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Navegando por Autor "Silva, Moacir Guilhermino da"

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    TCC
    Análise da distribuição geográfica dos acidentes de trânsito na cidade de Natal, utilizando o método de Kernel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Wellington da; Silva, Moacir Guilhermino da; Maria de Fátima Alves de Matos
    Considerado um problema de saúde pública os acidentes de trânsito causam um grande prejuízo econômico, além de afetar a sociedade chegando até mesmo a incapacitar fisicamente alguns dos envolvidos nesses episódios. Para análise desses tipos de ocorrências é comumente utilizado o SIG (Sistema de Informação Geográfica) através do qual é possível visualizar a distribuição espacial das mais distintas ocorrências. Esse trabalho apresenta o método de densidade Kernel, ferramenta do SIG, aplicado ao município de Natal-RN, utilizando para isso os dados estatísticos de acidentes de trânsito ocorridos em algumas das principais vias da cidade no ano de 2014, com o objetivo de identificar os lugares da cidade onde ocorreu o maior número de acidentes, os quais são considerados pontos críticos. Foram elaborados no SIG mapas temáticos para todas as ocorrências e para cada tipologia de acidente, de acordo com os dados na Secretária de Mobilidade Urbana de Natal, disponíveis em planilhas apropriadas. Dessa maneira foi possível visualizar a distribuição dos acidentes no município de Natal e identificar os locais de maior concentração, atingindo assim a proposta desse trabalho e gerando um produto que contribuirá para a política de planejamento e para intervenções na segurança do trânsito da capital.
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    Dissertação
    Análise da mobilidade urbana de Natal/RN a partir do uso de indicadores de sustentabilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Costa, Luzimar Pereira da; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; ; http://lattes.cnpq.br/2966743542977348; Gomes, Edvânia Torres Aguiar; ; http://lattes.cnpq.br/2073947620231592; Silva, Moacir Guilhermino da; ; http://lattes.cnpq.br/7019484280783049
    Na atualidade, a mobilidade urbana se apresenta como um dos principais desafios das grandes e médias cidades brasileiras, pois apresenta sinais de insustentabilidade, principalmente em decorrência do incremento no sistema de transporte motorizado, especialmente o individual. Diante disso, torna-se evidente que a mobilidade, considerada de especial interesse para o desenvolvimento urbano sustentável, vem enfrentando uma crise que se reflete em externalidades negativas, sobretudo no que se refere aos congestionamentos, aos acidentes, à poluição atmosférica, à exclusão social, entre outros. A complexidade desses problemas exige uma análise integrada alicerçada nos princípios da sustentabilidade. Nesse sentido, buscando compreender tal problemática e na tentativa de minimizar os diversos impactos dela decorrentes, Costa (2008) propôs o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) com o objetivo de oferecer uma metodologia capaz de avaliar aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo as dimensões social, política, econômica e ambiental. Diante do exposto, elegeu-se como principal objetivo deste estudo analisar a mobilidade urbana de Natal/RN na perspectiva da sustentabilidade. Como objetivos específicos busca-se analisar a mobilidade urbana de Natal, utilizando como ferramenta o IMUS tanto para a cidade como um todo, quanto para cada uma das suas quatros Regiões Administrativas; avaliar as condições de acessibilidade urbana em Natal e verificar em que medida o acesso a serviços e equipamentos urbanos é facilitado ou dificultado em virtude da localização e do poder aquisitivo da população. Para tanto, fezse necessário o uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O índice, que varia de 0,00 a 1,00, revelou para Natal o valor Global de 0,510, e no que se refere às suas regiões administrativas demonstrou que há diferenças percentuais muito pequenas em relação ao índice global calculado para a cidade. O desempenho do IMUS por região administrativa evidenciou que, embora existam diferenças, os resultados ficaram muito próximos, com variações entre 0,494 e 0,537. No que tange particularmente à acessibilidade urbana, verifica-se que Natal apresenta-se como uma cidade desigual e, essa iniquidade que não é apenas de renda, se reflete nas questões relacionadas à acessibilidade e, consequentemente, à mobilidade urbana
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    TCC
    Análise das manifestações patológica e condição do pavimento flexível de um trecho de 2,0 km entre Monte Alegre/RN e São José de Mipibu/RN, com aplicação do Índice de Gravidade Global – IGG.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Francisco Luanderson Fernandes Ferreira da; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; Silva, Moacir Guilhermino da; Azevedo, André Ferreira de
    Garantir a qualidade das rodovias é essencial para um transporte eficiente e seguro, especialmente no Brasil, onde o modal rodoviário responde pela maior parte do transporte nacional. No entanto, muitas estradas enfrentam problemas estruturais que comprometem sua durabilidade e vida útil. A deterioração dos pavimentos, causada por falhas de projeto, uso de materiais inadequados e falta de manutenção, exige um entendimento dos processos de degradação para aplicar métodos eficazes de reparo. A manutenção contínua é fundamental para prolongar a vida útil dos pavimentos e reduzir custos. Este trabalho tem como objetivo avaliar as manifestações patológicas do pavimento asfáltico em um trecho de 2,0 km da rodovia RN 002, utilizando o Índice de Gravidade Global (IGG) para analisar sua condição. O trecho apresenta sérios problemas de trafegabilidade, afetando o acesso dos usuários às cidades de Monte Alegre/RN e São José de Mipibu/RN. Fatores como o tráfego intenso de veículos pesados e a falta de manutenção contribuem para a aceleração da degradação da via. A pesquisa destaca a importância de manutenção contínua e restauração regular para garantir a segurança das rodovias e sugere investigações sobre os impactos das patologias identificadas, com foco nas condições de tráfego e efeitos econômicos. A análise do pavimento, por meio do IGG, classificou a via como "péssima", devido à alta degradação, indicando elevados custos para a restauração. Caso manutenções periódicas tivessem sido realizadas, os custos de recuperação seriam consideravelmente menores. O estudo evidencia como a falta de manutenção contribuiu para o agravamento dos defeitos, aumentando a complexidade e os custos do processo de restauração. Assim, recomenda-se a implementação de técnicas de restauração adequadas para solucionar os problemas identificados e melhorar as condições de tráfego.
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    TCC
    Análise de manifestações patológicas pela matriz GUT: Estudo de Caso em praças do bairro Lagoa Nova na cidade de Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Rego, Luiz Guilherme de Souza; Cunha, Paulo Waldemiro Soares; Silva, Moacir Guilhermino da; Souza, Ewerton Silva Vieira de
    Uma praça é um espaço público aberto, geralmente localizado em áreas urbanas, que serve como ponto de encontro e lazer para a comunidade. Por ter essas características, é necessário que haja uma manutenção regular, para que sejam conservadas suas propriedades e sua funcionalidade, evitando ou mitigando eventuais patologias. Nesse contexto, muitos fatores podem contribuir para a aparição de manifestações patológicas nas praças, tais como fatores de projeto, execução deficiente, fatores ambientais e fatores de uso e manutenção. Nesse trabalho buscou-se realizar a identificação, investigação e o diagnóstico das possíveis anomalias patológicas ocorrentes em três praças presentes no bairro de Lagoa Nova, Natal. Com isso, a metodologia adotada consistiu em realizar uma vistoria no local, realizando registros através de levantamento visual e fotográfico, e descrevendo as patologias recorrentes do objeto de estudo, para que fosse possível em seguida detectar suas possíveis causas e origens. Por fim, para a determinação do grau de priorização para a solução das manifestações patológicas, foi utilizada a Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT) para orientar a tomada de decisões. Ressalta-se que a metodologia adotada é simples, prática e eficaz, podendo ser facilmente aplicada em diversos contextos, inclusive na gestão de manutenção de construções. Esta abordagem facilita o controle de manutenções preventivas e corretivas, permitindo uma priorização adequada dos problemas identificados. Em função dessa priorização, podem ser planejadas intervenções que minimizem o impacto no funcionamento da construção e garantam a segurança aos usuários.
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    TCC
    Análise de métodos indiretos para determinação do Coeficiente de Permeabilidade de Solos Arenosos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Borges, Caique Ferreira; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Medeiros, Marcio Avelino de
    O solo apresenta vazios, preenchidos por ar ou água, os quais a água percola entre eles e a facilidade dessa percolação é chamada de permeabilidade do solo. O presente trabalho verifica a correlação entre características físicas do solo arenoso com sua permeabilidade, mais especificamente a granulometria e os vazios. Dessa forma, através de pesquisas bibliográficas, foi criado um banco de dados de características do solo para ser analisado graficamente o comportamento da condutividade hidráulica. Baseando-se nas fórmulas empíricas de Allen Hazen, de Taylor e de Casagrande buscou-se o aproveitamento das mesmas para encontrar uma equação que leve em consideração a variação do índice de vazios e do diâmetro efetivo dos solos arenosos.
