Navegando por Autor "Silva Junior, Mauro Tomaz da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo 10 anos em retrospectiva: revisão da literatura sobre a certificação ISO 9001(Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC, 2015) Silva Junior, Mauro Tomaz da; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson ViegasAssumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que, cada vez mais, empresas buscam para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo este artigo revisará a literatura a respeito da motivação, benefícios, dificuldades e barreiras com a implementação da certificação ISO 9001. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura a partir de pesquisas bibliográficas e documentais nos últimos 10 anos (2004-2014) em meios eletrônicos, revistas, artigos e trabalhos científicos disponibilizados em sites de periódicos e bases de dados. Concluiu-se que a certificação ISO 9001 impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, reputação da corporação e aumento de vendasDissertação Benefícios e dificuldades na adoção de um sistema de gestão da qualidade no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-02) Silva Junior, Mauro Tomaz da; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/2731781403864853; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Freitas, Maria do Carmo Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1740734674821323; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306Assumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que cada vez mais empresas buscam implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo geral, este estudo irá avaliar os resultados obtidos na implementação do SGQ nas empresas certificadas na norma ISO 9001, constantes na base de dados do INMETRO, do estado do Rio Grande do Norte (RN). Para cumprir os objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema sistemas de gestão da qualidade e posteriormente, foi realizado um survey com os gestores das empresas certificadas no RN, com o uso de questionário disponibilizado online. Das 27 empresas que possuem o certificado no Rio Grande do Norte, 21 responderam o instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio das técnicas de estatística descritiva e multivariada: análise de cluster. O instrumento de pesquisa utilizado foi elaborado com 20 perguntas que abordam a temática central dessa dissertação. Através da análise de cluster foram encontrados quatro agrupamentos que possuíam similaridade referente as respostas do survey. Esta análise permitiu concluir que o SGQ impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, na reputação da corporação e aumento de vendas. Por outro lado, identificou como principais dificuldades: disseminação da cultura da qualidade, falta de comprometimento de toda a organização e a resistência dos colaboradores