Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Paulo Alexandre Lins e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A prática da educação física no ambiente aquático para as crianças neurotípicas : relato de experiência e diálogo com as mães
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Paulo Alexandre Lins e; Dias, Maria Aparecida; Mariana, Joyce; Fonseca, Michele
    Este trabalho aborda a natação como estratégia terapêutica para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A motivação para este trabalho originou-se da experiência pessoal com minha irmã, diagnosticada com paralisia cerebral e síndrome de West, e da observação de como terapias ajudaram no seu desenvolvimento e qualidade de vida. O relato de experiência se baseia na experiência prática em um programa de natação adaptada, onde foram acompanhadas crianças com essas condições. A pesquisa revelou melhorias na coordenação motora, autoestima, controle da ansiedade e interação social. A natação, devido ao seu baixo impacto, oferece um ambiente seguro para o desenvolvimento físico e emocional. A experiência envolveu observações de educadores, familiares e as mudanças comportamentais das crianças ao longo do tempo. O estudo também discute a importância de adaptações no ensino para promover a inclusão, destacando a relevância da natação adaptada para a reabilitação e o desenvolvimento integral de crianças com transtornos do intelecto. O estudo sugere que a natação pode ser um recurso eficaz no desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade de vida de crianças neurotípicas
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM