Navegando por Autor "Silva, Michelle Cristine Medeiros da"
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Artigo A boa morte: o holos do “comer” no fim da vida(Razón y Palabra, 2017-01-20) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Silva, Luan Medeiros da; Evangelista, Karine Cavalcanti Maurício de Sena; Silva, Fernanda Rafaella de Melo; Silva, Bruna Farias da; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0001-9729-1243; https://orcid.org/0000-0002-2038-9856Cuidado paliativo corresponde a um tratamento multiprofissional que busca o alivio da dor e do sofrimento de pacientes terminais e seus familiares. O presente trabalho teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o papel da alimentação no tratamento paliativo na terminalidade. Para realização do trabalho foram consultadas as bases de dados: Lilacs, Medline e Scielo. Foram incluídos na revisão artigos publicados entre 2000 e 2014, apenas nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola e que estivessem disponíveis virtualmente na íntegra. A pesquisa retornou um total de sete trabalhos que foram posteriormente discutidos em duas categorias que dialogam desde questões conceituais sobre cuidados paliativos até o entendimento alimento como veiculo de prazer e bem estar em pacientes terminais. Em comum as categorias tentam responder qual o papel da alimentação para os doentes terminais em um contexto de paliação. Compreende-se que a paliação é uma abordagem sustentada por pilares filosóficos e bioéticos, que busca garantir a autonomia e a dignidade dos pacientes, e que a terapia nutricional, deve ser pensada levando em conta aspectos socioeconômicos, culturais, filosóficos, éticos e espirituaisArtigo Alimentação escolar: em busca da qualidade(Revista Extensão & Sociedade, 2017-08) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Cardonha, Ângela Maria Soares; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Holland, Nély; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Alves, Jussara Cristina; Silva, Gidyenne Christine Bandeira da; Damasceno, Karla Suzanne Florentino da Silva ChavesO Projeto de Extensão Alimentação escolar: em busca da qualidade, realizado em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), executado pelo Departamento de Nutrição (DNUT), por meio da Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNPEC), foi resultado de uma licitação pública. O projeto teve a vigência de 04 (quatro) anos (2011 a 2015) e o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento das ações relacionadas à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede pública estadual de ensino do RN. O desenvolvimento das ações propostas nesse projeto visou atender a necessidade de realizar ações de planejamento, orientação e monitoramento das atividades na execução do PNAE. Com isso, fortalece-se a segurança alimentar e nutricional da refeição oferecida aos usuários do programa. Dessa forma, contribuindo no atendimento às recomendações da Portaria Interministerial nº 1010, que institui as normas para a promoção da alimentação saudável nas escolas em concordância com a legislação (Resolução nº 26/2013 FNDE e a Lei 11.947 de 16 de junho de 2009) e ao Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (2012). A consecução das metas propostas contribuiu para o melhoramento e fortalecimento do PNAE nas escolas da rede estadual de ensino do RNArtigo Analysis of advertisements of infant food commercialized in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil(Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), 2009-06) Pagnoncelli, Maria Giovana Binder; Batista, Almária Mariz; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Costa, Ana Paula Marques da; Araújo, Fábio Resende de; Marques, Marcela Pinheiro; Fidalgo, Cláudia Margareth de Quelhas; Carvalho, Maria Cleide Ribeiro Dantas de CarvalhoA propaganda de substitutos do leite materno tem sido apontada como um dos fatores responsáveis pelos baixos índices da amamentação. Neste sentido, dispositivos legais foram criados para assegurar o uso desses produtos, sem que haja interferência no aleitamento materno. Este estudo objetivou analisar propagandas de alimentos abrangidos pela Lei nº 11.265/2006, que regulamenta a comercialização e publicidade de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância no Brasil, no período de junho 2006 a maio de 2008, na cidade de Natal/RN. Foram coletadas 220 propagandas, sendo 141 de material técnico-científico e 79 de promoção comercial que foram avaliadas quanto às exigências legais. O resultado desta análise demonstrou que 100% das propagandas veiculadas em material técnico-científico infringiram o