Navegando por Autor "Silveira, Natércia Janine Dantas da"
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TCC A formação em saúde coletiva sob o olhar docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Nelo, Cecília Mayara Albino; Lima, Jônia Cybele Santos; Lima, Jônia Cybele Santos; Soares, Ângela Maria de Medeiros; Silveira, Natércia Janine Dantas daIntrodução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva. Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos.TCC A importância da interação ensino-serviço para a formação na graduação em Saúde Coletiva a partir do olhar discente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Costa, Jaciane Kyvia Medeiros da; Lima, Jônia Cybele Santos; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Soares, Angela Maria de MedeirosIntrodução: A integração ensino-serviço é o trabalho coletivo que pactua, articula e integra os docentes e discentes dos cursos de formação na área da saúde junto com as equipes de trabalho dos serviços, proporcionando melhorar a qualidade de atenção à saúde, com base em uma formação de excelência, voltada à satisfação das equipes de trabalho do serviço. Logo, trata-se de um canal bastante vasto que desperta nos discentes um olhar crítico-reflexivo relacionado às demandas sociais dos usuários, com a vivência e a interação entre os profissionais e usuários no processo saúde-doença. Objetivo: Analisar a importância da Interação Ensino-Serviço para a Graduação em Saúde Coletiva, a partir do olhar discente e verificar a percepção do aluno quanto à importância do estágio para formação profissional em Saúde Coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A amostra do estudo foi constituída pelos discentes concluintes de 2019.2 e 2021.1 da graduação em Saúde Coletiva da UFRN. Após a coleta, as entrevistas foram analisadas através da técnica de Bardin. Resultados: O perfil dos entrevistados dessa pesquisa, em sua maioria, são de adultos jovens, composto por 64,29% de mulheres. Observou-se que 61,90% dos entrevistados reconhece que a interação ensino-serviço contribui totalmente na sua formação, bem como as vivências no serviço, possibilitando um primeiro contato com os serviços de saúde, proporcionando a integração com a realidade existente, por intermédio da troca de saberes entres os envolvidos e uma melhor vivencia com os serviços. Conclusões: Percebe-se que os discentes do curso de Saúde Coletiva compreende que à interação ensino-serviço é de extrema importância para a sua formação acadêmica, pois nesses cenários podem contextualizar a teoria com a prática, conhecendo a realidade dos serviços de saúde, contribuindo com estratégias e possibilitando o aumento da sua experiência, quando do desempenho das suas atividades profissionais.Artigo A percepção do supervisor do Provab sobre a fixação do médico na atenção primária à saúde(FapUNIFESP (SciELO), 2019) Guerra, Eliana Costa; Cortez, Lyane Ramalho; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Noro, Luiz Roberto AugustoAtrair profissionais médicos para o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido um desafio permanente para o Sistema Único de Saúde. A impossibilidade de educação continuada e permanente configura-se como um dos principais fatores impeditivos do provimento e da fixação de médicos na APS. O Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB) trouxe como pressuposto o incentivo à Educação Permanente em Saúde (EPS) com ênfase na interação ensino-serviço-comunidade (IESC), contando com a presença de uma supervisão pedagógica composta por médicos capacitados para tal fim. O objetivo do presente estudo foi analisar os motivos que levaram um grupo de médicos de Natal, Rio Grande do Norte, participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a permanecerem na Atenção Primária em Saúde por meio da precedência ao Programa Mais Médicos (PMM), a partir da percepção de seus supervisores. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo por meio da técnica de grupo focal com sete supervisores médicos do PROVAB e do PMM. A análise de conteúdo identificou cinco categorias de análises temáticas: Contexto político do início dos programas; Perfil do supervisor pedagógico; Perfil do médico que fez precedência do PROVAB para o Programa Mais Médicos; Motivos de fixação do provabiano à APS; e Porque não escolher a APS para a vida? Evidenciou-se que o PROVAB funcionou como uma estratégia inicial de enfrentamento aos desafios de se fixar médicos à APS em consonância à remodelação da formação médica. Apesar do contexto político desfavorável nos anos que se seguiram à implementação do PROVAB, houve uma sinergia entre a supervisão e os médicos que se empoderaram para desenvolverem suas atividades proporcionando condições para enfrentamento das condições desfavoráveis. A aproximação com o contexto do território e as competências adquiridas no programa acerca da Atenção Primária em Saúde com desenvolvimento de vínculo com a comunidade funcionaram como fatores de estímulo