Navegando por Autor "Silva, Luzia Vieira Gomes da"
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TCC A importância da literatura no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Silva, Luzia Vieira Gomes da; Boleiz Júnior, Flávio; http://lattes.cnpq.br/2432864636584940; Freire, Kátia Regina de Lopes Costa; Rego, Diego doA Educação no Brasil tem apresentado inúmeras fragilidades para concretizar o processo de alfabetização das crianças no tempo certo. Isso reflete o fracasso escolar das escolas brasileiras que tem se repetido há anos. Considerando que há urgência em garantir às crianças o direito de aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da literatura no processo de alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, o trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico sobre alfabetização e letramento em autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (1992) e Brandão e Leal (2005); sobre letramento literário pesquisou-se Cosson (2021), Brandão e Rosa (2005) e Souza e Monteiro (2022); sobre concepções de leitura foi embasado em Martins (2003) e Freire (1992) e quanto ao papel do professor mediador, embasa-se em Smith (1999), Soares (2004), Solé (1998), dentre outros. Assim, a pesquisa visa destacar que a literatura desempenha um papel essencial no processo de alfabetização das crianças, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e emocionais, como também, afirmar que a atuação do professor como mediador do texto literário nos anos iniciais, tem significativa importância para o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela literatura. Sua atuação vai além de apresentar textos: ele facilita a interação entre os estudantes e as obras literárias, promovendo experiências de leitura significativas e reflexivas. Por fim, a literatura não apenas contribui para o desenvolvimento técnico da alfabetização, mas também para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de interpretar e transformar a realidade.