inciso V; 18,4% o inciso IV e 14,2% os incisos I, II e III do artigo 19 da Lei nº 11.265/2006. Em 42% das promoções comerciais não foram veiculadas as informações obrigatórias constantes dos incisos I e II do artigo 5º. Em 8,7% das que continham essas informações, estas estavam postas em local que dificultava sua identificação e leitura devido ao tamanho e cor das letras, semelhantemente ao ocorrido com as informações exigidas pelo artigo 19 nas propagandas veiculadas em material técnico-científicoArtigo Atlas culinário da literatura brasileira(Razón y Palabra, 2017-01-20) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Chaves, Viviany Moura; Lima, Clébio dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0002-9654-7152Pensar a alimentação a partir da perspectiva do território pode ser uma das vias para realizar atividades efetivas de promoção da alimentação adequada e saudável. A partir desta pesquisa desenvolveu-se a ideia de uma geoculinária literária que pudesse trazer elementos para pensar as práticas alimentares no território brasileiro. Partindo da perspectiva da geografia literária e realizando uma busca em quatro níveis foram encontradas 50 obras da literatura brasileira que dão relevo à questão da alimentação. Estas obras foram localizadas em manchas culinárias: porções do território que constituem regiões para o estudo da alimentação. Foram localizadas sete manchas, onde as obras encontradas foram ordenadas: sertões, caipira, meridional, costa, amazônica, Recôncavo e Salvador e central. Partindo do mapeamento inicial foram excluídas as obras que não faziam referências específicas e elementos do geoespaço brasileiro e aquelas anteriores ao século XX. Ao final restaram 27 obras. Nesta etapa atual, o objetivo da pesquisa é caracterizar a geoculinária que compõe cada uma dessas manchas. Tomando o espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações cinco variáveis foram definidas como pontos de partida para caracterizá-las: ingredientes, produtos tradicionais processados, preparações culinárias, utensílios e ações relacionadas ao sistema alimentar. Tais elementos serão coletados nas obras desta mancha com o intuito caracterizar a geculinária. Os resultados serão apresentados em quadros descritivos, tabelas, gráficos e mapas desenvolvidos com o apoio de software de geoprocessamento. Pretende-se relacionar ingredientes, os produtos, as preparações, os utensílios e ações mais frequente em cada mancha; e, em uma terceira fase, aqueles que são singulares em cada mancha e os que são transversais a todas elas. O objetivo é pensar a ideia de uma geoculinária brasileira e assim apoiar a conexão alimentação e território com o intuito de promover alimentação saudável e adequadaArtigo Cinema e alimentação: a cozinha no filme Chocolate, de Lasse Hallström(Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2015) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Brito, Poliana Araújo de; Silva, Diego Felipe Araújo da; Sousa, Eneída Laís de Oliveira; Brito, Herbenny Hellen Medeiros de; Morais, Patrícia Carla Santos de; Silva, Adriana Maria da; Batista, Andressa Soares de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285A arte cinematográfica tem o poder de falar sobre o comportamento sociocultural das pessoas, determinado pelos valores e princípios estabelecidos por uma civilização. Diante da capacidade que o cinema tem de refletir sobre a cultura, este artigo objetivou discutir os aspectos da cozinha do filme Chocolate, de Lasse Hallström, enfatizando a noção de cozinha como um sistema cultural alimentar, tendo em foco principalmente as significações atribuídas ao chocolate e a cozinheira pelos personagens do filme. Utilizaram-se metodologias de Análise de Imagem em Movimento, a partir das quais foram selecionadas e discutidas algumas cenas. Foram elencadas as quatro seguintes categorias: herança cultural, religião, comensalidade e prazer. Com a análise do filme, percebeu-se que a cozinha, para além de um espaço físico, constituiu um sistema onde o ingrediente chocolate e a cozinheira atuaram de maneira efetiva ressignificando hábitos preestabelecidos na sociedade retratada.Dissertação Eça de Queiroz e a cozinha burguesa: literatura e alimentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-01) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; ; http://lattes.cnpq.br/1788932483645882; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3Utilizar a literatura para problematizar o tema da alimentação, propriamente a cozinha burguesa, foi o propósito deste trabalho. Como corpus, utilizamos uma das obras de Eça de Queiroz, A cidade e as Serras. Serviram como referenciais teóricos o conceito de cozinha universal de Claude Lévi-Strauss, além daquele apresentado pelo sociólogo Jean Claude Fischler que a compreende como um sistema cultural alimentar que comporta representações, crenças e práticas de um grupo específico. Após a leitura inicial do romance e construção de um arquivo com informações gerais sobre a obra, espacialidades para elaboração de um material de análise foram assim pensadas a priori: a obra, personagens, comidas, intelectuais e geografias. Percebemos a cozinha como um epicentro para a compreensão da cultura de um grupo específico: neste caso, o burguês. Propusemos um modelo quaternário para sistematizá-la: a cozinha burguesa é aquela que põe em relevo a técnica, que tem afeição por aquilo que é raro e/ou caro apesar de consumi-lo com temperança, que estabelece uma nova relação com o uso do tempo e que, por fim, inaugura o ritual que envolve frequentar restaurantes e cafés. O exercício de pensar a cozinha burguesa por meio da literatura sugere que esta possa produzir na formação de nutricionistas a ampliação de suas capacidades de compreensão do objeto complexo com o qual lidam em sua profissão: a alimentaçãoDissertação Estética e sombra: margens, imagens e corpo em improvisos de BaléRalé, de Marcelino Freire(2016-07-29) Moura, Natália Oliveira; Sousa, Ilza Matias de; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Silva, Michelle Cristine Medeiros da;Percebe-se, na escrita de Marcelino Freire, em BaléRalé (2003), o estilhaçamento de um modelo de repetição circular, inserindo na literatura um novo paradigma estético (GUATTARI, 1992) que não o do sublime e do tradicional, mas sim o de uma estética rasurada, contrária à colonização de alteridades. Considerando esses aspectos, viu-se a relevância de promover um estudo acerca da relação entre margens, imagens e corpo dentro da obra freiriana, observando como essas três instâncias fomentam uma ruptura com padrões de normatividade, seja social, simbólica e corporal, que apreendem os processos de singularização (GUATTARI; ROLNIK, 2013). Nas margens surgem as sonoridades de uma língua menor que se produz, na escrita do autor pernambucano, como máquina de guerra e de expressão (DELEUZE; GUATTARI, 1997b). Além disso, produz-se imagens que desconstroem – por meio do diálogo suscitado com outras artes, aqui destacando-se a fotografia (BARTHES, 2012) – tanto os regimes de visibilidade e representação, como a sua pretensa condição de revelação, fixidez e nitidez, provocando novas formas de semiotização (BARTHES, 2007) ao se fazer destituir as identidades formadoras, remetendo a fluxos de desejo que dissolvem a unidade da linguagem. Os lances ficcionais, intitulados por Marcelino Freire de improvisos, surgem como lugar dos corpos-linguagem (DELEUZE, 2011), corpos fragmentados, sem órgãos (DELEUZE; GUATTARI, 1996) os quais desfazem o corpo orgânico, em processos de intensidade e potência, pelos quais se reinventam. O fluxo de desejo se estende para dimensões que não se limitam apenas ao corpo humano, mas a outros objetos e fragmentos de corpo, instaurando uma experiência intensiva e contraditória do interdito e da transgressão e também sua anulação, como na baixa prostituição (BATAILLE, 2014), promovendo a perda do sentido e lançando o corpo para a emergência do diferente. Em face de tais problemáticas, percebeu-se, por meio dessa pesquisa, que as potencialidades discursivas do pensamento literário do autor pernambucano promovem as margens como condutoras de potências de transformação. Estas são expostas em superfícies propulsoras de novas formas de subjetivação, dando vez no ficcional à proposta de uma literatura e de uma noção de minorias não assimiladas à categoria de representação, mas de um desejo que se pluraliza.Artigo Jamie oliver e a revolução dos alimentos: as contribuições de um cozinheiro para pensar educação alimentar e nutricional(DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016-12) Morais, Célia Márcia Medeiros de; Sousa, Eneida Laís de Oliveira; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Pinto, Vera Lúcia XavierA culinária pode ser utilizada como ferramenta para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Desse modo, o trabalho objetivou conhecer os eixos que integram a prática profissional de Jamie Oliver enquanto cozinheiro que empreende educação alimentar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa considerando imagens e vídeos divulgados, respectivamente, no Instagram® e em seu canal no Youtube®, o Foodtube®, durante o mês de abril de 2013. As imagens paradas foram avaliadas pela Análise Semiológica, com elaboração de dois tipos de comentários. Os vídeos foram