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Navegando por Autor "Silva, Rodolfo Pio Gomes da"

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    Dissertação
    Uma abordagem metodológica para o trato pedagógico da luta nos cursos de formação de professores de educação física
    (UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE, 2013-07-05) Silva, Rodolfo Pio Gomes da; Melo, José Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/6377925367160789; Melo, Marcelo Soares Tavares de; ; http://lattes.cnpq.br/1751806626448646; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Dias, Maria Aparecida Dias; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Souza e Junior, Marcílio Barbosa Mendonça de
    Neste estudo, tratamos de compreender o processo de sistematização do conteúdo Luta nos cursos de formação de professores, estruturando uma abordagem metodológica para a prática pedagógica que contemplasse seus vários elementos constitutivos, a saber: a reflexão, a pesquisa enquanto eixo estruturante do processo de ensino e a preocupação com a sistematização do conhecimento. Em termos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, subsidiada no âmbito da Pesquisa Ação, que se caracterizou pelo círculo de Investigação, constituído pelas fases de Planejar, Agir, Monitorar, Descrever e Avaliar os dados de pesquisa. A experiência aconteceu no período de seis meses na disciplina lutas, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Os alunos e professores buscaram estratégias pedagógicas pautadas nos princípios metodológicos caracterizados pela reflexão, pesquisa e sistematização do conhecimento. Como técnica de pesquisa utilizou-se a observação participante, o diário de campo, a filmagem, o registro fotográfico e a ficha de observação, a qual orientou o registro das experiências no campo. A vivência na ESEF/UPE ocorreu em três momentos: 1) aprofundamento teórico sobre o fenômeno Luta e vivências técnico-pedagógicas com o Judô e a Capoeira; 2) intervenções em três escolas públicas (estaduais e municipais) do estado de Pernambuco, contemplando o ensino Infantil, Fundamental I e Médio; 3) Seminário interativo dialógico, referente à sistematização de uma abordagem metodológica para o ensino da Luta na prática pedagógica, culminando na produção de relatos de experiências dos alunos. A temática Historicidade, Problematização e Criatividade subsidiaram toda a experiência na ESEF/UPE. Para a operacionalização dessas temáticas, perpassamos por procedimentos metodológicos que consideraram o Resgate dos Conhecimentos Prévios; a Elaboração e Sistematização do Conhecimento; a Construção de Instrumentos Pedagógicos; as Vivências Pedagógicas; a Reorganização das Experiências Pedagógicas; e a Avaliação Coletiva. Os dados foram analisados e discutidos com base nas seguintes categorias/indicadores: a) Organização Didático-Pedagógica; b) Processo Metodológico da Luta; c) Processo Avaliativo Crítico–Reflexivo; d) Inovações Pedagógicas no ensino da Luta. Em relação aos resultados temos os seminários interativo-dialógicos entre os professores da disciplina, a construção de filmes de curta metragem sobre a origem e evolução da Luta; as experiências técnicopedagógicas com o judô e a capoeira; a ampliação das discussões em sala de aula, a partir da participação de outros professores, a articulação Universidade–Escola Básica nas intervenções pedagógicas com o conteúdo abordado; os seminários de pesquisas enquanto culminância da disciplina. Em termos de considerações finais, o estudo desenvolveu uma abordagem metodológica dialogicizada e orientada pelo método denominado de ação dialética. Diante disso, os currículos dos cursos de professores podem priorizar elementos pedagógicos que ampliem a incorporação da formação inicial, pautada na concepção de valorização do ser humano nas suas relações com outros seres humanos, e que possuam potencialidades intelectuais de criticar o processo e criar novos processos.
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    Tese
    Currículo e cultura: análise dos referenciais de Educação Física dos estados do Nordeste do Brasil
    (2019-07-29) Silva, Rodolfo Pio Gomes da; Melo, José Pereira de; ; ; Santos, Antonio de Padua dos; ; Moreira, Evando Carlos; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Dias, Maria Aparecida; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Aragão, Marta Genu Soares;
    O estudo afirma que as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física estão entrelaçadas por um gerenciamento de sentidos que regula, se autorregula e cria uma política de controle do próprio corpo e do movimento humano na escola. Partimos das seguintes questões de estudo: Como têm sido apresentadas as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física da região do nordeste do Brasil, e quais os eixos reguladores na organização do conhecimento? Para tanto, nosso objetivo geral consistiu em compreender o conhecimento de cultura e currículo nos referenciais de educação física, e os processos de regulação do corpo, tendo-se os objetivos específicos assim expostos: identificar os conceitos de cultura e currículo; compreender os sentidos e eixos reguladores dos referenciais de educação física; apresentar e analisar os mecanismos de interdição do corpo, por meio das noções de cultura e currículo presentes nos referenciais curriculares de educação física. No tocante aos aspectos metodológicos, em especial sobre o corpus de análise da pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa, considerando-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo de Bardin (2011) como o método mais significativo para o estudo a priori, assim como se aproxima de nossas opções teórico-metodológicas de investigação. A fim de manter um contato com os documentos, realizamos a leitura flutuante, mapeando as temáticas mais frequentes e que se apresentaram como eixos estruturadores para a consolidação dos referenciais curriculares de educação física. As categorias encontradas foram estas: Organização Curricular, Cultura, Organização do Conhecimento Pedagógico, Orientações Didático-Metodológicas e Avaliação da Aprendizagem. A tese de que as noções de cultura e currículo nos referenciais de educação física estão, sim, entrelaçadas por um gerenciamento de sentidos que regula, se autorregula e que cria uma política de controle do próprio corpo e do movimento humano na escola, e foi constatada na analise do material analisado. A construção cultural do currículo regula as dinâmicas em torno da organização curricular. Mas, também são realimentadas sobre a luz da prática pedagógica. Os alunos e professores se autorregulam em suas dinâmicas pedagógicas especificas, criando assim uma política de controle do próprio corpo e do movimento nas inter-relações e práticas corporais, construídas coletivamente, e debatidas no grupo enquanto manifestações de suas identidades.
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    TCC
    O ensino de lutas no PIBID/Educação Física: uma experiência pedagógica no Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Melo, Márcio Augusto Barros de; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira de; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Rodolfo Pio Gomes da
    O Ensino de Lutas na Educação Física escolar é um grande desafio, pensando nisto este trabalho busca apresentar estratégias metodológicas a partir de intervenções realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física/UFRN, especificamente na Escola Estadual Berilo Wanderley. As intervenções ocorreram no Ensino Médio em duas turmas, uma de primeira e outra de segunda série. Identificando as dificuldades geralmente enfrentadas por professores de Educação Física, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exemplifica possibilidades viáveis para o ensino de Lutas nas escolas. O método utilizado no estudo foi a pesquisa-ação, no qual o planejamento e a aplicação das aulas ocorreram com auxílio da professora supervisora do PIBID, juntamente com demais bolsistas de Educação Física da escola citada. A coleta dos dados se deu a partir de diários de campo, fotografias e relatos dos alunos, bolsistas do PIBID e professora supervisora. Foi possível notar que a partir de estratégias simples é possível tratarmos o conteúdo Lutas no âmbito escolar, não ficando o ensino deste conteúdo restrito somente a professores que tem certa bagagem de conhecimento teórico/metodológico na área de lutas.
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