Navegando por Autor "Silva, Yuri Soares da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação LIA - desenvolvimento metodológico de auditoria de inovação enxuta aplicada a instituições de educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Silva, Yuri Soares da; Silva, Cristiano Alves da; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; http://lattes.cnpq.br/6388013558889604; Gonçalves, Marilia Matos; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Medeiros, Henrique Rocha deQualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas organizacionais das instituições de ensino são bastante rígidas e parte disso é devido a burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento, deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa científicoempreendedora buscou analisar e validar a aplicação de um estudo teórico em Auditoria de Inovação, desenvolvendo uma abordagem metodológica dedicada a diagnosticar o potencial inovador de uma empresa, identificando gargalos inovativos e potencializando o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira ágil. O resultado da pesquisa foi a criação da LIA - Lean Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de gargalos e gaps inovativos em empresas diversas e desenvolvimento de potencial inovador das organizações. Foi desenvolvido testes de validação utilizando a abordagem com uma empresa da área de T.I, em uma escola de educação infantil e em uma grande empresa nacional na área de educação profissionalizante, e os resultados alcançados com a LIA, trazendo melhorias para essas organizações, confirmando o enorme potencial da LIA e sua aplicação em diferentes áreas.