para a permanência do médico na Atenção Primária em Saúde traduzindo-se na mudança do perfil do profissional que assimilou e adquiriu o componente social de trabalhar em áreas de grande vulnerabilidade. Esse movimento deve favorecer as mudanças previstas nos cursos de graduação em Medicina, evitando um retrocesso que tange aos vazios assistenciais, animando a luta que se constitui na busca por um Brasil em que o acesso universal à saúde e a um profissional médico não seja um privilégio de poucos, mas o direito garantido de todosDissertação A produção das desigualdades: análise da relação entre trabalho infantil e indicadores sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-08) Silveira, Natércia Janine Dantas da; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794935P9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/0003105567908411; Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita; ; http://lattes.cnpq.br/2458875511918628; Ferreira, Maria ângela Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767285D3A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que haja cerca de 118 milhões de crianças em todo o mundo submetidas ao trabalho infantil. No Brasil, há 3,5 milhões de trabalhadores entre 5 e 17 anos. Esse exercício de exploração constitui um grave problema da sociedade, inclusive de Saúde Pública, já que esses trabalhadores estão expostos a uma gama de riscos, quais sejam à saúde, à integridade física e até à vida, podendo torná-los adultos doentes e/ou interrompendo precocemente suas vidas. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre a frequência de trabalho infantil na faixa etária de 10 a 13 anos e alguns indicadores socioeconômicos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa em um desenho ecológico cujos níveis de análise são os municípios brasileiros agrupados em 161 regiões, definidas a partir de critérios socioeconômicos. A variável dependente deste estudo foi a prevalência de trabalho infantil na faixa etária de 10 a 13 anos. As variáveis independentes foram selecionadas após realizada uma correlação entre o Censo de 2010 do trabalho infantil na faixa etária de 10 a 13 anos e dados secundários, adotando duas variáveis independentes principais: recursos do Programa Bolsa Família (PBF) por 1000 habitantes e Recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) por mil habitantes. Foi realizada inicialmente uma análise descritiva das variáveis do estudo, posteriormente, uma análise bivariada, e construída a matriz de correlação. Por fim, foi feita a análise de Regressão Liner Múltipla. Foram construídos dois modelos de Regressão. O primeiro modelo, no qual os recursos do PBF é a variavél independente principal, explica 57,8% de toda a variação do trabalho infantil e a equação final permite inferir que a cada 100 reais de recursos do PBF alocados produz uma diminuição de 1,4% na taxa de trabalho infantil na faixa etária de 10 a 13. No segundo, no qual os recursos do PETI explicam 58,8% de todo o modelo, constatou-se que a cada R$ 100 reais investidos, a taxa de trabalho infantil diminui em 2,16%. Outras variáveis de ajuste mostraram significância, entre elas o IDH municipal, anos de Estudos aos 18 anos, analfabetismo em 15 anos ou mais, empregados sem carteira com 18 anos e o Índice de Gini. Compreende-se que a questão do trabalho infantil é complexa. O problema está associado, embora não esteja restrito à pobreza, à desigualdade e à exclusão social existentes no Brasil, mas há outros fatores de natureza cultural, econômica e de organização da produção, respondem também pelo seu agravamento. Para enfretamento do trabalho infantil necessita de uma ampla articulação intersetorial compartilhada e integrada com diversas políticas públicas entre elas saúde, esporte, cultura, agricultura, trabalho e direitos humanos, tendo, como horizonte, a garantia da integralidade dos direitos de crianças e adolescentes em situação de trabalho e de suas respectivas famíliasTese Programa Mais Médicos: análise da produção de cuidados na atenção primária à saúde(2019-09-10) Silveira, Natércia Janine Dantas da; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; ; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; Rocha, Paulo de Medeiros; ; Lima, Fábio César Braga de Abreu e; ; Sampaio, Juliana;O Brasil vivencia, na atualidade, um processo de luta pela sobrevivência do Sistema Único de Saúde (SUS) como um projeto político e democrático em um cenário com a forte sensação de um colapso da área pública e profunda dificuldade na continuidade de políticas sociais. Persiste um cenário com predomínio de inequidade distributiva em relação aos profissionais de saúde, o que se reflete em rupturas na produção do cuidado integral. O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou formar recursos humanos na área médica do SUS, constituindo-se como a principal política pública de provimento emergencial no país. A presente pesquisa objetiva analisar a produção de cuidados realizada pelos