Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Patrícia Karla de Mesquita"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comunicação interna em empreendimento hoteleiro: um enfoque gerencial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-30) Silva, Patrícia Karla de Mesquita; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/3524548990972342; Araújo, Maria Valéria Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Gurgel, Fernanda Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7937881668378816
    A globalização, que elevou os mercados a uma posição de competição e troca nunca antes vivenciada, impôs também uma série de adaptações que tem transformado as organizações sistemas sociais cada vez mais complexos. Nesse cenário, a comunicação tem merecido atenção por parte dos gestores modernos. Pesquisas indicam que alguns setores de atividades, mais do que outros, dependem da comunicação como uma ferramenta para a obtenção de suas metas. O setor turístico, localizado no segmento de serviços, se configura como uma destas atividades, da qual a hotelaria é parte do composto de produtos. Com a intenção de reconhecer estes aspectos buscou-se neste estudo analisar as características da comunicação interna em um empreendimento Hoteleiro, na perspectiva gerencial. Para tentar se responder a tal objetivo construiu-se um referencial baseado em autores que discorrem sobre a comunicação organizacional, a comunicação interna e empreendimentos hoteleiros. Para efeito da pesquisa escolheu-se uma unidade de estudo para avaliar a visão dos gerentes com relação à temática. Na unidade pesquisada buscou-se apreender tais significações por meio da realização de entrevistas com um grupo de gerentes da organização e da análise de documentos. Os dados obtidos foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin (1977), com a técnica da análise categorial, já que se pretendeu apreender aspectos que permitissem a descrição do conteúdo das mensagens. Os resultados encontrados apontaram para uma realidade organizacional baseada fortemente na oralidade, que convive constantemente com ruídos e que usa a comunicação para regular comportamentos. Com pouca ou nenhuma reflexão gerencial sobre a comunicação inferiu-se que os subordinados não devem absorver completamente as mensagens, fenômeno que pode ser o responsável pela não efetivação completa das mesmas. Além disso, percebeu-se que a organização estudada não planeja sua comunicação, uma vez que, ainda não a enxerga como uma ferramenta estratégica para atingir suas metas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Referenciamento social nas pesquisas em administração: estudo com dissertações de uma Universidade Federal
    (2011) Almeida, Tatiane Nunes Viana de; Azevedo, Adriana Nóbrega Silva; Silva, Patrícia Karla de Mesquita; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM