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Navegando por Autor "Silva, Mavigson Francisco da"

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    Dissertação
    Atratividade pedagógica, autonomia escolar e descentralização geram melhores desempenhos escolares? Um estudo avaliativo do Projeto de Inovação Pedagógica no RN, no período de 2013 a 2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Silva, Mavigson Francisco da; Silva, Igor Ezio Maciel; Araújo, Julia Rocha; 05962581601; http://lattes.cnpq.br/0379683983138440; http://lattes.cnpq.br/9194797771265172; http://lattes.cnpq.br/6174624863077267; André, Diego de Maria; http://lattes.cnpq.br/6480130040427049; Cavalcanti, Daniella Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7938151012228371
    Na literatura econômica, uma das formas de impulsionar o crescimento e desenvolvimento econômico ocorre por meio de incentivos à educação através da descentralização de ações e recursos. Um exemplo de ações desenvolvidas nesse sentido é o Programa de Inovação Pedagógica (PIP), que consiste em uma política pública de intervenção educacional desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e em parceria com o Banco Mundial cujo objetivo é buscar solucionar a baixa atratividade das atividades pedagógicas ao propor projetos únicos em cada contexto escolar de forma decentralizada. Como forma de verificar a efetividade desse programa, o objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do PIP na taxa de aprovação e de abandono a partir de um recorte do seu público-alvo, definindo como sendo as escolas com turmas de 6ª ano do ensino fundamental e do 1ª ano do ensino médio. Para avaliar o impacto do programa, estimou-se um modelo de dados em painel GLS com efeitos fixos, ao nível do escolaano, utilizando três bases de dados: a) microdados do censo escolar; b) dados consolidados INEP; c) dados administrativos e processuais do programa. Os resultados sugerem que o programa teve impactos significativos no público-alvo, na 6ª série EF e 1º ano EM na sua segunda edição. O impacto do PIP, foi mais forte na taxa de aprovação e reprovação na 6ª série EF, em 5,15% e -4,39, respectivamente. No 1ª ano EM o impacto de 2,7% negativamente na taxa de abandono e na taxa de aprovação impacto positivo de 5,75%. Em geral o efeito propagação sendo maior no primeiro ano da intervenção, diluindo esse efeito ao longo do tempo. No entanto, na taxa de abandono do 1º ano do ensino médio, observarmos que o impacto se acelera para depois diluir no tempo.
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    TCC
    O padrão intraestadual de deslocamento para ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Resende, Rebeca Ferreira; Araújo, Julia Rocha; Araújo, Julia Rocha; Silva, Mavigson Francisco da
    A presente pesquisa analisa como as pessoas acessam o Ensino Superior no Rio Grande do Norte, investigando os deslocamentos intermunicipais dos estudantes dentro do estado no ano de 2018. Foi realizada uma revisão sobre a expansão do Ensino Superior no interior brasileiro e, em seguida, explorou-se a base de dados REGIC 2018, destacando algumas estatísticas descritivas. Partimos da hipótese de que haveria pontos de concentração de destino no estado e constatamos que praticamente 70% dos deslocamentos têm como destino o Arranjo Populacional de Natal, a cidade de Pau dos Ferros ou a cidade de Mossoró.
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