendo assim, neste estudo, traçamos o percurso da utilização de grafos no passado, incluindo a do software SpeechGraphs, desenvolvido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seguida, utilizamos grafos para representar e analisar, especificamente, o padrão de conectividade do Português e do Espanhol como gateway languages. Com isso, tivemos por objetivo investigar como tirar proveito da morfologia e dos atributos de grafos para melhor compreender o modelo Gateway Languages de padrões de multilinguismo e para, por exemplo, responder a perguntas práticas concernentes a estratégias de tradução. Por fim, nossa análise demonstra que parece ser vantajoso estender esse método para a representação do modelo completo, com todas as Gateway Languages, Línguas Nacionais e Línguas Minoritárias — e suas respectivas conexões — de que se tem conhecimento.Livro Práticas de leitura e escrita: inglês(SEDIS/UFRN, 2018-05-17) Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; Sarmento, Maria Edileuda do Rêgo; Milazez, Maria KassimatiO livro “Práticas de Leitura e Escrita – Inglês”, das autoras Marcela Aparecida Cucci Silvestre (UFRN), Maria Edileuda do Rêgo Sarmento (UFRN) e Maria Kassimati Milanez (IFRN) é fruto das observações das necessidades dos alunos, pelas autoras e professoras de Língua Inglesa, mais especificamente de Inglês para Fins Específicos (IFE) para universitários da área tecnológica e de cursos técnicos de nível médio. A obra é o terceiro volume de uma coleção – Práticas de Leitura e Escrita –, composta de dois volumes anteriores, a respeito da prática de leitura e escrita em português, voltada para alunos universitários e de nível técnico e tecnológico que necessitam ler textos nas áreas de informática, engenharias, etc. Este volume é dividido em dez capítulos, cada um abordando estratégias de leitura que vão desde a leitura superficial de um texto em inglês até a mais detalhada. Para isso, as autoras abordam os aspectos estruturais e semânticos da língua inglesa de forma acessível e objetiva, com uma linguagem dialogada. Assim, o aluno é conduzido a resolver exercícios de interpretação de textos em inglês após aprender sobre o tema do capítulo por meio de textos explicativos, exemplos de textos autênticos, imagens, esquemas semânticos e atividades resolvidas e comentadas, de forma independente e autodidata.Dissertação Produção colaborativa de RED com IAG para leitura em língua inglesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Santos, Rômulo Albuquerque dos; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; https://orcid.org/0009-0001-1827-7986; http://lattes.cnpq.br/5287885903714566; Weissheimer, Janaina; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; Mendonça, Márcia Rodrigues de SouzaA era da globalização e da tecnologia digital traz consigo novos desafios para a educação. Essa era exige de educadores(as) e educandos(as) uma atualização das mais diversas práticas de leitura e escrita e modos de linguagem componentes da cultura digital que permeia a contemporaneidade. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se destacam com a ampliação de formas de interação com potencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem o objetivo geral de investigar a produção colaborativa de Recursos Educacionais Digitais (RED) com Inteligência Artificial Generativa (IAG) para o ensino de leitura em língua inglesa. Os objetivos específicos são: (i) analisar as práticas de multiletramentos que levam aos processos de design de sentidos desenvolvidos na produção colaborativa de RED com IAG; (ii) identificar competências desenvolvidas e habilidades ativadas na produção colaborativa de RED com IAG. A fim de alcançar tais objetivos, ancoramo-nos teoricamente em estudos que atravessam a Linguística Aplicada, os Estudos de Letramento de Vertente Sociocultural, a Pedagogia de Multiletramentos, a Educação e as Ciências da Computação. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa tem, como colaboradores(as), uma professora universitária e seis graduandos(as) que atuam como monitores(as) do componente curricular de Prática de Leitura em Inglês na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto aos instrumentos de pesquisa, utilizamos notas de campo, fotografias, gravações audiovisuais, questionário e entrevistas. As plataformas digitais de criação dos RED foram: Quizizz, Plickers e Flippity. Dos dados gerados, emergem duas categorias de análise: (a) processos de designing; (b) competências e habilidades. Os resultados apontam para o potencial pedagógico da produção colaborativa de RED com IAG na ampliação das práticas de multiletramentos – entre elas o uso da IAG para gerar questões e resumos em inglês, bem como o uso de plataformas digitais para criar RED de leitura em inglês. Além disso, foi observada a ativação de habilidades relativas às competências Cultura digital e Pensamento científico, crítico e criativo (Brasil, 2018). Entre as habilidades das duas competências citadas, ressaltam-se: (i) compreender a criação de prompts no ChatGPT (engenharia de prompt); (ii) reconhecer elementos multimodais de plataformas digitais e suas possibilidades de uso para fins pedagógicos; (iii) checar informações fornecidas pela IAG – quantidade de palavras e adequação das informações; (iv) desenvolver conhecimentos linguísticos da língua inglesa para avaliar a qualidade das questões que envolvem diferentes conteúdos da língua-alvo.Dissertação O protagonismo da mulher em The Handmaid's Tale: a luta contra o patriarcado e a religiosidade presentes em Gilead(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-15) Silva, Jéssica Sonally Leal da; Dunder, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-2855-4764; http://lattes.cnpq.br/5823862599362727; http://lattes.cnpq.br/0254978305157318; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; https://orcid.org/0000-0003-2468-0584; http://lattes.cnpq.br/2437965005095571; Pone, Pedro Felipe MartinsMargaret Atwood, ao escrever The Handmaid’s Tale, em 1985, baseou-se em momentos históricos que ocorreram antes e durante aquela década e, principalmente, no fato de que cresciam os protestos femininos e feministas em busca de autonomia para decidir sobre suas vidas e seus corpos. Portanto, esse livro trouxe e traz significantes pontos a serem debatidos na atualidade, tendo em vista que as mulheres seguem na busca por igualdade. Abordamos, nesta pesquisa, o papel exercido pela mulher na história da humanidade e na sociedade, a criação do patriarcado – o qual submete a mulher ao machismo presente no cotidiano e em todos os ambientes a qual pertence – e de que forma a religiosidade é usada para manter e validar o domínio masculino sobre ela, com base nas escrituras sagradas e em discursos que propagam e perpetuam esses costumes. Todos esses pontos são observados na República de Gilead, lugar onde se passa o romance distópico de Atwood. Gerda Lerner (2019), Heleieth Saffioti (1987), Simone de Beauvoir (2019), Silvia Federici (2017) e Pierre Bourdieu (2010) são alguns dos nomes que servem como referencial teórico para a nossa pesquisa, no que diz respeito aos temas mencionados. Sendo este um trabalho qualitativo, de caráter exploratório, documental e bibliográfico, constatamos que, apesar de ser uma obra literária, traços desse novo mundo descrito por Margaret Atwood existem ainda no século XXI e voltam a ganhar força e espaço em nossa sociedade, afirmando a importância desta pesquisa para nos levar à reflexão.