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    Dissertação
    Análise comparativa de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma contribuição ao estudo da maturidade organizacional em setores de engenharia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-09) Silva, Rafael Rodrigues da; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132
    O objetivo da presente dissertação é formular diretrizes para o aprimoramento de modelos de maturidade, ou para a elaboração de novos modelos, visando a sua aplicação a departamentos de projetos. A maturidade em gerenciamento de projetos tornou-se um fator crítico para organizações que desenvolvem projetos e querem destacar-se no mercado em que atuam. Para tanto, os modelos de maturidade fornecem caminhos para que a institucionalização da gestão de projetos seja alcançada da melhor maneira possível. Geralmente, esses modelos avaliam a organização, definem sua situação atual em gerir projetos e propõe passos a serem realizados para avanço do nível de maturidade. Visando contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos de maturidade para casos específicos, formulando diretrizes de aprimoramento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elaboração de uma matriz de análise comparativa e realizado um estudo de caso para aplicação de dois modelos de maturidade (MMGP e PMMM níveis 2 e 3), selecionados a partir de critérios encontrados na literatura, em um departamento de engenharia de uma empresa do setor de petróleo. O estudo de caso subsidiou a realização de uma análise comparativa dos modelos, a partir da qual foram formuladas diretrizes de aprimoramento. Os resultados mostraram que o departamento avaliado encontra-se num estágio mediano da maturidade, registrando avanços significativos em algumas dimensões avaliadas. Também foi verificado que os resultados da aplicação dos dois modelos apresentam-se como complementares, embora destaque-se o modelo MMGP pela maior profundidade de diagnóstico, que leva em conta maior número de variáveis dentro de seus níveis de maturidade do que o modelo PMMM (níveis 2 e 3). Por fim, foram formulados direcionamentos que contribuem para o aprimoramento de modelos de maturidade, considerando o ambiente organizacional em que este trabalho foi desenvolvido
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    Tese
    Uma análise do Life Cycle Canvas no engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory
    (2019-11-26) Silva, Rafael Rodrigues da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; ; Santos, Enilson Medeiros dos; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Guimarães, Julio César Ferro de; ; El Aouar, Walid Abbas;
    Esta tese tem como objetivo analisar se a utilização do modelo de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas está associada ao engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory (JD-R Theory). Segundo a JD-R Theory, as demandas do trabalho são os principais preditores da síndrome burnout e problemas de saúde psicossomáticos. Por outro lado, os recursos pessoais e do trabalho, são os preditores mais importantes da satisfação, da motivação e do engajamento no trabalho. Considerando-se que as equipes de projeto possuem altas demandas, trabalham sob pressão, gerenciam conflitos, lidam com altos níveis de estresse e dependem de diversos recursos para alcançar o êxito, este trabalho procura debater a tese de que os benefícios proporcionados pela utilização do modelo de gestão visual de projetos LCC está associada a promoção de recursos do trabalho que, por sua vez, influenciam positivamente o engajamento no trabalho da equipe de projeto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo correlacional de corte transversal por meio de um survey eletrônico com uma amostra de 98 profissionais certificados em LCC. A pesquisa foi realizada em junho de 2019 com o auxílio do Google Forms e encaminhada para os respondentes por meio de um aplicativo de mensagens. Os dados foram coletados com base em um questionário composto por 29 variáveis mensuradas formuladas a partir de outros instrumentos disponíveis na literatura para mensurar os recursos pessoais, os recursos do trabalho e as variáveis vigor, dedicação e absorção do construto de engajamento no trabalho utilizado pela JD-R Theory. Também foi realizada uma revisão sistemática da literatura que mapeou os recursos pessoais e do trabalho relacionados à JD-R Theory estudados empiricamente pela literatura. Este mapeamento serviu de base para condução da pesquisa empírica. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio de estatísticas descritivas e Modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados das análises do modelo de medida validaram a Hipótese 1, apontando que a utilização do modelo LCC está associada aos recursos do trabalho, a saber: apoio psicossocial dos colegas, clareza de tarefas, feedback de desempenho, oportunidades de desenvolvimento profissional e orientação do supervisor. No âmbito dos recursos pessoais associados aos profissionais certificados no modelo LCC, observou-se a presença de quatro recursos: autoeficácia, autoestima, esperança e otimismo. A análise do modelo estrutural apontou que tanto os recursos do trabalho associados pelo LCC quanto os recursos pessoais inerentes aos certificados no modelo influenciam positivamente o engajamento no trabalho no tocante ao construto vigor, dedicação e absorção. Tais resultados validaram as hipóteses definidas na pesquisa e apresentaram consonância com a literatura relacionada à JD-R Theory. Por fim, ressalta-se que a utilização de modelos de gestão visual de projetos, tais como o LCC, promove recursos do trabalho que podem ser determinantes no engajamento no trabalho das equipes e no sucesso do projeto, além de contribuir para melhoria do desempenho do indivíduo e da organização.
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    Tese
    Barreiras ao uso de lições aprendidas na gestão de projetos públicos: aplicação da teoria do comportamento planejado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-25) Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/4758823921043608; Silva, Gilson Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6180063195018707; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Costa, Lucia de Fátima Lúcio Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/0935180181453271; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636
    O interesse de teóricos e praticantes pelas Lições aprendidas em Projetos tem crescido nos últimos anos, uma vez que elas são uma forma de potencializar os acertos e evitar a repetição de erros no mesmo projeto ou em projetos futuros. Diante dessa importância crescente, tornase relevante entender as possíveis barreiras ao seu uso. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo “Compreender como os Gerentes de Projetos Públicos percebem as barreiras comportamentais ao uso das Lições aprendidas”. Este estudo adota uma abordagem predominantemente qualitativa, embora tenham sido incorporadas algumas análises quantitativas como forma de melhor compreender o fenômeno. Para composição do referencial teórico foram realizadas Revisões Sistemáticas da Literatura, que comprovaram a lacuna e relevância do estudo; oportunizaram conhecer avanços no tema; e, aprofundar na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que foi a lente teórica identificada como adequada para investigar esse fenômeno e elaborar o modelo de pesquisa com 04 hipóteses. Para testar as hipóteses foram realizadas 02 pesquisas de campo com 15 Gerentes de Projetos Públicos, escolhidos por amostragem de especialistas. A primeira pesquisa de campo foi realizada, de 09/12/2020 a 29/01/2021, por meio de entrevistas. Com o corpus textual obtido a partir das transcrições das entrevistas foi possível realizar análise lexical no software IRAMUTEQ. A segunda coleta ocorreu por meio de preenchimento de questionário online, de 28/04 a 03/05/2021, e os seus resultados ajudaram a compreender o fenômeno. Dentre os resultados mais relevantes se destaca a comprovação da importância das barreiras comportamentais ao uso de Lições aprendidas, confirmando as hipóteses. Este estudo disponibiliza contribuições teóricas e gerenciais, o que o torna um insumo importante para pesquisas futuras no tema e como forma de auxiliar no planejamento de capacitações e políticas de gestão de pessoas para o serviço público.
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    Dissertação
    Centro de serviços compartilhados: uma abordagem sob a ótica do lean office e gestão de processos em uma universidade pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-17) Lima, Allisson de Sousa; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; http://lattes.cnpq.br/0488615765767415; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Silva, Rafael Rodrigues da
    O presente trabalho tem por objetivo a proposição de um modelo de Centro de Serviços Compartilhados para a área de Engenharia Elétrica da UFRN, congregando o Departamento e o Curso de Graduação sob uma visão lean office agrupada com a gestão de processos, buscando aumentar a eficiência dos processos e diminuir o lead time dos mesmos. Sendo assim, no arcabouço teórico foram abordados conceitos de Gestão de processos, mapa de fluxo de valor mapeamento e modelagem BPMN, nova gestão pública, além de lean office e Centro de serviços compartilhados. No que tange aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que se utilizou de estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental, grupo focal e observação participante. O estudo demonstrou a aplicabilidade do redesenho dos processos e da nova estrutura física, além da necessidade de um estudo mais aprofundado no que diz respeito à gestão de pessoas e elaborações de índices para aferição de resultados, logo, tem-se que as proposições levantadas no trabalho foram alcançadas, tendo em vista que as sugestões obtidas por meio do estudo levarão, se acatadas, uma economia de tempo nas respostas das unidades, diminuição de retrabalho, economia de espaço e uma maior eficiência no contexto geral.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de um modelo para a gestão imobiliária de uma universidade federal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Silva, Rosana Maria Garcia; Gurgel, André Morais; Holanda, Victor Branco de; ; http://lattes.cnpq.br/0020718542563344; ; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; ; http://lattes.cnpq.br/9684365514909447; Feitor, Carlos David Cequeira; ; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636
    As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES têm um amplo patrimônio imobiliário sob sua responsabilidade e que passou por uma expansão em virtude do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, com o aumento desse patrimônio por meio da construção ou aquisição de imóveis. Esse vasto patrimônio é empregado na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como na prestação de serviços à sociedade em geral. É competência dos gestores dessas instituições gerir esse patrimônio de forma a garantir que cada imóvel cumpra sua função social, evitando-se possíveis desvios de finalidade, buscando-se a ocupação otimizada de cada espaço físico e impedindo-se desperdícios na aplicação dos recursos públicos, por exemplo. Pensando nessa realidade, o presente estudo tem como objetivo geral ‘desenvolver um modelo para a gestão patrimonial imóvel na UFRN’. A pesquisa classifica-se como aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, sendo o método utilizado no processo de investigação o indutivo. Como estratégia de pesquisa, consistiu em estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram provenientes de: pesquisas bibliográfica e documental, análise de registros em arquivos eletrônicos, observação participante, entrevista semiestruturada e grupo focal. Quanto ao tratamento e à análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Nesse contexto, os resultados obtidos por meio dos procedimentos de coleta de dados, após correlacionado com a revisão da literatura, culminou na adaptação do procedimento de inventário físico para que este promova, além do controle físico dos bens imóveis, o atendimento às demandas por informações acerca da situação do patrimônio imobiliário da instituição. Como produto da pesquisa apresentou-se uma proposta de modelo para a gestão e controle do patrimônio imobiliário no âmbito da UFRN.
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    Dissertação
    Elaboração de um artefato para acompanhamento do planejamento de compras de uma universidade federal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Sousa, Daniel Galvão; Gurgel, André Morais; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Caricio, Marcelo Rique; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; https://orcid.org/0000-0001-9130-3901; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; Silva, Rafael Rodrigues da
    O objetivo deste trabalho é construir um artefato para auxiliar no acompanhamento do processo de planejamento de compras da UFRN. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica qualitativa, prescritiva, utilizando-se como método o Design Science Research. Após construção do referencial teórico e de ter sido realizada uma revisão sistemática de literatura, começou-se a construção do artefato, tendo como principal abordagem de realização o Design Thinking. Os resultados foram construídos no período de novembro de 2021 a junho de 2022, tendo como lócus a Diretoria de Compras, notadamente, a Divisão de Planejamento e Gerenciamento de Compras. Como instrumento de coleta de dados, para as fases de conscientização e de sugestão, foi realizado verificação documental dos instrumentos Estudo Técnico Preliminar Digital e Termo de Referência; análise hermenêutica das instruções normativas referente ao planejamento das aquisições públicas. A partir daí foi desenvolvido o artefato, por meio da ferramenta Trello. Por fim, a avaliação foi realizada por meio de entrevista junto aos gestores de compras. Como conclusão, o artefato mostrou-se como um instrumento adequado para auxiliar no acompanhamento do processo de planejamento de compras na UFRN com grande potencial de aplicabilidade.
