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Navegando por Autor "Silva, Luzivan José da"

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    Livro
    Relatório Técnico de Pesquisa: Diagnóstico Organizacional da Estrutura de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim-RN
    (EDUFRN, 2019-12-19) Araújo, Maria Arlete Duarte de (org.); Bandeira, Adino Saraiva; Batista, Edimilson Monteiro; Soares, Leonardo Freire de Mendonça; Silva, Luzivan José da
    Neste trabalho, são apresentados os resultados da pesquisa realizada na Prefeitura Municipal de Ceará- Mirim (PMCM), no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um diagnóstico da estrutura de pessoal desse órgão público, objetivando auxiliar a administração a reconhecer os pontos fortes e fracos nesta esfera da organização, de forma a sugerir e nortear futuras decisões na implantação de melhorias.
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    Dissertação
    Transparência pública: análise sobre as práticas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
    (2017-03-17) Silva, Luzivan José da; Alves Filho, Antonio; Dias, Thiago Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635; ; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; ; http://lattes.cnpq.br/9236011927218665; Costa, Maria Teresa Pires; ; http://lattes.cnpq.br/2406703224108111; Dantas, Éder da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8636420467708847
    A paulatina queda dos regimes autoritários pelo mundo e a consequente valorização da democracia aparecem como principais motivos pelos quais a cultura do sigilo vem cada vez mais perdendo força, e a transparência se consagrando como um elemento fundamental para o aperfeiçoamento da gestão pública. Nesse contexto, as discussões em torno do direito à informação e sua inerente relação com o fortalecimento da democracia, ganham importância. Ratifica esse fato o aumento da promulgação de Leis de Acesso à Informação em vários países do mundo nas últimas décadas, e o Brasil, com a aprovação da Lei 12.527 em 2011, entra na lista dos países que regulamentaram o direito à informação. Tendo em vista o exposto, a presente pesquisa objetivou analisar o estágio de implementação das práticas da transparência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) da região Nordeste do Brasil a partir da Lei de Acesso à Informação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de navegação orientada pelos sítios eletrônicos dos Institutos e por solicitações de informações realizadas pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Os principais resultados revelam que, quanto à transparência ativa, todos os IFs disponibilizam informações sobre suas despesas, 90,9% deles disponibilizam registros sobre os repasses ou transferências de recursos financeiros e mais de 81% disponibilizam o relatório de gestão do exercício anterior. Porém, 72,72% dos IFs não divulgam os registros completos dos procedimentos licitatórios e 63,63% não disponibilizam respostas às perguntas mais frequentes da sociedade. Quanto à transparência passiva, mais de 31% dos pedidos de informação não foram respondidos e das 22 solicitações encaminhadas, 10 foram respondidas com inconformidades. No tocante às boas práticas para fomentar a transparência, observou-se que 100% dos IFs analisados realizam audiências e consultas públicas, entretanto, 82% deles não possuem fórum, conselho ou comissão permanente de transparência no órgão. Com isso, concluiu-se que 36,36% dos Institutos analisados estão no estágio de transparência institucional significativa e 63,64% moderada. Também, nenhuma dessas autarquias federais cumprem plenamente as exigências presentes na Lei de Acesso à Informação brasileira.
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