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    Dissertação
    Aplicação de concreto asfáltico a quente utilizando resíduos da construção e demolição de obras (RCD) em via urbana na cidade de Natal/RN
    (2019-03-25) Queiroz Neto, Manoel Lindolfo; Amorim, Enio Fernandes; França, Fagner Alexandre Nunes de; ; ; ; Silva, Moacir Guilhermino da; ; Conciani, Wilson;
    A indústria da construção civil é responsável pela alta geração de resíduos sólidos que são descartados na natureza, contribuindo para a degradação do meio ambiente. Por outro lado, o setor da construção é um dos principais componentes da economia brasileira e sua cadeia produtiva reúne um conjunto de atividades que mobilizam mais de 12 milhões de pessoas, o qual cerca de 13% representa a força de trabalho no país (FIESP, 2017). Em nível mundial, espera-se que a indústria de materiais de construção cresça duas vezes e meia entre 2010 e 2050 (UNEP, 2002). No Brasil, a expectativa é que o setor da construção dobre de tamanho até o ano de 2022 (CEBEDS, 2009). Nota-se que é crucial tomar medidas que visem a gestão de resíduos sólidos através de mudanças culturais e tecnológicas, objetivando atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente em relação à preservação do meio ambiente. Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação de resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como agregados reciclados na fabricação de revestimento asfáltico, como uma alternativa para o aproveitamento destes materiais. O método de trabalho empregado consistiu na coleta de material residual na empresa TcPav, realização de ensaios de caracterização em conformidade com as normas padronizadas na área de pavimentação no âmbito nacional, além de DRX, FRX e dosagem pelo método Marshall. Em seguida, realizou-se um trecho experimental fazendo-se uso de um traço de mercado, adaptado para o uso com RCD. Nesse traço foi utilizado agregado reciclado contendo brita 1 e areia em substituição ao mesmo agregado do tipo natural na camada de revestimento. A partir do programa experimental proposto observou-se que os agregados residuais desempenharam um bom potencial de sua utilização em revestimentos asfálticos à quente baseado nas análises dos corpos de prova sob os parâmetros volumétricos, pela dosagem Marshall e do trecho experimental. Quanto ao trecho experimetal, observou-se que logo nos meses iniciais de monitoramento aconteceu um destacamento dos agregados cerâmicos presentes em sua superfície. No entanto, esse destacamento não foi comprometedor a ponto de danificar o revestimento, de modo que o pavimento asfáltico continua desempenhando de forma satisfatória a funcionalidade para os veículos que por ele trafegam.
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    TCC
    Aplicação de geossintéticos em pavimentos asfálticos: revisão da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Ferreira, Ana Paula Pinheiro; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio Fernandes
    As vias de transporte desempenham um papel crucial na infraestrutura de um país, sendo essenciais para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A utilização de geossintéticos em revestimentos asfálticos têm ganhado destaque na engenharia civil devido à sua capacidade de melhorar a durabilidade e o desempenho dos pavimentos. Este estudo avalia a aplicação de geossintéticos em pavimentos asfálticos uma revisão da literatura existente sobre o tema. A pesquisa investiga os tipos de danos mecânicos que os geossintéticos sofrem em pavimentos e avalia a eficácia desses materiais na prevenção de trincas e outras patologias. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangente, utilizando bases de dados científicas como Portal de Periódicos da CAPES, Science Direct e SCIELO. A seleção de documentos incluiu 20 estudos relevantes que abordam a aplicação de geossintéticos na recuperação de pavimentos asfálticos. Os resultados indicam que os geossintéticos são uma solução eficaz para melhorar a durabilidade e o desempenho dos pavimentos, corroborando estudos anteriores. A análise revela que a introdução de geossintéticos contribui para uma melhor distribuição das cargas aplicadas, reduzindo tensões no subleito e prolongando a vida útil do pavimento. Conclui-se que a utilização de geossintéticos é fundamental para a melhoria do desempenho e sustentabilidade dos pavimentos asfálticos, destacando a necessidade de mais pesquisas sobre suas aplicações e eficácia em diferentes contextos.