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    Dissertação
    Modelo integrado para previsão e alocação de recursos em projetos acadêmicos por meio do Life Cycle Canvas, CECS e PERT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Fábio Francisco Azevedo da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0009-0000-5447-9019; http://lattes.cnpq.br/0886632936955615; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Silva, Rafael Rodrigues da
    O cenário educacional brasileiro enfrenta desafios importantes, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), devido a crises econômicas e restrições orçamentárias. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esses desafios impactam diretamente a execução de projetos acadêmicos. Diante disso, este estudo propôs um modelo integrado para previsão e alocação de recursos financeiros em projetos acadêmicos integrando ao Life Cycle Canvas (LCC), o Cost Estimate Classification System (CECS) e o Program Evaluation and Review Technique (PERT). O modelo busca melhorar a gestão financeira dos projetos, reduzindo a necessidade de aditivos contratuais e aumentando a precisão nas estimativas de custos, com base na maturidade do projeto. Foram simulados cenários financeiros (otimista, provável e pessimista), com base nas estimativas PERT, classificados segundo o CECS e avaliados conforme a maturidade do projeto, inseridos no LCC. Os resultados indicaram que o modelo é adequado para o planejamento e gestão de projetos acadêmicos, gerando variações orçamentárias de até 5%, alinhadas aos aditivos registrados no período do projeto. Embora o modelo tenha sido testado um único tipo de projeto, seu potencial de aplicação em um conjunto maior de projetos acadêmicos é promissor. A implementação do modelo pode auxiliar os coordenadores na elaboração de orçamentos e justificativas técnicas, promovendo a eficiência e a transparência na gestão dos recursos financeiros, além de contribuir para o sucesso dos projetos acadêmicos.
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    Dissertação
    Negócios baseados em projetos: investigação teórica e validação empírica do conceito a partir de um escritório de gerenciamento de projetos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-31) Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; ; http://lattes.cnpq.br/1990191158236432; Gurgel, André Morais; ; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Silva, Rafael Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636
    Esta dissertação é resultado de uma pesquisa científica cujo objetivo principal foi explorar o conceito de Negócio Baseado em Projetos, situando-o dentro da literatura e compreendendo sua validade empírica a partir da atuação dos Escritórios de Gerenciamento de Projetos (em inglês, Project Management Office – PMOs). Para tanto, a investigação foi estruturada a partir de duas revisões sistematizadas da literatura e de um estudo de caso em profundidade. A primeira revisão teve como propósito identificar como o alinhamento estratégico ocorre em NBPs. Seus achados permitiram compreender como a gestão de projetos se relaciona com o alinhamento estratégico, quais os principais elementos que se destacam dentro desse relacionamento e como eles se influenciam. A segunda buscou explorar como os PMOs podem contribuir com o desdobramento da estratégia no âmbito dos NBPs. Com essa iniciativa foi possível especificar sete papéis pelos quais os PMOs podem beneficiar as organizações no propósito estudado. Por fim, o estudo de caso teve como intuito validar o conceito de Negócio Baseado em Projetos a partir da análise dos papéis desempenhados por um PMO. Para a sua realização, foi empreendida uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa com finalidades exploratória e descritiva, coleta de dados por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação não participante. O trabalho contribui com a literatura ao explorar o conceito de NBP a partir de procedimentos metodológicos que permitem a sua validação diante da comunidade científica. Acredita-se que foi possível situá-lo dentro da literatura, explicando seus pontos de convergência com alguns trabalhos já existentes e o distanciando de algumas abordagens que – a despeito da semelhança aparente – se referem a outras estruturas organizacionais. Além disso, o trabalho empírico realizado também permitiu visualizar a efetividade do conceito, ressaltando-se a sua aplicabilidade prática e a sua capacidade de resolver problemas comuns à realização da estratégia em nível organizacional. A pesquisa também colabora com as organizações que almejam a implementação do modelo de gestão preconizado pelo conceito de NBP, visto que caracterizou todo o processo de desdobramento da estratégia a partir de projetos.