profissionais do Programa Mais Médicos no Brasil, no período de 2015. Para tanto, foram realizadas pesquisas quantitativas e observacionais, contando com a utilização de dados secundários provenientes do relatório da primeira visita de supervisão, no período de 2015, referentes ao processo de trabalho e às ações de saúde. Foram analisados dados de 3816 municípios, abrangendo 15.397 profissionais. Para análise de dados, utilizou-se a modelagem múltipla por regressão de Poisson com variância robusta e a análise de correspondência múltipla para a identificação da variável latente. Utilizou-se, ainda, a pesquisa qualitativa em municípios de pequeno porte e de extrema vulnerabilidade do Rio Grande do Norte, nos quais foram utilizadas técnicas como a observação e o Grupo Focal. A análise dos dados foi realizada a análise de conteúdo, conforme aponta Minayo. A produção de cuidados permeou o processo de trabalho, com destaque para o princípio da equidade, tendo em vista que os municípios mais vulneráveis e de maior cobertura de Estratégia de Saúde da Família que realiza um maior número de atividades em seu processo de trabalho. Em âmbito do perfil profissional, a produção de cuidado permeou as ações de saúde, em que se obteve três perfis de ações em saúde. As ações em saúde podem estar relacionadas à formação profissional. Tais achados estiveram associados às variáveis socioeconômicas, tendo como destaque o financiamento, a infraestrutura das unidades e a cobertura Territorial da equipe de Estratégias de Saúde da Família. A produção de cuidados teve sua consolidação e corporificação através de narrativas vivenciadas pelos atores sociais nos municípios no interior do Rio Grande do Norte que atribuíram ao PMM uma “enzima”, elemento catalisador no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, sendo capaz de induzir mudanças no modelo de atenção, bem como no processo de trabalho. Conclui-se que com a implantação do PMM ocorreu a consolidação do tripé processo de trabalho em saúde, atenção básica e equidade, tornando possível a efetivação de um processo de trabalho focado na APS. Isso implica na realização de maior número de atividades inerentes à APS, as quais não eram realizadas em função da ausência do profissional médico da equipe. Sugerem-se também estratégias para ampliar o escopo das práticas desenvolvidas na APS, na perspectiva de formação e educação permanente de profissionais de saúde, sendo fundamental a ênfase no cotidiano do serviço.Artigo The retention of physicians to primary health care in Brazil: motivation and limitations from a qualitative perspective(Springer, 2019) Guerra, Eliana Costa; Cortez, Lyane Ramalho; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0001-8368-488XBackground: This study analyzed the reasons why physicians migrated from the Program to Value Primary Healthcare Professionals (PROVAB) to the Mais Médicos (More doctors) Program in 2015, opting to become physicians of the Primary Health Care. Methods: The focal group techniques were used consisting of six doctors that made the option to remain in the PHC, being the results analyzed through content monitoring as well as the respective categories, which were identified as theme analysis. Results: It was evidenced that the physician’s retention on primary care has a strong relationship with the acquisition of knowledge that is consistent with the context and the health needs of the population. Thus, appropriate competencies for the management of the different biopsychosocial characteristics of the territories, in consonance with abilities that use the communication centered on the patient as well as on the interdisciplinarity, producing health projects that include the uniqueness of the people, essential factor for the daily confrontation of the work of these physicians, strengthened by the training component of the program. Personal factors related to the empathetic profile with this level of care and the possibility of continuous improvement, besides the factors related to the adequate infrastructure and organizational climate with guaranteed salary in keeping with the complexity of Primary Care, positively influenced the permanence of these professionals and were drivers of changes in healthcare and management in the health units they were related to. The bond created with the team and patients was a great satisfaction factor for the professional, being identified by them as a possibility to make a difference in the treatment process of patients, strengthening the promotion of a healthier life through health education. Conclusions: PROVAB had an unparalleled contribution to the qualification of care in Primary Health Care, contributing to the birth of a new logic of medical training in Brazil. Its effective cooperation with the consolidation of the Mais Médicos Program, still in progress, is a great movement of resistance to the disarticulation and deconstruction of Unified Health System (SUS) which is in charge of public health in Brazil