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    Dissertação
    Aterro estruturado com colunas de jet grouting e reforçado com geossintéticos construído sobre solo mole: caso de obra do encontro de ponte sobre o rio Curimataú, BR-101/RN
    (2018-03-28) Cardoso, Raymison Rodrigues; França, Fagner Alexandre Nunes de; Amorim, Enio Fernandes; ; ; ; Silva, Moacir Guilhermino da; ; Pereira, Alexandre da Costa;
    A fundação de uma estrutura, seja um aterro rodoviário ou edificação, exige condições geotécnicas de solos estáveis, significando que o investimento estará isento de riscos. Caso inexistam, análises deverão ser feitas por engenheiro geotécnico, de modo a apresentar reduções adequadas. A presença de solo mole em qualquer terreno, seja a partir da superfície ou em camadas sub-horizontais, incorre, naturalmente, na necessidade de cálculos de estabilidade e recalques, normalmente envolvendo análise computacional. O presente estudo contribuiu para um melhor conhecimento da técnica de aterros sobre solos moles reforçados com colunas de jet grouting encabeçadas por plataforma de transferência de carga com geossintéticos, bem como do seu comportamento evolutivo no tempo resultante do processo de transferência de carga. É detalhado o local do estudo de caso e apresentada a investigação geotécnica realizada, como também apresenta-se os parâmetros adotados no projeto de construção dos aterros sobre solos moles do projeto da obra de duplicação da BR101/RN, o chamado corredor nordeste, seu histórico e parâmetros geotécnicos. É demostrada a metodologia adotada para modelagem de reforços de estruturas rodoviária com a técnica de jet grouting, sendo descrito como são estimados os parâmetros utilizados na modelagem do sistema. A aplicação da metodologia proposta é apresentada utilizando como cenário geotécnico as características do subsolo da área do vale do Curimataú. Com a utilização deste modelo comparou-se numericamente os dados dos deslocamentos medidos em campo, a qual sofreu ruptura antes da intervenção estudada. Foi observada condições de ruptura e deformações excessivas e para sua estabilização a técnica de jet grouting foi aplicada. O comportamento da obra foi analisado no período pós-construtivo. Para o bom desempenho de aterros sobre solo mole faz-se necessário um monitoramento, em todas as fases de sua construção, com a instalação de instrumentos de controle para acompanhar o desempenho da camada mole e do maciço, a evolução dos recalques, os deslocamentos horizontais objetivando prevenir de algum problema que venha afetar a estabilidade do aterro.
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    TCC
    Auditoria de segurança viária na avenida Ayrton Senna
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-05) Cruz de Souza, Tulio Ezequiel; Silva, Moacir Guilhermino da; Pinheiro de Melo, Magda Maria; Santa Cruz, Walter
    Atualmente, o trânsito é um das principais causas de mortes não naturais em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Somente em nosso país, o Instituto Avante Brasil calcula que desde 1980 foram mais de 1.090.801 mortes no trânsito. No ano de 2002 morreram 37.018 pessoas, já no ano 2013 esse número passou para 60.752 mortes, sendo pedestres e motociclistas as principais vitimas. É, portanto, um crescimento de quase 65% das vítimas fatais no trânsito. Há algum profissional capaz de controlar o crescimento desse número? A resposta é positiva, o engenheiro de tráfego é esse profissional que tem o objetivo de identificar os acidentes, mapeá-los, de forma que seja possível determinar os fatores contribuintes da via para que esses possam ser removidos. O processo é basicamente simples para esse profissional. Consiste em concentrar os esforços nos pontos críticos, ou seja, nos locais onde os acidentes com características semelhantes se concentram. Assim, o sucesso desse procedimento depende de um cadastro preciso dos acidentes, bem como de uma investigação profunda dos dados obtidos desse cadastro. Com este enfoque de analisar as condições de segurança viária, este trabalho consiste, portanto, na realização de uma Auditoria de Segurança Viária, na fase de operação, na Avenida Ayrton Senna, trecho: Avenida Roberto Freire – Avenida Abel Cabral, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.
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    Tese
    Avaliação da incorporação combinada dos resíduos de cascalho de perfuração de poço de petróleo e de polimento do porcelanato em cerâmica vermelha
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-10) Silva, Moacir Guilhermino da; Melo, Marcus Antônio de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/5840621182000517; ; http://lattes.cnpq.br/7019484280783049; Melo, Dulce Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3318871716111536; Galdino, José Nildo; ; http://lattes.cnpq.br/3713583703008385; Pontes, Luiz Renato de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4820371851760936