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    Dissertação
    Planejamento estratégico e gestão de projetos: uma proposta de gestão visual em uma Instituição Federal de Ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-15) Macedo, Danilo Henrique de Medeiros; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; ; Silva, Rafael Rodrigues da; ; Dias, Thiago Ferreira;
    Esse trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de gestão visual de projetos no âmbito do IFRN/Campus Santa Cruz, a fim de promover uma melhor execução e acompanhamento dos seus projetos estratégicos, dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2026. Diante da sua simplicidade, flexibilidade e os benefícios reconhecidos na literatura, optou-se por utilizar o modelo de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas (LCC) para a elaboração desse modelo. Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa se classifica como aplicada, descritiva, documental e estudo de caso. Para fins de coletas de dados, foi realizado um grupo focal com os Servidores, além de observações assistemáticas e pesquisa documental, com a finalidade de detectar-se as principais dificuldades e gargalos na gestão dos projetos estratégicos do IFRN, particularmente no contexto do Campus Santa Cruz. As informações coletadas foram analisadas, basicamente, através de análise documental e análise de conteúdo. Por fim, com base nas percepções e sugestões dos participantes da pesquisa, foi construído – coletivamente – um modelo de gestão visual, baseado no modelo Life Cycle Canvas (LCC), bem como recomendado o uso de indicadores de desempenho e das ferramentas de apoio ao LCC. Espera-se que a implantação do modelo proposto, nos termos sugeridos nesse projeto de intervenção, possa inserir as boas práticas de gestão de projetos no IFRN, especialmente no Campus Santa Cruz, contribuindo sobremaneira com os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos estratégicos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
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    Dissertação
    Proposta de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019-2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-06) Melo, Valeska Mariana Dias; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Feitor, Carlos David Cequeira; ; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; ; http://lattes.cnpq.br/2412195900023527; Gurgel, André Morais; ; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Silva, Rafael Rodrigues da;
    Sabe-se que o processo de execução da estratégia nas organizações envolve diversos aspectos interrelacionados, como o engajamento de colaboradores, comunicação ativa, desenvolvimento de competências e flexibilidade para adaptar-se às recorrentes mudanças internas e externas à organização que ocorrem no contexto social, político e econômico. Essas vertentes caracterizam o processo de implementação da estratégia como um fenômeno complexo, as quais apresentam diversos desafios para as organizações, em especial para as Instituições de Ensino Superior, já que em razão de sua natureza pública, apresentam recursos escassos e estão imersas em um ambiente complexo. Em se tratando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), houve mudança na alta gestão da instituição em 2019, sendo elaborado um novo Plano de Gestão o qual orientará a Administração Central da Universidade durante a vigência de quatro anos. Esse novo plano rompe com o modelo utilizado nas gestões anteriores, logo, sua execução é considerada um desafio. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca possibilitar uma execução mais efetiva do novo plano de gestão, a partir do desenvolvimento de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019 – 2023 da UFRN, o qual objetiva ser um instrumento didático que auxilie e oriente os gestores da instituição na execução e monitoramento da estratégia do plano. O Guia desenvolveu-se por intermédio da estratégia metodológica estudo de caso, fruto de grupos focais realizados com a equipe da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, bem como com o Pró-reitor de Planejamento da Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN. Ademais, além dos dados de origem da análise de conteúdo dos grupos focais, também estão relacionados os conceitos apreendidos nas consultas às bases da literatura, pesquisa documental ao Plano de Gestão da UFRN e observação participante. A partir dos resultados extraídos dos grupos focais, foram desenvolvidas as diretrizes estratégicas que compõe o Guia Estratégico, agrupadas em torno de temas como Planejamento, Participação e Engajamento, Comunicação, Gestão de Pessoas e Competências, Controle e Monitoramento e Avaliação e revisão da estratégia. Embora esses temas sejam comumente discutidos nos estudos sobre execução da estratégia, foi possível trazer novos elementos de análise, já que a pesquisa buscou alinhar esses fatores considerando o modelo de gestão adotado pela UFRN.