traduzidos e posteriormente submetidos à metodologia de Análise por Imagem em Movimento. Elaborou-se comentários em três níveis. Foram extraídas palavras-chave tanto das imagens quanto dos vídeos, as quais passaram por reagrupação para elucidar as categorias, que são: “cozinhar é um ato político”, “cozinhar é um ato contemporâneo”, “cozinhar expressa processos de singularização”. O teor político se deve à busca do bem comum por meio da alimentação. A contemporaneidade se traduz na aproximação e, ao mesmo tempo, no afastamento do ato de comer e do sistema que o permeia no tempo presente. Já a singularização é observada essencialmente nos novos conceitos divulgados pelo cozinheiro ao fazer educação alimentar. Conclui-se que para Oliver a comida é um patrimônio. A alimentação contemporânea acompanha as mudanças na sociedade, dialogando com as mesmas. Reitera-se a importância de a educação alimentar e nutricional convidar outros profissionais a seu campo de abrangênciaArtigo Pensadores da alimentação: trabalhadores debatem suas dificuldades para incorporar práticas alimentares saudáveis(Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016-03) Evangelista, Karine Cavalcanti Maurício de Sena; Melo, Mariana Maia; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Silva, Fernanda Rafaella de MeloAs doenças crônicas não transmissíveis têm sido a causa de mais da metade dos óbitos no mundo, tendo, dentre várias outras doenças associadas, a obesidade. Um dos fatores para o aumento da obesidade são as práticas alimentares não saudáveis, e o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico educativo das dificuldades encontradas pelos funcionários do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do RioGrande do Norte para incorporar práticas alimentares saudáveis no seu cotidiano. A alimentação envolve aspectos culturais, sociais, afetivos e sensoriais, fazendo com que as pessoas não se alimentem somente buscando nutrientes, mas também os significados dos alimentos escolhidos. Assim, uma intervenção de educação alimentar e nutricional deve incluir esses aspectos e também ser precedida por diagnóstico educativo, para cercar a questão da subjetividade humana intrínseca ao comer. Para traçar este diagnóstico educativo, foram dirigidas sessões de grupos focais, com os 14 sujeitos da pesquisa, visando obter os dados com base numa discussão focada em um tema específico. Como resultados podem se elencar cinco categorias de dificuldades: “não há tempo”, “práticas alimentares arraigadas”, “falta de acesso a modos de vida saudáveis”, “o saboroso não é saudável” e “a dieta é sacrifício”. Portanto, as estratégias de educação alimentar nutricional devem ocorrer focadas no autocuidado, tendo a alimentação adequada como expressão de cidadania. Além disso, sugere-se que práticas de alimentação saudável sejam incentivadas e fomentadas no ambiente de trabalhoArtigo Pensadores da alimentação: trabalhadores debatem suas dificuldades para incorporar práticas alimentares saudáveis(Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016) Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Melo, Mariana Maia; Evangelista, Karine Cavalcanti Maurício de Sena; Silva, Fernanda Rafaella de Melo; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285Chronic non-communicable diseases have been the cause of more than half of deaths in the world, and, among many other diseases, obesity. One of the factors for the increase in obesity is unhealthy eating habits, and this study has aimed to present an educational diagnosis of the difficulties found by workers at a Pediatric Hospital at Brazilian Federal University of Rio Grande do Norte to incorporate healthy eating habits in their daily lives. Eating involves cultural, social, emotional and sensory aspects, making people eat seeking not only nutrients but also the significance of the chosen food. Thus, a food and nutrition education intervention should include these aspects and be preceded by an educational diagnosis, to address the question of intrinsic human subjectivity to eating. To trace this educational diagnosis, focus group sessions were addressed with 14 research subjects to obtain data on the basis of discussion focused on a specific theme. As a result, it is possible to list five categories of problems: “no time,” “entrenched eating habits,” “lack of access to healthy lifestyles,” “tasty is unhealthy,” and “dieting is a sacrifice.” Therefore, nutritional food education strategies must take place focused on self-care and adequate food as an expression of citizenship. Furthermore, it is suggested that healthy eating practices be encouraged and promoted in the workplace.