Navegando por Autor "Silva, Ozileia Cardoso da"
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TCC A dimensão formativa no estágio não obrigatório no curso de Serviço Social da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Menezes, Juliana Ribeiro da Silva de; Sousa, Daniela Neves de; Sousa, Daniela Neves de; Santos, Silvana Mara de Morais dos; Silva, Ozileia Cardoso daEste trabalho tem como objetivo geral analisar como se materializa a dimensão formativa no estágio não obrigatório no curso de Serviço Social da UFRN. Os objetivos específicos se constituíram em analisar o processo de supervisão direta acadêmica e de campo no estágio não obrigatório, compreender em que medida as condições do trabalho docente tem influenciado na supervisão direta acadêmica do estágio não obrigatório e investigar o impacto da remuneração do estágio não obrigatório na vida dos/as discentes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do histórico da concepção de formação profissional no Serviço Social. Em seguida, foi feita uma síntese do significado do estágio. Além disso, foi pesquisado sobre a supervisão de estágio no Serviço Social. Esses estudos foram importantes para apreender o que já vem sendo acumulado sobre a temática, bem como para realizar a análise do material alcançado por meio da pesquisa de campo. A coleta de dados da pesquisa se constituiu em três principais momentos. No primeiro momento foram aplicados questionários com os/as discentes que estão em estágio não obrigatório ou que já passaram pela experiência. No segundo momento, foram aplicados questionários como os/as docentes. No terceiro momento, realizou-se uma entrevista com a Coordenação de Estágio do curso. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento do estágio não obrigatório no curso de Serviço Social da UFRN perpassa por inúmeras limitações. Contudo, apesar de todas as dificuldades postas encontramos uma avaliação positiva, tanto por partes dos discentes quanto pela Coordenação de Estágio, de que os estágios não obrigatórios estão contribuindo para a formação em profissional dos/as discentes, e essa avaliação é importante para nós, tendo em vista que este estudo busca analisar a dimensão formativa dessa experiência pedagógica. A aproximação com o cotidiano de trabalho tem permitido aos/as estudantes uma análise da realidade social e das suas complexidades e contradições, assim como da população usuária, de suas demandas e necessidades sociais, e isso é extremamente rico para esse momento de formação. A partir das análises, percebemos o grande potencial que essa modalidade apresenta para a formação profissional, bem como para o aprendizado de competências e habilidades necessárias ao assistente social.Dissertação Assistência social e reprodução da força de trabalho: análises e perspectivas da política social no Serviço Social Brasileiro(2018-08-31) Silva, Ozileia Cardoso da; Wellen, Henrique André Ramos; ; ; Oliveira, Carla Montefusco de; ; Pereira, Marcelo Sitcovsky Santos; ; Santos, Silvana Mara de Morais dos;Esta pesquisa trata das abordagens teóricas analíticas identificadas na produção teórica do Serviço Social Brasileiro sobre política social e a especificidade da assistência social e sua relação com o processo de reprodução da força de trabalho. O objeto deste estudo foram as concepções expressas pelos autores do Serviço Social sobre a política social e a assistência social em sua relação com a reprodução da força de trabalho. Portanto, o problema central desta pesquisa é: qual a relação entre a concepção de assistência social, a política social e a força de trabalho como mediação entre Estado e sociedade presente na produção teórica do Serviço Social Brasileiro? Os objetivos foram: 1) apreender os fundamentos teóricometodológicos da concepção de política social na literatura do Serviço Social; 2) identificar as perspectivas utilizadas em tais análises do Estado capitalista e sua relação com a reprodução da força de trabalho; 3) analisar a especificidade da assistência social como mediação estatal em relação à reprodução da força de trabalho. Sobre os pressupostos metodológicos, este trabalho é essencialmente teórico, subsidiado pela pesquisa bibliográfica como um processo de coleta de informações abordando a literatura do Serviço Social. Os resultados são apresentados a partir da apreensão de três perspectivas analíticas, que são organizadas em duas partes: Parte I - Política social e padrão de cidadania: 1) O enfrentamento da pobreza (Política social e o enfrentamento da pobreza: a reprodução social das classes subalternas); Parte II - Políticas sociais, luta de classes e acumulação de capital: 1) A perspectiva da luta de classes (Política social, totalidade social e lutas políticas); e 2) A dinâmica de interdependência entre o Estado e o capital (Política social e a dinâmica entre o Estado e o processo de acumulação de capital). Finalmente, a análise endossa que a real apreensão da função social da política social - e sua particularidade como assistência social - emerge no contexto do capital monopolista. Como o histórico das políticas sociais é baseado na reprodução da força de trabalho, é necessário, para compreender suas determinações fundamentais, enfocar a perspectiva da totalidade na relação entre política e economia, a saber, com base na reciprocidade entre a capital e o Estado. Conclui-se que as implicações contemporâneas no campo dos direitos sociais e, portanto, das políticas sociais, precisam ser apreendidas com as determinações do capital em seus limites apresentados e em expansão em tempos de crise estrutural. Também é importante se preocupar com o impacto disso no processo de desvalorização da força de trabalho, mantendo essa reprodução na fronteira da sobrevivência.TCC Cotas raciais: viabilidade para o acesso à educação e os desafios para a permanência de discentes negros e pobres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus São Gonçalo do Amarante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Souza, Ingryd Daiane Silva do Nascimento; Souza, Ilka de Lima; Oliveira, Rosangela Alves de; Silva, Ozileia Cardoso daO trabalho aborda a efetividade da política de cotas raciais