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    Dissertação
    Resistência à mudança e gestão de riscos nas contratações públicas: um estudo à luz da teoria da agência com os servidores das instituições federais de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Martins, Luís Fernando Ribeiro; Araújo, Afrânio Galdino de; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; Silva, Rafael Rodrigues da
    Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo principal analisar as dimensões da resistência às mudanças organizacionais, de modo especial na implantação de mecanismos de gestão de riscos. Para atingir esse objetivo, foram realizadas duas Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL) para darem respaldo à criação de um modelo quantitativo, por meio de equações estruturais, utilizando o método Partial Least Squares (PLS-SEM) e a validação do modelo com amostragem nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Os achados da pesquisa permitem verificar alguns fatores, de modo especial, a Comunicação, a Pressão do Grupo, a Indecisão e o Convívio Social, que causam resistência nos funcionários nas mudanças organizacionais e auxiliar os gestores, principalmente de organizações públicas, quando do planejamento de mudanças organizacionais, de modo especial a implantação de medidas de governança, proporcionando ideias para o direcionamento de ações que amenizem a resistência à mudança. Quanto à contribuição à literatura, acredita-se que este estudo sintetizou conceitos relativos aos mecanismos e práticas de governança, de modo especial a gestão de riscos e apresentou a relação entre a Teoria da Agência e as medidas de governança nas organizações, bem como sua relação com as contratações públicas. Também relacionou variáveis que influenciam na resistência à implantação de mudanças organizacionais e testou um modelo com servidores das IFES que pode servir de referência para pesquisas subsequentes na área.
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    Dissertação
    Uma proposta para a gestão das prestações de contas dos termos de execução descentralizada em uma IFES por meio do Kanban
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-23) Dantas, Marcus Vinicius; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Caricio, Marcelo Rique; https://orcid.org/0009-0002-2266-8848; http://lattes.cnpq.br/8149614714517620; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Silva, Rafael Rodrigues da
    O presente trabalho objetivou a construção de uma ferramenta baseada no Método Kanban, para ser aplicada no gerenciamento da etapa de prestação de contas da Coordenadoria de Administração de Convênios/Pró-Reitoria de Administração/UFRN (CAC). O Termo de Execução Descentralizada (TED) é um instrumento de descentralização de crédito orçamentário entre órgãos da União, com fins de execução de programas e projetos. No âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma fonte importante de financiamento dos projetos acadêmicos e principalmente entrega de valor para a sociedade. Com a edição do Decreto n.° 10.426/2020, exigências tornaram-se explícitas a serem seguidas na execução dos TEDs, em especial na etapa de prestação de contas com o cumprimento dos prazos legais para o envio das prestações de contas, essencial para capacitação de novos projetos. A pesquisa adotou a estratégia guiada pelo método Design Science Research (DSR) por meio dos ciclos de relevância, rigor e design. Realizou-se um diagnóstico da execução atual da execução dos TEDs e a análise do fluxo, ambos baseados em análise documental da CAC. Com a análise do fluxo foi possível gerar um mapeamento prévio do fluxo de prestação de contas e estudo da demanda. A elaboração da ferramenta baseou-se em três princípios do Método Kanban: a visualização do fluxo de trabalho, que possibilita o acompanhamento das etapas do trabalho; a limitação do trabalho em progresso, com a finalidade de estabilizar o fluxo de trabalho, adequando a demanda do trabalho, evitando as sobrecargas; e o gerenciamento do fluxo das atividades, identificando possíveis gargalos, tornando o fluxo mais ágil e contínuo. Esses princípios foram validados por meio da realização de duas oficinas com servidores da CAC, fundamentais para a construção da ferramenta. Além disso, foram identificados alguns problemas, como o aumento da exigência e a falta de padronização da documentação solicitada nas prestações de contas pelos órgãos financiadores. Espera-se que a ferramenta possa apoiar o gerenciamento das prestações de contas do TEDs, otimizando o fluxo dessa etapa.
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