Navegando por Autor "Silva, Maria Adeilza Pinheiro da"
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TCC Arte: uma construção poética pessoal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Câmara, Maria das Dôres da Silva Timóteo da; Câmara, Maria das Dôres Timóteo da; Paula, Joseara Lima de; Santos, Concísia Lopes dosA Arte passeia pelo olhar dos sensíveis. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, como também se trata de uma pesquisa-ação. Justifica-se a partir do desejo de imbricar no chão escolar um direcionamento pedagógico, que proporcione o encontro da vivência com a Arte para a construção de um diálogo entre a Arte e a Ciência. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a questão: como a Arte na Escola Municipal Irmã Arcângela pode possibilitar o desenvolvimento da percepção para a aprendizagem no campo das artes visuais. Os específicos são conhecer a Arte a partir de imagens produzidas por um artista local; oportunizar momentos de apreciação e criação do fazer poético-pessoal. Esse texto está estruturado da seguinte maneira: considerações iniciais, abordagem teórico-metodológica, o desenvolvimento, considerações finais e os apêndices. Para a construção deste artigo, identificaram-se como principais interlocutores os seguintes autores: Caldas (1989), Ferraz (2010), Fusari (2010), Barbosa (2010), Dondis (2015) e Marques (2014). As considerações finais apontam que o professor deve promover situações de aprendizagem em que aconteçam momentos de conexões com a vida cotidiana, embasamento teórico-metodológico, provocando o pertencimento e desenvolvimento da poética pessoal de todos os indivíduos do processo. A formação continuada dos professores deve se apresentar como “alimento” para uma prática inovadora capaz de envolver a todos como pesquisador, procurando entender suas práxis. O que provoca as escolhas acertadas quanto aos materiais selecionados para pertencerem ao seu repertório de atuação, envolvendo reflexões acerca da diversidade cultural e coerência de recursos didáticos e a área de conhecimento das artes.Artigo Estudo da matéria-prima do pólo cerâmico de Santo Antônio do Potengi (RN) visando sua aplicação em cerâmica artística(ABCERAM, 2011) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Macedo, Daniel Araújo de; Andrade, Jean Carlos Silva; Silva, Jaquelígia Brito da; Dutra, Ricardo Peixoto Suassuna; Paskocimas, Carlos AlbertoA estética de peças cerâmicas produzidas diretamente com as mãos inicia com o repertório imagético do autor. O belo e a funcionalidade entram em questão, porém, a princípio, a estética não é o foco principal. Conhecer o comportamento da massa cerâmica frente ao tratamento térmico requer a realização de análises físico‑químicas, mecânicas e morfológicas. Neste trabalho, estudou-se a matéria-prima proveniente do pólo cerâmico de Santo Antônio do Potengi, distrito de São Gonçalo do Amarante (RN), visando sua aplicação em cerâmica artística. Para tanto, o material argiloso foi caracterizado por fluorescência de raio X, análise térmica diferencial, difratometria de raio X e ensaios para determinação dos limites de consistência de Atteberg. A matéria-prima foi conformada por extrusão e sinterizada a diferentes temperaturas e patamares. A caracterização tecnológica das cerâmicas sinterizadas se deu pela determinação das curvas de gresificação (absorção de água e retração linear), porosidade aparente e massa específica aparente. A caracterização morfológica dos produtos sinterizados foi realizada por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos indicam que as peças cerâmicas apresentam maior resistência mecânica, maior uniformidade na superfície e, consequentemente maior expressividade econômica para o artesão quando sinterizadas a 950 °C por 30 minutosDissertação O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Silva, Maria Adeilza Pinheiro da; Campos, Marineide Furtado; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; http://lattes.cnpq.br/3189570992926925; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Macedo, Zildalte Ramos deAs práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.