    A indústria de produção de porcelanatos para uso na construção civil e a do petróleo, na fase de exploração e produção, exercem um papel importante na produção de resíduos. Muitas pesquisas têm sido realizadas tanto pela academia quanto pelo setor produtivo, ora reintroduzindo esses resíduos na mesma linha de produção que os gerou, ora em setores alheios ao de sua geração, como na produção de concretos e argamassas para a construção civil, por exemplo, mas cada um de forma isolada. O objetivo desta pesquisa é estudar a incorporação combinada do resíduo de cascalho de perfuração de poço petrolífero e do resíduo do polimento do porcelanato, gerado na fase de acabamento final do produto, numa matriz argilosa, para a produção de cerâmica vermelha - especificamente tijolos, blocos cerâmicos e telhas. A argila utilizada é oriunda do município de São Gonçalo do Amarante, RN; o resíduo de perfuração, da bacia potiguar, no Rio Grande do Norte; e o do polimento é de uma cerâmica de porcelanato do Estado da Paraíba. Utilizou-se a mistura de uma argila plástica com uma não plástica, numa proporção de 50 % de cada uma (que é o percentual de mistura adotado na cerâmica fornecedora dessa argila), estabelecendo-se formulações com a incorporação dos dois resíduos nessa matriz argilosa. Nas formulações, os dois resíduos foram incorporados com um percentual mínimo de 2,5 % e máximo de 12,5 %, variando-se em 2,5 % cada um, em cada formulação, de modo que a soma dos resíduos fosse no máximo 15 %. É oportuno registrar que o resíduo do polimento do porcelanato é de classe IIa (não inerte). Os materiais foram caracterizados por FRX, DRX, TG, DTA, granulometria a laser e pelo índice de plasticidade. As propriedades tecnológicas de absorção de água, porosidade aparente, retração linear de queima, tensão de ruptura à flexão e massa específica aparente, foram avaliadas após a sinterização das peças a 850 °C, 950 °C e 1050 °C, com ciclo de queima de 3 h , 3 h e 30 min e 3 h e 50 min, respectivamente, com taxa de aquecimento de 10 °C/min. e patamar de 30 min., para todas as formulações. Para melhor compreender-se a influência de cada resíduo e de cada temperatura nas propriedades avaliadas, utilizou-se o planejamento fatorial e suas superfícies de resposta para interpretação dos resultados. Verificou-se que a temperatura não tem significância estatística no nível de 95 % de confiabilidade na tensão de ruptura à flexão e que ela diminui a absorção de água e a porosidade, mas aumenta a retração e a massa específica aparente. Os resultados mostraram a viabilidade da incorporação pretendida, adequando-se a temperatura a cada produto e cada formulação, e as temperaturas de 850 °C e 950 °C foram as que atenderam ao maior número de formulações
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    TCC
    Avaliação da Lean Construction na Obra Olhar das Dunas: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Albuquerque Neto, Marco Aurélio da Câmara Cavalcanti de; Luz, Diana Carla Secundo da; Silva, Moacir Guilhermino da; Firme, Willamy Carlos
    A indústria da construção desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico de um país, embora seja considerada a mais ineficiente em termos de valor agregado por hora trabalhada. Para enfrentar esse desafio, surge a Lean Construction, uma metodologia que visa melhorar a eficiência e produtividade na construção, eliminando desperdícios e entregando projetos de qualidade dentro de prazos rigorosos. A Lean Construction teve origem no Japão, na década de 1940, na indústria automobilística, e engloba conceitos de produção eficiente e livre de desperdícios. Seus princípios envolvem agregar valor à construção, eliminar o que não agrega valor, otimizar o tempo, reduzir a variabilidade e tornar os processos transparentes. A implementação dessa metodologia exige disciplina, organização, treinamento dos colaboradores, escolha de maquinários eficientes e planejamento eficaz. A Lean Construction contribui para o aumento das margens de lucro das empresas e sua reputação social, pois é uma abordagem mais sustentável em comparação com a construção tradicional. Esta monografia tem como objetivo aplicar um questionário para avaliar a situação atual de uma construtora em Natal, Rio Grande do Norte, em relação aos princípios da Lean Construction. A necessidade de desenvolver esse questionário surgiu devido aos desafios enfrentados pelos profissionais ao tentar implementar a filosofia da Construção Enxuta em empresas que desejam adotá-la. A avaliação por meio do questionário permitirá identificar as áreas de excelência e as áreas que precisam de melhorias na obra, com base na percepção dos profissionais envolvidos na construção. Esse processo proporcionará insights valiosos para orientar a implementação dos princípios da Lean Construction e promover a melhoria contínua na construtora estudada.Foram respondidas um total de 456 perguntas para a engenharia da obra e 324 para os funcionários do campo. Ambas somam um total de 780 perguntas feitas no questionário.Também foram respondidas perguntas subjetivas de modo a entender o motivo pelo qual o funcionário atribuiu aquela resposta e suas possíveis observações para cada etapa. Colhidos os resultados do questionário, o mesmo passou por um tratamento estatístico para retirar resultados que desviam da média e atribuir limites de resultados que sejam condizentes com o número de amostras colhidas. Por meio desses resultados, foi possível constatar que a obra possui foco em qualidade, mas ainda existem pontos de desconhecimento da Lean Construction e que precisam ser melhorados.
