Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Russiana Costa Santos da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O uso do Padlet para a produção textual em língua portuguesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Silva, Russiana Costa Santos da; Aquino, Lucélio Dantas de; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/2289046034565039; Aquino, Jaciara Limeira de; Fernandes, Kleber Tavares; Rodrigues, Maria das Graças Soares
    O ensino de produção textual em Língua Portuguesa, nos dias atuais, deve dar mais ênfase a alguns fatores como o protagonismo do aprendiz e o uso de metodologias e tecnologias que auxiliem no aprendizado de forma significativa. Nesse sentido, a ferramenta Padlet apresenta-se como possível recurso a ser utilizado nesse contexto para a proposição de uma aprendizagem colaborativa. Isso posto, o presente estudo tem por objetivo analisar o uso da ferramenta digital Padlet para a prática de produção textual em língua portuguesa, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como referencial teórico os estudos que discutem o ensino de Língua Portuguesa, voltando nosso olhar para a produção de texto (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2008; GERALDI, 2012); e trazemos reflexões sobre metodologias ativas e aprendizagem colaborativa (BACICH; MORAN, 2018; MORAN, 2019; TORRES; IRALA, 2014) para fundamentar a nossa intervenção com base no modelo de Sequência Didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, ancorada em uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória (TRIPP, 2005; GIL, 2017; GOMES; GOMES, 2020), a partir de uma intervenção realizada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral, na cidade de Macau-RN. Neste estudo, realizou-se uma análise descritiva-interpretativista com base no corpus constituído, tomando por base as seguintes etapas: a) planejamento: aplicação de questionário e readaptação da sequência didática inicialmente proposta; b) implementação: aplicação da sequência didática com atividades de produção de textos na ferramenta Padlet e a observação direta das atividades; e, c) avaliação: com análise das produções de texto, uso de entrevista semiestruturada e questionário. Ao final, evidencia-se que a intervenção realizada foi capaz de tornar os alunos produtores de texto mais críticos e reflexivos, com resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem de produção de texto em Língua Portuguesa. Assim sendo, o uso do Padlet associado a uma sequência didática foi um diferencial para os resultados apresentados, pois essa ferramenta online foi utilizada para um propósito pouco conhecido, como a produção de textos dissertativos-argumentativos, com um recurso já apropriado ao ensino de gêneros textuais. Ademais, foram elaborados, como produtos finais, o tutorial para uso do Padlet no celular e a sequência didática para o professor com orientações sobre o uso do Padlet para a produção textual e uma para ser disponibilizada aos estudantes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM