Navegando por Autor "Silva, Marcos Antonio da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Uma abordagem crítica do conteúdo esporte nas aulas de educação física no ensino médio integrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Silva, Marcos Antonio da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/4878147595860938; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Medeiros, Humberto Jefferson de; ; http://lattes.cnpq.br/1155595256268084; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Pesquisas realizadas sobre o trato do esporte como conteúdo nas aulas de educação fisica tem sido objeto de investigação por pesquisadores que questionama ação pedagógica do esporte, no contexto escolar. Assim, este estudo teve comoobjetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina EducaçãoFísica para o Ensino Médio com o conteúdo Esporte, elaborada, planejada eexecutada com base numa abordagem crítica de ensino, bem como analisar erefletir o impacto na aprendizagem e percepção dos alunos a cerca deste conteúdoconsiderando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, de forma quepossibilite aos indivíduos envolvidos' neste estudo uma maior criticidade nacompreensão e apreensão a respeito do fenômeno esportivo contemporâneo. Asações desenvolvidas foram norteadas a partir de 3 blocos temáticos: Elementoshistóricos, conceituais e culturais do esporte; Politicas públicas do esporte; eCaracterísticas individuais, grupais e ambientais. A metodologia deste trabalho sefundamentou na pesquisa qualitativa, por meio do método da pesquisa-ação. Otrabalho se concretizou dentro IFRN (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia doRio Grande do Norte), na cidade Pau dos Ferros, com uma turma de 2° ano doEnsino Médio, do curso técnico de Informática. Participaram da pesquisa 37 alunos,oriundos de 11 cidades diferentes. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados um Questionário e o Diário de Pesquisa. A partir da intervençãopedagógica se comprovou por parte dos sujeitos da pesquisa uma evolução eampliação nos aspectos conceituais a cerca do esporte, saindo de uma mera práticacorporal regrada e competitiva, passando a compreendê-Io como um fenômenosócio-cultural, com entrelaçamentos políticos e ideológicos com interferênciashistóricas. Outro aspecto, é a percepção do esporte como um direito do cidadão ecomo tal merece políticas públicas que o atendam satisfatoriamente. Oentendimento que o esporte se manifesta sobremaneira nos hábitos ecomportamentos das pessoas permitiu identificar sua influencia na qualidade de vidada população das cidades de origem dos alunos. Com isso, evidencia-se anecessidade de um trato pedagógico do conteúdo esporte por parte da EducaçãoFisica Escolar mais preocupado com a formação e instrumentalização de sujeitoscríticos e reflexivos com condições de exercer com plenitude sua cidadania.Dissertação Da poesia ao poema: uma leitura do poema-Processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-02-28) Galvão, Dácio Tavares de Freitas; Araújo, Humberto Hermenegildo de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; Silva, Marcos Antonio da; http://lattes.cnpq.br/8590672637571334; Lino, Joselita Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791Caracterização do Poema-Processo na sua trajetória entre os anos de 1967 e 1972, com vistas a uma leitura da sua inserção no movimento das vanguardas da segunda metade do século XX no Brasil. Verifica-se o modo como o movimento do Poema-Processo se formou enquanto desdobramento da arte concreta, assim como as suas adequações à conjuntura do seu surgimento no Brasil, procedendo-se a uma comparação entre a prática do poema e as propostas dos manifestos lançados. A análise de poemas selecionados demonstra a co-relação dos mesmos com os trabalhos visuais encetados pelas vanguardas históricas, assim como as respostas da prática poética à teoria desenvolvida pelos principais representantes, com destaque para Wlademir Dias-Pino, Álvaro de Sá e Moacy Cirne. A produção poética e cultural de Moacy Cirne é abordada observando-se sua prática em três pontos fundamentais: a produção poética, a crítica literária enfatizando a literatura local e o texto do Poema-Processo, e a pesquisa em torno da linguagem dos quadrinhosDissertação Essas pessoas na sala de jantar : espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-22) Andrade, Enzio Gercione Soares de; Pedreira, Flávia de Sá; ; http://lattes.cnpq.br/2108647057839709; ; http://lattes.cnpq.br/0127111599917085; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; Silva, Marcos Antonio da; ; http://lattes.cnpq.br/8590672637571334Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plástico Hélio Oiticica e por ele registrada no registro nacional de marcas e patentes a posteriori, foi usada para nomear a canção homônima de Caetano Veloso e também a esse fértil impulso cultural na virada da década de sessenta para os anos setenta, que teve a pretensão de formular novos espaços de criação e simultaneamente repensar os recortes espaciais da cultura brasileira, instigando-os a serem bem mais que um mito de um paraíso verdejante dentro de uma nova mirada de uma verdade tropical.Tese O poeta Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca(2012-12-10) Galvão, Dácio Tavares Freitas; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545; ; Rangel, Edna Maria; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Ferreira, José Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Silva, Marcos Antonio da;Estudo sobre a produção poética de Luís da Câmara Cascudo, constituindo um corpus de nove poemas e outros textos sobre poesia, além de traduções de poemas realizadas por ele. Para se pensar as especificidades dessa produção poética, no contexto da moderna literatura brasileira, consideram-se os denominadores do sistema literário apontados por Candido (1975): um conjunto de produtores mais ou menos conscientes de seu papel, os diversos públicos, obras interligadas por linguagem ou estilo – na situação inicial de produção da obra em questão. Considerando esses denominadores, foi possível investigar as especificidades dos textos analisados, antes que as tendências centralizadoras da época viessem impor as formas decisivas do cânone, uma vez que o poeta em questão enveredou por outros gêneros da criação literária e cultural. O ponto de partida da pesquisa foram os estudos já realizados acerca do modernismo na literatura brasileira, com repercussão local. A leitura dos poemas estabeleceu pontos de interesse comuns entre o poeta e outros que estavam situados historicamente em realidades consideradas periféricas do complexo cultural ocidental, cujos sistemas literários também podem ser estudados do ponto de vista adotado. Tais considerações têm como princípio a leitura do texto literário como fonte primordial de questionamentos. Neste sentido, todos os capítulos têm como eixo central a análise, dos poemas selecionados para o corpus. O primeiro capítulo analisa poemas em que se percebe como recorrente a tematização do espaço sertanejo e que formam um conjunto de textos plenos de “brasilidade”, produzidos na perspectiva estética de modernidade desencadeada àquela época, no seu aspecto de experimentação formal. O segundo capítulo realiza uma leitura de poemas cuja temática gira em torno de aspectos da colonização do Brasil, estabelecendo um diálogo com as vozes que construíram essa história. No terceiro capítulo, a pesquisa analisa a perspectiva do poeta em relação à sua contemporaneidade, quando se depara com uma modernidade em que a cultura norteamericana exerce forte influência. No último capítulo, são analisados os exercícios poéticos de Câmara Cascudo, seja na produção mesma de poemas, seja em torno da questão da poesia como tema filosófico ou como atividade de tradução. Verificou-se a contribuição do poeta ao movimento modernista brasileiro e foi demonstrada a força da poesia como polo atrativo da percepção de mundo do intelectual que produziu uma das mais importantes obras da cultura brasileira.