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    TCC
    Avaliação do nível de obediência em cruzamentos semaforizados com e sem marcação de área de conflito na cidade de Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Cavalcante, Daíse Stefany Lima; Silva, Moacir Guilhermino da; Lúcia Rejane de Almeida Xavier; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Silva, Walter Pedro da
    Nos últimos anos, tem sido observada a implantação, na cidade de Natal - RN, de um tipo específico de sinalização horizontal denominada Marcação de Área de Conflito (MAC). Essa marcação em forma de quadriculado é pintada na cor amarela sobre o pavimento e encontra-se regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem, contudo, apresentar obrigatoriedade de uso nos cruzamentos, sejam eles semaforizados ou não. Embora não seja legalmente exigida a utilização desse tipo de marca, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal aplicou essa sinalização nas intersecções das principais vias da cidade, isto é, corredores nos quais o tráfego é geralmente muito intenso. Tal decisão não foi subsidiada por estudos prévios, bem como não foram realizadas análises subsequentes à implantação a fim de verificar o grau de impacto exercido por esse incremento visual sobre os condutores. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é comparar o comportamento do usuário ao trafegar em cruzamentos com e sem MAC e, consequemente, indicar às autoridades com jurisdição sobre as vias se realmente existe benefício relevante em continuar adotando a MAC em Natal. De forma análoga à ausência de estudos a nível municipal, existem poucas referências disponíveis sobre a adoção de MAC na bibliografia, de modo que a realização dessa pesquisa ajudará a preencher essa lacuna na literatura de sinalização de trânsito em áreas urbanas. O trabalho foi embasado nos dados de infração e fluxo provenientes da fiscalização eletrônica por fotosensores e, com essas informações, inferiu-se que o reforço visual exercido por essa sinalização de fato alerta o usuário a retirar o veículo da área central do cruzamento entre vias, levando a redução das infrações de maneira geral.
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    TCC
    Avaliação qualitativa das patologias em pavimento flexível com agregado reciclado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Araújo, Matheus Henrique Pinheiro de; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio Fernandes
    As estradas exercem um papel fundamental no desenvolvimento das cidades em todo o mundo, tendo um papel importante no transporte de alimentos, combustíveis e muitos outros serviços . No Brasil, o transporte rodoviário é o principal meio de escoamento, seja ele de carga ou de passageiros. Porém, ao passo em que a construção civil é diretamente responsável pela expansão e construção das estradas, o setor é responsável também pela geração dos chamados Resíduos de Construção e Demolição (RCD). A geração desses resíduos, quando não destinados de forma adequada, provoca um grande impacto ao meio ambiente. Visando obter a sustentabilidade, o setor da engenharia que surge como alternativa para utilização dos RCD, através dos agregados reciclados, é o de pavimentos urbanos e rodoviários. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar, de maneira qualitativa, a funcionalidade de um trecho de pavimento executado com agregado reciclado. O trecho, que possui 46 metros de comprimento, está localizado na rua José Miranda da Silva, em Natal. A avaliação pautou-se principalmente na análise das patologias, descritas na norma DNIT 005/2003. Os resultados apontam que o uso de agregados reciclados nos pavimentos flexíveis surge como uma importante opção ao uso dos recursos naturais, uma vez que o trecho avaliado apresentou uma boa funcionalidade, garantindo condições de conforto e segurança ao usuário.
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    TCC
    Avaliação, diagnóstico e sugestões de recuperação para pavimentos em concreto das Av. Capitão Mor Gouveia e BR-226 (KM-0 ao KM-2), em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Viana, Arthur Vinícius da Costa; Freitas Neto, Osvaldo de; Silva, Moacir Guilhermino da; França, Fagner Alexandre Nunes de
    O presente trabalho visa avaliar, diagnosticar e sugerir técnicas de recuperação e manutenção para as faixas de pavimento de concreto presentes nas rodovias BR-266 (Av. Industrial João Francisco da Mota, do KM-0 ao KM-2) e Av. Capitão Mor Gouveia. As rodovias são localizadas na Zona Oeste da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Ambas receberam uma reestruturação há aproximadamente 5 anos, mas já apresentam diversos defeitos no pavimento rígido. A metodologia de avaliação consiste na inspeção visual e na avaliação objetiva propostas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no seu Manual de Recuperação de Pavimentos Rígidos. Os resultados apresentam imagens dos defeitos encontrados e o cálculo do índice de condição do pavimento (ICP) para ambas as rodovias, assim como sua conceituação. Na seção de discussão são identificados demais problemas não previstos em norma e sugeridas técnicas de manutenção e recuperação para os pavimentos avaliados.
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    TCC
    Caracterização geotécnica de areia reciclada produzida a partir de resíduos de construção e demolição do município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Couto, Leonardo Aurelio de Figueiredo Araujo Hermes Ribeiro; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Enio Fernandes
    A crescente geração dos resíduos de construções, demolições e reformas na construção civil vem exigindo soluções alternativas para uma destinação mais sustentável. O objetivo dessa pesquisa é a caracterização das propriedades geotécnicas de uma areia constituída de resíduos de construção e demolição (RCD) reciclado, de forma a analisar a sua viabilidade técnica e verificar seu potencial como matéria-prima secundária para pavimentação. Os ensaios de caracterização permitem classificar o material estudado como uma areia bem graduada (SW) segundo o Sistema Unificado de Classificação. Para o sistema de classificação Rodoviário as amostras se enquadraram no grupo A-3 (areia fina), sendo considerado pelo método como um material de comportamento de excelente a bom para camadas de subleito. Os resultados dos ensaios de ISC mostraram que o material apresentam boa resistência e expansão nula, atendendo os requisitos do DNIT para uso como material de revestimento primário e sub-base.
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    TCC
    Uma contribuição metodológica ao estudo da segurança viária urbana em pontos críticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Fernandes, Italo Marcos Pereira; Santos, Enilson Medeiros dos; Silva, Moacir Guilhermino da; Costa, Luís Henrique Gonçalves; Costa, Sarah Araújo
    A busca pela mobilidade urbana segura é um componente essencial no desenvolvimento de políticas públicas. Nesse contexto, o estudo das condições das vias por meio de ferramentas de análise da segurança, pode reduzir o risco de acidentes e mortes durante os deslocamentos. Porém, é notável a necessidade de estudos com foco não só no levantamento de dados quantitativos, mas qualitativos enfatizando aspectos importantes em cada componente físico do sistema de trânsito: Usuário, veículo, via e entorno. O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de análise da segurança viária em pontos críticos e aplicar em alguns casos na cidade de Natal/RN. Para isso, foi elaborado um checklist contendo fatores de risco associados a ocorrência e a severidade dos acidentes encontrados na literatura, correlacionando-os com os componentes físicos do sistema de trânsito e aplica-los em quatro pontos críticos. Com isso, foi possível identificar fatores problemáticos como a presença de grandes polos geradores de tráfego, poluição visual e falta de acostamento próximo aos cruzamentos analisados. Esse apontamento auxilia na elaboração de políticas públicas eficientes, provocando melhoria na mobilidade urbana de forma segura e sustentável.
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    TCC
    Deficiências no planejamento e execução de obras no campus central da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-01) Silva, Renan Rodrigues; Silva, Jaquelígia Brito da; Medeiros, Fernanda Karolline de; Medeiros, Fernanda Karolline de; Silva, Moacir Guilhermino da; Siqueira Filho, Elton Cortês Rocha
    O presente trabalho visa aprofundar a temática sobre as deficiências em obras públicas, com foco em empreendimentos realizados no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Em virtude de problemas relacionados a contratos públicos, como superfaturamento e erros de projetos, expostos cotidianamente à sociedade, é necessário justificar que não só a empresa prestadora de serviços tem responsabilidade sobre esses problemas, como também os órgãos gerenciadores contribuem. Nesse sentido, torna-se necessário demonstrar como a falta de planejamento é capaz de prejudicar a realização de um empreendimento público, principalmente antes do início dos serviços. Para isso, foram estudadas três vertentes principais: deficiências de projetos, falhas em orçamentos e a dificuldade de se entregar uma obra no prazo. Ao final do estudo, percebeu-se que as obras analisadas apresentam diversas falhas nos orçamentos, principalmente no que se refere a quantitativos e ausência de serviços. Nenhuma das obras analisadas conseguiu ser entregue dentro do prazo estipulado, onde todas tiveram prorrogação. A incompatibilidade entre projetos foi a principal causa das deficiências presentes nos projetos das obras verificadas.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de sistemas de pastas leves para aplicação em cimentação de poços petrolíferos com baixo gradiente de fratura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-16) Araujo Filho, Romero Gomes da Silva; Melo, Marcus Antônio de Freitas; Freitas, Júlio Cezar de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2357217530716519; ; http://lattes.cnpq.br/5840621182000517; ; http://lattes.cnpq.br/1742937679581133; Silva, Moacir Guilhermino da; ; http://lattes.cnpq.br/7019484280783049; Andrade, João Marconi de; ; Barros, Joana Maria de Farias; ; http://lattes.cnpq.br/1016070459137884
    Em todo o mundo, ocorrem naturalmente depósitos de hidrocarbonetos, constituídos de petróleo e gás natural, contidos dentro de rochas denominadas "rochas reservatório", em geral arenitos ou carbonatos. Esses depósitos existem em variadas condições de pressão e profundidade, desde poucas centenas até milhares de metros. Em geral, reservatórios mais "rasos" têm a tendência a fraturar mais facilmente, pois possuem baixo gradiente de fratura, ou seja, as fraturas são formadas mesmo com colunas hidrostáticas de fluido relativamente baixas. Essas zonas de baixo gradiente de fratura são particularmente mais comuns em zonas onshore, como aqui no Rio Grande do Norte. Um dos momentos mais propícios para a ocorrência de fraturas é durante a cimentação do poço, ao se utilizar uma pasta cimentante de densidade superior ao máximo permitido pela estrutura rochosa. Além disso, em zonas já naturalmente fraturadas, o uso de cimentos comuns causa perda de fluido para a formação, o que pode dar causa a cimentações