Navegando por Autor "Silva, Odlinari Ramon Nascimento da"
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Dissertação A comunidade de fala e os eventos comunicacionais dos seguidores da página da assembleia de Deus/Paraíba no facebook(2016-07-01) Silva, Odlinari Ramon Nascimento da; Lacerda, Juciano de Sousa; ; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Bronsztein, Karla Regina Macena Pereira Patriota;A página da igreja evangélica Assembleia de Deus no Facebook foi criada para divulgar eventos e notícias relacionadas à própria igreja, porém a apropriação dos que seguem a página, a partir de comentários feitos em determinadas postagens, fez com que entrasse em cena elementos de uma comunidade de fala autônoma. A formação dessa comunidade dá-se no contexto de que há bastante tempo não existe assembleia deliberativa entre a liderança e os membros da igreja, a fim de ouvir os membros e atender as suas demandas. Esta pesquisa pretende analisar, através da metodologia de Etnografia da fala, as características de configuração de novos lugares de fala reconhecidos entre membros da igreja, ainda de modo tácito, mas que começam a ganhar visibilidade diante da classe que sempre tomou as decisões da instituição centenária.Tese E sobre esta rede edificarei a minha igreja: as processualidades midiatizadas na produção de conteúdo dos pregadores de internet enquanto influenciadores digitais da fé(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Silva, Odlinari Ramon Nascimento da; Costa, Luciana Miranda; Martino, Luís Mauro Sá; https://orcid.org/0000-0003-1928-5467; http://lattes.cnpq.br/4303555424897191; Lemos, Daniel Dantas; Lacerda, Juciano de Sousa; Karhawi, Issaaf Santos; Cunha, Magali do NascimentoCom as mudanças sóciotecnológicas da sociedade, o campo religioso foi se constituindo midiaticamente enquanto uma ambiência de novas formas e vínculos de religiosidades. E o seu processo de midiatização adquiriu protagonismo, não apenas pelo uso instrumental de dispositivos midiáticos, mas por fazer dessas novas formas de vínculos de natureza religiosa fenômenos que ocupam o centro de interesse de pesquisadores da área de mídia e religião. Reiterando a expressão de Braga (2008), é “preciso desentranhar o comunicacional” dos fenômenos pesquisados. E foi essa a nossa tentativa quando nos aprofundamos no recorte da operacionalização metodológica da midiatização da religião, abrindo outros possíveis caminhos a partir daqueles já construídos pelos pesquisadores da área. Sabendo que os processos midiáticos não são simples resultados de mediação tecnológica de práticas religiosas, pelo contrário, é a partir da ambiência midiática, por meio de suas processualidades midiatizadas, que novas práticas e novas produções de sentido religioso estão em formação. Ao aprofundar o olhar para e no fenômeno da pregação midiática e midiatizada, de modo a não cair na superficialidade das nomenclaturas, dentre elas a “de internet”., tensionamos o uso das expressões “pregadores na internet x pregadores de internet”, constituindo-se como uma nova categoria em ascensão no mercado de pregações evangélicas no Brasil (Côrtes, 2014). O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar as processualidades midiatizadas dos pregadores de internet Deive Leonardo e o pastor Antônio Júnior, a partir da produção de conteúdo na plataforma YouTube, de modo a compreender como a midiatização da religião possibilita uma escalada de profissionalização na instância do mercado de pregações evangélicas à influência digital da fé. Chegamos à conclusão de que a produção e a profissionalização de conteúdos evangélicos, a partir do YouTube, institui uma nova categoria no mercado de pregações evangélicas, especificamente midiatizada, com baixa interferência institucional religiosa, deslocada do processo de evangelização cristã organizado pelas instituições religiosas e dissociada do que entendemos quando ouvimos a expressão “pregador que usa a internet para pregar”. Acreditamos que a contribuição mais importante em nossa pesquisa está na identificação da 4ª modalidade do trabalho religioso com recorte no mercado de pregações evangélicas e no aprofundamento das categorias de pregadores na internet e pregadores de internet, identificando aproximações e distanciamentos entre elas.