para o acesso de estudantes negros, em condição socioeconômica desfavorável, à educação federal, em particular na modalidade de ensino integrado no interior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) campus São Gonçalo do Amarante. Evidencia, ainda, os desafios enfrentados pelos cotistas no tocante à permanência. Objetivou-se, de modo mais geral, apreender e analisar a viabilidade do acesso e desafios relacionados à permanência escolar de estudantes negros e cotistas da modalidade integrada categoria L2 de Institutos Federais do Rio Grande do Norte. Enquanto objetivos específicos delineou-se apreender e analisar um “perfil” socioeconômico dos estudantes entrevistados; identificar e analisar o nível de rendimento e frequência escolar dos estudantes cotistas; verificar e analisar a existência de atitudes discriminatórias no interior dos institutos em decorrência da raça/etnia e situação socioeconômica dos alunos e investigar e analisar os desafios, limites e possibilidades referentes ao sistema de Cotas Raciais quanto ao acesso e permanência de estudantes. A pesquisa teve como base a abordagem quanti-qualitativa, sendo realizadas revisão de literatura, aplicação de questionário socioeconômico e entrevista semiestruturada do tipo face a face com perguntas abertas a estudantes cotistas. Quanto aos resultados, destaca-se que a efetivação das cotas em favor dos negros significa um avanço no campo dos direitos humanos e sociais, bem como colabora com a desestruturação da hierarquização racial e classista instituída historicamente no país. No entanto, apreende-se que a universalização do sistema de cotas ainda não se consolidou, mas contribui com o processo de inclusão de estudantes negros. A política de assistência estudantil tem relação direta com as cotas, pois possibilita um caminho para a materialização do ingresso e permanência do discente cotista.TCC Entre o direito e o neoconservadorismo: o reverso da expansão da Assistência Social em tempos de reconfiguração de hegemonia burguesa à nova dinâmica capitalista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Ozileia Cardoso da; Moreira, Maria Regina de Ávila; Moreira, Maria Regina de Ávila; Barros, Ilena Felipe; Oliveira, Iris Maria deEste trabalho tem por objetivo analisar a política de Assistência Social, procurando apreender as contradições presentes em seu contexto de expansão nos marcos das estratégias de um “novo desenvolvimentismo” assentado na ideologia social-liberalista no cenário contemporâneo brasileiro. Para isso, busca apreender o papel mistificado que fora atribuído a Assistência Social pelos setores dominantes como mecanismo principal ao “novo” trato dirigido a “questão social” em tempos de restauração da hegemonia burguesa. O presente estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e documental e sustenta-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Empreende, pois, esforços na direção de analisar a atual configuração desta política e a sua funcionalidade à expansão do capital na dinâmica contemporânea do desenvolvimento capitalista. Assim, procura identificar e analisar as contradições que permeiam a expansão da Assistência Social no presente, no qual sua condição como política do conjunto da Seguridade Social brasileira, instituída a partir do Marco Legal de 1988, tem sido redesenhada frente às novas requisições da acumulação do capital na contemporaneidade; tais requisições empreendem um movimento neoconservador que se erige aos novos marcos regulatórios da Assistência Social no atual contexto político-econômico do país. A partir disso, analisa a realidade da Assistência Social em Natal/RN, confrontando a realidade local com os novos marcos regulatórios desta política no Brasil, em especial, no que diz respeito à construção e implantação do SUAS à perspectiva de uma cultura política de direitos. Evidencia-se que o reverso dos avanços da assistência social no cenário brasileiro sob a trama social-liberalista a partir dos anos 2000, requisita a urgência do debate frente às condições e desafios que se apresentam a Assistência Social brasileira na perspectiva de sua disputa e materialização como política de direito no âmbito da Seguridade Social.TCC O Serviço Social e a categoria da alienação: uma leitura comparativa da alienação nos periódicos do Serviço Social a partir do jovem Marx(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Oliveira, Julliane Trindade de; Wellen, Henrique André Ramos; Wellen, Henrique André Ramos; Sousa, Daniela Neves de; Silva, Ozileia Cardoso daO objetivo dessa Monografia foi analisar as formas de uso da categoria da alienação utilizadas nos periódicos do Serviço Social e fazer uma análise comparativa desses usos com as formas de uso que Marx faz nos Manuscritos de Paris. Sendo uma pesquisa bibliográfica, para sua realização, foram selecionados os artigos das revistas Katálysis e Serviço Social e Sociedade, os quais continham a categoria da alienação. A partir dos dados coletados foi realizada a tabulação das informações e a análise dos dados obtidos acerca das concepções de uso abordadas nesses artigos. Posteriormente, fizemos a leitura integral dos Manuscritos Econômicosfilosóficos de 1844, objetivando analisar as formas de usos da alienação que Marx traz nessa obra. Enquanto resultados, identificamos que, dos 121 artigos analisados, 59 não apresentavam referências ao citar a categoria analisada, assim como uma miríade de usos relativos ao uso da categoria, onde identificamos que algumas formas de uso se repetiam. Nesse sentido, delimitamos quatro classificações: alienação política, alienação do trabalho, alienação subjetiva e alienação metodológica. Para o confronto entre os usos dos artigos e os usos na obra de Marx, selecionamos seis categorias identificadas nos Manuscritos de Paris: fundamentos da alienação, alienação do objeto; alienação do trabalho, alienação do gênero humano, alienação da essência humana e superação da alienação, onde identificamos que alguns são congruentes, faz referência a concepção apresentada por Marx em sua obra, enquanto outros são muitos distintos, não apresentando nenhuma relação com a obra dos autor dos Manuscritos de Paris de 1844.