Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Rauani Gomes da."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A presença da Educação Financeira nos livros didáticos de matemática do ensino fundamental, anos finais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Silva, Rauani Gomes da.; Lopes, Maria Maroni; https://lattes.cnpq.br/3299458211916406; Oliveira, Gislana Pereira de; Neto, José Melinho de Lima
    No mundo atual, onde o ter em detrimento do ser se tornou lugar comum, falar sobre dinheiro e seu papel na sociedade é cada vez mais essencial. A Educação Financeira (EF) é a chave para uma melhor qualidade de vida pois, aprende-se a ter controle sobre suas finanças e a consumir de forma mais consciente. É cada vez mais necessário levar à população discussões sobre finanças e suas autoridades com base nas escolhas feitas ao longo da vida. Existem diferentes mídias e espaços que fomentam as discussões no campo da Educação Financeira e certamente a educação matemática é um campo frutífero para isso. No cotidiano da escola, um dos principais recursos utilizados por professores e alunos são os livros didáticos, que, a nosso ver, também são promotores de discussões sobre a Educação Financeira Escolar (EFE). Nesse contexto, em nossa pesquisa, procuramos analisar uma coleção de livros didáticos de matemática dos últimos anos da educação básica aprovados no PNLD (2017), na qual é utilizada no ensino fundamental do ensino básico do munícipio de Caicó RN, em busca de atividades que tenham potencial para trabalhar a educação financeira. Analisamos as atividades de EFE presentes nos livros da coleção escolhida, além disso realizamos uma análise do manual do professor, a fim de observar as sugestões previstas, acreditando que constituem um importante elemento de orientação para o professor. Sendo assim, o principal objetivo desse trabalho foi apresentar o conceito de Educação Financeira, particularmente no contexto de crianças e adolescentes, qual a importância da EF na vida de cada cidadão e no âmbito escolar, bem como as vantagens de ter hábitos e consumo consciente, além de mostrar como esse tema foi apresentado em documentos oficiais como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM