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Navegando por Autor "Silva, Luisa de Marilac de Castro"

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    Dissertação
    Concepções e práticas dos profissionais que atuam na educação infantil diante da violência doméstica contra crianças de zero a cinco anos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-29) Silva, Luisa de Marilac de Castro; Lima, Rita de Lourdes de; ; http://lattes.cnpq.br/4393150155693864; ; http://lattes.cnpq.br/3495125329916018; Guerra, Eliana Costa; ; http://lattes.cnpq.br/4235304768982007; Russo, Gláucia Helena Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773965P6
    O estudo apresenta a problemática da violência doméstica contra crianças de zero a cinco anos no contexto dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) no município de Natal-RN. Constitui-se em uma análise sob o enfoque teórico-metodológico de base qualitativa, na perspectiva de totalidade, tendo como pressuposto a violência doméstica contra crianças nas suas dimensões sociais, legais, histórico-culturais que norteiam o tema. Objetiva investigar se os profissionais que atuam na Educação Infantil são capazes de identificar possíveis situações de violência doméstica contra crianças que se encontram sob sua responsabilidade e ainda se, em casos de suspeita ou identificação de casos concretos sabem quais encaminhamentos devem ser adotados. O percurso estabelecido entre conhecimento e método envolve: análise conceitual sobre a infância, a educação infantil e a violência doméstica contra crianças, além da realização de grupos focais com os participantes da pesquisa com os respectivos registros em diário de campo. Apreendem-se nesse estudo as contradições existentes no enfrentamento da violência doméstica contra crianças. Mesmo tendo conhecimento teórico sobre a temática, os profissionais não conseguem dar os encaminhamentos adequados no sentido de proteger a criança e fazer cessar a violência. Identifica-se que as condições objetivas de trabalho dos profissionais que atuam nos CMEI, associadas ao pouco conhecimento sobre a temática, contribuem para os não encaminhamentos. Conclui-se que se faz necessário o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação, sem esquecer de que todas as ações têm limites, visto que a violência doméstica contra a criança está também relacionada a questões estruturais da sociabilidade capitalista.
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    Tese
    Entre o desejável e o possível: a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte: 1909-1937
    (2016-02-29) Silva, Luisa de Marilac de Castro; ; ; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    Esta tese propõe-se investigar a organização da EAA-RN (Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte) no período de 1909 a 1937, buscando compreender a sua materialidade, pelas incursões aos arquivos, pelas fontes selecionadas, pelo diálogo entre o entendimento de história das instituições educativas e seus agentes com a cultura escolar (ou práticas, na acepção de Roger Chartier). As fontes selecionadas foram: leis, decretos e regulamentos, mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte, Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, correspondências e fotografias. Na análise das fontes documentais utilizamos as noções de agentes e sujeitos, em nossa pesquisa identificados como servidores e aprendizes/estudantes e cultura escolar. Compreendemos que houve um distanciamento entre o desejável, explicitado na legislação e o possível, revelado na cultura escolar/práticas educativas da instituição.
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    Dissertação
    Um modelo descritivo para auxiliar o acompanhamento da evasão escolar nos cursos técnicos e superiores no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus do São Gonçalo do Amarante
    (2019-10-18) Silva, Everson Mizael Cortez; Gomes, Apuena Vieira; ; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; Silva, Luisa de Marilac de Castro;
    Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) têm como função a transformação social da região na qual está inserido, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Pensar soluções que melhorem o aproveitamento ou evitem uma perda maior dos recursos destas instituições tem se tornado cada vez mais necessário. Uma proposta é reduzir a evasão escolar, uma vez que o orçamento que recebem está relacionado à quantidade de matrículas ativas que possuem. O campus São Gonçalo do Amarante (SGA) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) apresentou em seus cursos presenciais ativos e regulares, no período de 2015 a 2017, as taxas médias de evasão de 13,4% para os cursos de nível técnico e 31,5% para os superiores. Esses valores estão acima das metas previstas no Plano Estratégico de Permanência e Êxito da instituição e do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Diante desse cenário, esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo descritivo para auxiliar a gestão do campus SGA do IFRN nas tomadas de decisões que visem à redução da evasão dos alunos do curso de nível médio Técnico Integrado de Informática (TII) e do curso de nível superior de Tecnologia em Redes de Computadores (TRC). Para isso, foram extraídos do sistema acadêmico da instituição dados acadêmicos, socioeconômicos, demográficos, participação em projetos de pesquisa e extensão e participação em programas de assistência estudantil. Esses dados foram organizados em categorias de acordo com os fatores que influenciam a evasão. A partir desses dados foram utilizadas técnicas de mineração de dados seguindo a metodologia CRISP-DM para se descobrir padrões implícitos e possíveis correlações entre eles, com o auxílio do software Orange. Foram analisados trabalhos similares que tinham como o foco em compreender ou propor soluções para o problema da evasão escolar utilizando técnicas de mineração de dados e alguns deles foram capazes de prever a evasão de alunos com taxas de acerto superiores a 85%. Com uso da Análise Exploratória dos Dados (AED) a partir de técnicas de visualização de dados, observou-se que os alunos com as mais diversas características evadem, no entanto, foram encontrados padrões em que a probabilidade de evasão no curso TII é maior, por exemplo, quando ele ingressa na instituição com mais de 16 anos ou quando reprova mais de quatro vezes nas disciplinas. Para avaliar quais atributos estão mais relacionados entre si, foram utilizados os algoritmos de árvore de decisão, pois por meio deles é possível verificar as regras que estão sendo utilizadas para classificar a situação de um aluno como evadido ou não. A partir disso, foi desenvolvida a ferramenta Lince que possibilita realizar o acompanhamento do aluno com foco nas regras e atributos que foram detectados como mais relevantes para a evasão e, assim, auxiliar nas proposições das ações que visem combatê-la.
