Navegando por Autor "Silva, Silmara de Oliveira"
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TCC Caracterização sociodemográfica e clínica de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia: estudo transversal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Cardoso, Vivianne Macedo Pinto; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-5299-4025; http://lattes.cnpq.br/9523498815498409; Deniz, Kessya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092Introdução: O câncer é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Todos os anos, cerca de 225.000 crianças são diagnosticadas em todo o mundo. Nesse sentido, as famílias que descobrem o câncer infantojuvenil enfrentam uma nova realidade, com fatores de estresse, ansiedade e incertezas, tendo por consequência a necessidade de enfrentamento de um conjunto de desafios e desgastes psicológicos no qual resultam em impactos também para a criança e/ou adolescente com câncer. Objetivo: descrever as características sociodemográficas e clínicas de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Método: estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir de um ensaio clínico randomizado, no qual foi realizada entre março e dezembro de 2022, em um hospital filantrópico de referência no tratamento do câncer infantojuvenil no estado do Rio Grande do Norte, no município de Natal. O número amostral foi de 26 participantes. Para caracterização dos cuidadores foi utilizado um formulário adaptado composto por variáveis sociodemográficas e clínicas, sendo elas relacionadas ao sexo, idade, escolaridade, formação na área da saúde, estado civil, renda, local de residência, número de filhos, comorbidade e uso de medicamentos. Nas variáveis qualitativas, realizou-se análise descritiva por meio de distribuições de frequências absolutas e relativas. Resultados: predomina-se o sexo feminino, média de idade de 33 anos, a maioria possui ensino médio completo. Metade dos participantes são casados, com até dois filhos, recebendo até um salário-mínimo e a maior parte reside no interior do estado. Além disso, apenas duas participantes afirmaram possuir formação na área da saúde. Quanto às morbidades, sete relataram possuir alguma condição com uso de medicamentos. Conclusão: a caracterização dos cuidadores de crianças e adolescentes com câncer traz visibilidade a esse público podendo, por tanto, subsidiar o desenvolvimento de ações, de profissionais da enfermagem, que possam atender esse grupo. Para isto, é necessário revisitar conceitos, repensar ações e intervir de forma a contribuir para o alívio do sofrimento.Dissertação Estratégia multimídia para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia: ensaio clínico randomizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-08) Silva, Silmara de Oliveira; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794; Feijão, Alexsandra Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-8686-9502; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Oliveira, Maria do Carmo deO estudo apresenta como objetivo avaliar o efeito de uma estratégia multimídia comparada às orientações padrão para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, realizado em um Hospital Filantrópico, referência no atendimento de crianças e adolescentes com câncer, em Natal-RN. O Grupo Experimental recebeu as orientações padrão da instituição associadas a uma estratégia multimídia sobre o processo do tratamento quimioterápico - Filme de animação digital com duração de 12 minutos e 22 segundos, enquanto o Grupo Controle recebeu apenas as orientações padrão que são fornecidas na instituição. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o Inventário de Ansiedade TraçoEstado (IDATE) e um Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). O projeto teve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nº 5268320 e registrado no Registro Brasileiro de Ensaio Clínico (RBR-4wdm8q9). Ressalta-se que o filme de animação digital foi validado em relação ao conteúdo por especialistas e pelo público-alvo. Esta última foi realizada na fase do estudo piloto, onde evidenciou que o filme de animação digital atingiu índices satisfatórios, demonstrando ser um instrumento válido, confiável e importante para ser utilizado pelos cuidadores de crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico (Coeficiente de Correlação Intraclasse foi de 0,936 [IC95% 0,868–0,984] com p< 0,05 e Alfa de Cronbach de 0,943). Na fase do ensaio clínico randomizado, evidenciou-se predomínio dos participantes do sexo feminino (96,15%), com idade média de 33,50± 10,40, apresentando ensino médio completo (50%), estado civil casado (50%), a maioria (65,38%) residindo em cidades do interior de Natal-RN. Em relação ao tempo do diagnóstico para início do tratamento foi entre cinco a 15 dias, apresentando média e desvio padrão: 8,08 ± 2,78. Sobre o nível de conhecimento, houve aumento na aquisição em ambos os grupos (p <0,05), obtendo melhor resultado o grupo que fez uso da estratégia multimídia, com média de resposta de 7,77 e maior número de acertos nas questões sobre o tratamento quimioterápico. Em relação ao nível de ansiedade, evidencia-se diferença estatística em relação aos cuidadores do grupo experimental, onde tiveram redução quanto ao IDATE-Estado comparando o período inicial com o final com valor p < 0,05, apresentando redução do nível de ansiedade de moderado para baixo após a intervenção. Conclui-se que o efeito da estratégia multimídia é positivo para aquisição de conhecimento e redução do nível de ansiedade em cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia, confirmando a hipótese alternativa do estudo.TCC Recomendações para a coleta de gasometria arterial na terapia intensiva: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Lima, Vanuza Raquel de; Ribeiro, Kátia Regina Barros; 0000-0002-3513-7483; http://lattes.cnpq.br/4422189971983553; 0000-0002-7785-0260; http://lattes.cnpq.br/0304920009551903; Dantas, Rodrigo Assis Neves; 0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Diniz, Késsya Dantas; 0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; 0000-0002-2554-5045; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794Objetivo: Mapear as recomendações da coleta de gasometria arterial na unidade de terapia intensiva entre os profissionais de enfermagem no processo de cuidado. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada no período entre os meses de fevereiro a abril de 2024 em 14 fontes de informação, adicionalmente, evidenciou-se o UpToDate e a estratégia Pager para ampliar a qualidade e abrangência da presente revisão. Resultados: Evidenciaram 14 estudos, com maior distribuição geográfica na Europa e América do Norte (29%). Como recomendações evidenciadas estão: a artéria radial como local predominante de punção, angulação de 30º a 45º, seringa de 1 mL ou 3 mL, agulha com calibre de 20G e/ou 23G, uso da heparina seca e aspiração de cerca de 0,5 mL a 1 mL de sangue. Para o manejo da dor, destacaram-se a analgesia subcutânea e a crioanalgesia. Entre os impactos observados, destacam-se ansiedade, medo e a ausência de protocolos especializados. Conclusão: Foram identificados que os principais pontos críticos ocorrem na etapa de fase pré-analítica e como ferramentas inovadoras antes do procedimento podem ser utilizadas a crioanalgesia e a mepivacaína para fundamentar a prática, fortalecer a pesquisa e promover um cuidado seguro e qualificado ao paciente crítico.TCC Tecnologias educacionais aplicadas no ensino da liderança em enfermagem: revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Pinheiro, Thais Brunna Maurício; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0003-1649-2049; http://lattes.cnpq.br/4016880662149168; Diniz, Késsya Dantas; https://orcid.org/0000-0001-6784-3166; http://lattes.cnpq.br/6905727224383587; Silva, Silmara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2356247488696794Objetivo: Mapear as tecnologias educacionais utilizadas no ensino da liderança para enfermeiros e estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos de pesquisa: Trata-se de uma revisão de escopo com base nas recomendações do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews e metodologia do Instituto JBI. A busca foi realizada em 11 fontes de dados nacionais e internacionais. Foram incluídas publicações disponíveis na íntegra, e gratuitamente, em meio eletrônico, sem restrição de idiomas e sem recorte temporal. Foram excluídos resumos, cartas ao editor, editoriais e artigos de opinião. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva, sendo elaborados quadros e estatística com frequência absoluta e relativa. Resultados: A amostra final de 15 estudos, publicados entre os anos de 2016 a 2023. As tecnologias educacionais mais utilizadas nos estudos foram Tecnologias Digitais, com destaque para o treinamento utilizando sites, e-books/audiobooks, curso online e Tecnologia da Informação e Comunicação, seguidos da simulação em vídeos, jogos sérios e realidade virtual, programas de liderança e por fim, aplicativos. Em relação às contribuições das tecnologias para liderança destaca-se a mudança de comportamento dos profissionais, o auxílio na tomada de decisão, promoção do aprendizado, melhora do cuidado e gerenciamento em Enfermagem, conhecimento sobre os diferentes tipos de liderança e autonomia do profissional. Considerações finais: Foi possível mapear as tecnologias educacionais que estão sendo utilizadas no ensino de liderança para enfermeiros e estudantes de graduação em Enfermagem, com predomínio das tecnologias digitais e simulação em vídeos, jogos sérios e realidade virtual. Palavras-chave: tecnologia educacional; enfermagem; liderança; educação