falhas. Comercialmente, existem alternativas para o desenvolvimento de sistemas de pastas de cimento leves, mas esses falham ou em razão de seu elevadíssimo custo, ou em função das propriedades da pasta obtida não serem suficientemente boas para aplicações mais genéricas, ficando restritas a cada operação para qual a pasta de cimento foi feita. Nesse trabalho foi realizado um planejamento estatístico para determinar a influência de três variáveis, definidas como a concentração de cloreto de cálcio, concentração de vermiculita e concentração de nano sílica, nas várias propriedades do cimento. O uso da vermiculita, um minério de baixa densidade presente em grandes quantidades no nordeste brasileiro, como extensor para pastas cimentantes, permitiu a produção de pastas estáveis, com alta razão água/cimento, propriedades reológicas excelentes e baixas densidades, que foram fixadas em 12,5 lb/Gal. Viu-se também que o cloreto de cálcio é um poderoso viscosificante e gelificante, e seu uso combinado com a nano sílica possui grande efeito nas forças géis do cimento. Estudos de estabilidade hidrotérmica mostraram que as pastas foram estáveis nessas condições, e os ensaios de resistência mecânica mostraram valores da ordem de até 10 MPa
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    TCC
    Elaboração de perfis geotécnicos no município de Portalegre/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Lopes, Matheus Roberto Queiroz; França, Fagner Alexandre Nunes de; Silva, Moacir Guilhermino da; Medeiros, Márcio Avelino
    A sondagem à percussão, ou Standard Penetration Test (SPT) permite medir a resistência à penetração do solo, determinar os tipos de solo das diferentes camadas penetradas, determinar a posição do nível d’água, estimar a consistência de solos coesivos e a densidade de solos granulares. Este é o ensaio que tem sido mais utilizado em diversas ocasiões e situações de estudos de solo. Com isso, o presente trabalho objetiva caracterizar o solo da cidade de Portalegre/RN, cidade serrana da mesorregião oeste potiguar, visto que ainda não há um estudo direcionado para este fim e o porte das obras vem aumentando com o passar dos anos, necessitando de um estudo mais aprofundado do solo da cidade. Para isso, foram analisados individualmente um total de três perfis de sondagem executados no centro da cidade. Os resultados deixam clara a importância de sempre se estudar o solo no qual irá ser feita uma obra, pois de um ponto a outro nota-se uma grande variação de propriedades nas camadas.
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    TCC
    Estabilização de solo típico de Natal/RN com emulsão asfáltica para fins de pavimentação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Fernandes, Lucas Fonseca; Freitas Neto, Osvaldo de; Fagner Alexandre Nunes de França; Silva, Moacir Guilhermino da; Amorim, Ênio Fernandes
    As rodovias são o modal mais utilizado para o escoamento de cargas e pessoas no Brasil, o que torna necessário grandes investimentos nelas. Entretanto, é comum que os solos disponíveis para construção não possuam as características necessárias para garantir qualidade. Surge então a necessidade de realizar mais estudos a fim de promover a melhoria dessas rodovias. Dentre as alternativas de melhorias, a estabilização dos solos consiste em alterar as características do solo disponível. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento de um solo da cidade de Natal/RN com características pouco adequadas para uso na pavimentação, após a estabilização deste com emulsão asfáltica. O solo caracterizado como areia siltosa bem-graduada (SM-SW) foi misturado com uma emulsão de ruptura rápida (RR-2C). Posteriormente foram realizados ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR) que foram correlacionados com o Penetrômetro Dinâmico de Cone (DCP) para então comparar os resultados obtidos com resultados disponíveis para o solo puro. As misturas foram feitas em três teores de emulsão (3%, 5% e 7%) e os ensaios realizados em três condições: sem cura e sem imersão, sem cura e com imersão, com cura de 7 dias e com imersão. Os resultados mostraram que a mistura de emulsão promove uma redução da capacidade de suporte quando comparado ao solo puro, mas por outro lado as correlações entre CBR e DCP apresentaram ajustes mais adequados e maiores valores de coeficientes de determinação (R²), na maior parte das amostras, todos acima de 0,80. Os resultados também mostram a importância da cura, haja vista que os valores de capacidade de suporte foram elevados, quando comparados com os valores das amostras da mistura sem cura, mas não superiores aos do solo puro. Tudo isso corrobora para atestar que o uso de emulsão asfáltica de ruptura rápida como estabilizador tende não ser satisfatório.
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