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    Dissertação
    Problemas de sono, ansiedade, depressão e suporte social em adolescentes de uma instituição federal de ensino
    (2019-02-27) Manso, Roberta Keile Gomes de Sousa; Souza, Jane Carla de; ; ; Severo, Ana Kalliny de Sousa; ; Silva, Luisa de Marilac de Castro; ; Melo, Paula Rocha de;
    Os adolescentes apresentam um atraso nos horários de dormir e acordar, decorrente de mudanças biológicas e sociais vivenciadas nesta fase. Em contrapartida, a maioria das escolas iniciam as aulas pela manhã o que se torna um desafio temporal para o estudante, acarretando privação e má qualidade de sono, e sonolência diurna. Somado a isso, a adolescência é uma fase de descobertas, da busca de autonomia sobre decisões, emoções e ações, o que pode acarretar sintomas de ansiedade e depressão. Neste contexto, a satisfação com o suporte social pode contribuir para o enfrentamento destes problemas da adolescência, visto que o suporte recebido pelos amigos, familiares, vizinhos e grupos sociais pode construir e fortalecer a satisfação do indivíduo e impactar positivamente na saúde. Portanto, considerando que os adolescentes apresentam problemas de sono, sintomas de ansiedade e depressão, e que o suporte social está relacionado com a saúde, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a percepção da satisfação com o suporte social, com a qualidade e duração do sono, sonolência diurna, ansiedade e depressão em adolescentes de uma instituição federal de ensino. A amostra foi de 385 estudantes do ensino médio de cursos técnicos, que preencheram a Escala de Satisfação com o Suporte Social, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a Escala Pediátrica de Sonolência Diurna, a Escala de ansiedade e depressão e a Ficha de Identificação de problemas de saúde. A idade média dos participantes foi de 16,3 ± 1,0 anos, de ambos os sexos (♂ = 43,1%, ♀ = 56,9%) que estudam nos turnos matutino (55,3%) e vespertino (44,7%). Os adolescentes avaliaram o suporte social geral como médio (47,6 ± 12,1), sendo a satisfação com os amigos a mais favorecida (17,30 ± 4,74) e a satisfação com as atividades sociais a mais prejudicada (7,59 ± 2,98). A má qualidade do sono foi observada em 71,2% dos adolescentes, com escore médio de 7,17 ± 2,72. A média observada de sonolência diurna foi de 18,31 ± 4,90. Com relação aos horários de sono, os adolescentes apresentaram tempo na cama médio de 6:42 ± 1:18 h, hora de levantar e deitar de 6:25 ± 1:28 h e 23:06 ± 1:25 h, respectivamente. A partir da regressão linear múltipla hierárquica, foi possível observar que o suporte social baixo está associado a má qualidade do sono, a maiores escores de sonolência diurna e a maior probabilidade dos adolescentes apresentarem sintomas de ansiedade e depressão. A partir destes resultados, vale ressaltar a importância de desenvolver estratégias de saúde integral para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas voltadas ao reconhecimento do adolescente como ativo e participativo e que possam contribuir com a melhoria do suporte social, diminuir os problemas de sono e de saúde mental em adolescentes, visando uma melhor qualidade de vida.
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