Navegando por Autor "Silva, Terezinha de Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A criatividade no ensino do M.D.C.: atividades práticas para a sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Silva, Terezinha de Medeiros; Ecco, Daniel; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana Viera; Santos, Odilon Júlio dosO alicerce deste trabalho está construído a partir das veredas reveladas pelo estudo do Máximo Divisor Comum e das múltiplas formas como este pode ser apresentado dentro de sala de aula possibilitando assim uma interação diferenciada no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Partimos dos princípios históricos que giram em torno da construção e definição do conceito de Máximo Divisor Comum como o conhecemos hoje. Jornada que começa nos primórdios da história humana, pois antes de conceituado o Máximo Divisor Comum já era utilizado amplamente em muitas civilizações desde a antiguidade. Depois de caminhar pelas estradas que levaram o conhecimento matemático ao patamar que ele se encontra hoje, passamos a ver as relações que o Máximo Divisor Comum mantém com outros elementos matemáticos como o Mínimo Múltiplo Comum. Desta forma, chegamos ao ponto central deste TCC que é o processo de ensino que se aplica em sala de aula para elucidar o Máximo Divisor Comum de forma inteiramente ligado ao mundo real e à realidade dos educandos. Infinitos são os caminhos que a Matemática e a criatividade humana oferecem para que um docente possa mostrar e criar uma aula dentro de um ambiente onde o foco principal é a construção de saberes de forma simultaneamente coletiva e individual. Exemplos podem ser atrativos e ao mesmo tempo lúdicos. Jogos, charadas, exemplos escritos, vale tudo na hora de buscar um ensinamento de maior qualidade.