Navegando por Autor "Silva, Sandro Souza"
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Dissertação Dançando às avessas: relatos de um processo de criação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-17) Silva, Sandro Souza; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Curi, Alice Stefania; ; http://lattes.cnpq.br/9146481096222653; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052O termo corpo sem órgãos está presente em um poema do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: Para Acabar com o Julgamento de Deus. Busco, nesta dissertação, a partir do que chamamos escrita cênico- investigativa, problematizar este termo e suas relações possíveis com o teatro e também com alguns aspectos da mítica hindu. Uno à idéia do corpo sem órgãos o corpo em transe presente nas histórias de um mestre indiano chamado Caitanya Mahaprabhu. Estas idéias, juntamente com o desenvolvimento de práticas que partem de alguns princípios da Antropologia Teatral, são estímulos para um processo de criação que destaca o trabalho de preparação e criação corporal do ator. As articulações entre os conceitos e a prática suscitam discussões onde me coloco como ator-pesquisador em processoDissertação O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro(2016-08-26) Vasconcelos, Cláudio Rocha; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/3614837596500618; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.Dissertação Oficinas teatrais com a estética do teatro do oprimido hoje: uma proposta didática(2016-08-26) Gomes, Glícia Fernandes Bezerra; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218O presente trabalho refere-se à uma pesquisa sobre a aplicabilidade do método do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos, políticos e sociais, pois esse método teatral tem a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.Dissertação Pedagogia da autonomia: contribuições para uma estética teatral(2016-08-19) Alencar, Elyzangela Fernandes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2380902256073555; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Amorim, Rafaella Lira; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos, desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa abordagem.Dissertação Teatro Folia: descrição de um processo artístico-educacional(2016-08-26) Pereira Neto, Antonio Gomes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/9596533787708432; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos pedagógicos agregados à prática da atividade artística na escola e descreve um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular. As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aula, junto as técnicas e os procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno. Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção concreta de informações e procedimentos através do ensino de Teatro a partir das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos foram avaliados de acordo com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios teatrais e Jogos de improvisação, possibilitando a interrelação dos alunos, sua formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades, contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do saber.