Navegando por Autor "Silva, Lenina Lopes Soares"
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Dissertação Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais(2017-02-02) Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Nunes, Albino Oliveira; ; Mendes, Iran Abreu; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida;A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).Tese Análise da relação literatura e sociedade em Antônio Cândido e Raymond Williams: interpretando os fatores sociais que atuam sobre a obra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-29) Carvalho Júnior, Rosano Freire; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/7510071765201422; Silva, Anaxsuell Fernando da; ; http://lattes.cnpq.br/5102487999559634; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Morais Neto, João Batista de; ; http://lattes.cnpq.br/2497394614720284; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702O modo de analisar a literatura a partir de sua relação com o mundo social sempre foi um problema caro à sociologia da cultura. A partir do segundo quartel do século XX, a necessidade de construir uma teoria que associasse interpretação sociológica e análise formal se impôs aos pensadores da área. As maneiras pelas quais Raymond Williams e Antonio Candido realizaram essa tarefa são dois dos capítulos mais fecundos dessa tradição de pensamento. O presente trabalho buscou realizar uma análise comparativa entre os dois pensadores, visando elucidar como cada um deles concebe a relação da literatura com a sociedade e como os fatores sociais devem entrar na análise de uma obra literária. Para tanto, realizou-se uma leitura crítica de Literatura e Sociedade e O Discurso e a Cidade, de Antonio Candido, e Marxismo e Literatura e O Campo e a Cidade, de Raymond Williams, obras nas quais eles expõem suas respectivas visões acerca do fenômeno literário e exercitam suas análises críticas. Procurando expor as principais semelhanças e divergências dos pensadores e buscando uma reconstrução de seus programas teóricometodológicos em termos dos objetivos a que se propõem e dos resultados que alcançam, o presente trabalho apontou para uma não equivalência entre as propostas de Candido e Willimas porque elas diferem no modo de conceber e analisar os fatores sociais que atuam sobre a obra literária.Dissertação A Associação de Professores do Rio Grande do Norte e as ideias pedagógicas difundidas no Grupo Escolar Antônio de Souza (1920-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-19) Alves, Amanda Vitória Barbosa; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/8687942591588378; Menezes, Antônio Basilio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Silva, Lenina Lopes Soares; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Buscamos com este trabalho conhecer as ideias pedagógicas defendidas pela Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN) e disseminadas no Grupo Escolar Antônio de Souza, entre 1920 a 1930, data inicial de criação da APRN e final da Primeira República. A reabertura da Escola Normal de Natal nos primeiros anos do século XX possibilitou o aumento de professores formados em campo, contribuindo para a necessidade de fundação de uma agremiação do magistério a fim de defender os interesses da categoria e colaborar com o governo no combate ao analfabetismo. A criação da revista Pedagogium (para instrução dos professores associados) e a instalação do Grupo Escolar Antônio de Souza (para alfabetizar a população natalense no bairro de Tirol) contribuíram na divulgação das ideias pedagógicas de dirigentes e sócios da APRN. Utilizamo-nos da pesquisa documental e bibliográfica, e como aporte teórico a perspectiva da História Cultural que permitiram a reflexão sobre determinadas realidades sociais construídas bem como dos acontecimentos históricos relacionados (CHARTIER, 1990). As fontes da revista Pedagogium (1921-1927), os Atos e Resoluções da Instrução Pública do Rio Grande do Norte, o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1914 e 1925), Livros de Matrículas das Escolas Subvencionadas do Estado (1924-1925) e Anais das Semanas Brasileiras de Educação (1929-1930) foram localizados em acervos físicos públicos como o Arquivo Público do Estado (APE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTERN), a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (BCCSA), em acervos particulares e em acervos digitais como o Laboratório de História e Memória da Educação (LAHMED). Ao analisarmos as fontes, dialogamos com Chartier (1990), que nos permitiu compreender algumas representações das instituições estudadas; Certeau (1990), as práticas cotidianas nos espaços partilhados; Elias (2001), no que se refere às configurações sociais de determinado grupo; Saviani (2008), para entender o que são ideias pedagógicas e Julia (2001) na compreensão da cultura escolar. Consideramos que o funcionamento compartilhado de espaço físico entre o Grupo Escolar Antônio de Souza e a Associação dos Professores (APRN) permitiu a disseminação de ideias educacionais modernas oriundas do primeiro momento republicano brasileiro e a aplicabilidade de práticas pedagógicas entre essas instituições, numa relação de interdependência recíproca.Dissertação Avaliação do IDEB: um estudo do processo avaliativo da segunda etapa do ensino fundamental no Brasil nos anos de 2013 a 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-20) Leandro, Andréa Peixoto; Santos, Anderson Cristopher dos; http://lattes.cnpq.br/9314022204497649; http://lattes.cnpq.br/2405101002488560; Gomes, Sandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/4344381187418239; Silva, Lenina Lopes SoaresA pesquisa tem como objeto de estudo o processo avaliativo da segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º0 no Brasil, no período dos anos de 2013, 2015 e 2017. Os anos de referência apresentam um decréscimo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, nos anos finais do ensino fundamental na maioria dos estados e no Distrito Federal, ao passo que, nos anos iniciais observa-se que as médias continuam em crescimento. O que suscita a seguinte pergunta: quais fatores contribuíram para que os resultados da segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º) ficassem abaixo das médias projetadas nos anos de 2013 a 2017? Assim, tomou-se como objetivo geral, analisar os fatores que contribuíram para que as médias do IDEB tivessem um decréscimo entre as edições. Estabelecendo como objetivos específicos, realizar levantamento dos dados, analisar o processo histórico e institucional que levou à criação do IDEB como Índice de qualidade educacional; verificar os dados obtidos no IDEB em suas edições mais críticas, ou seja, 2013, 2015, 2017, verificando se houve influência das instituições governamentais nesse processo. Como metodologia, a pesquisa utiliza o modelo qualitativo, Process Tracing, que possibilita desenvolver e testar hipóteses a partir da identificação e análise de evidências, com a técnica de Mecanismos Causais, para identificar as causas relacionadas aos resultados das avaliações da segunda etapa do ensino fundamental. O trabalho faz um breve histórico do processo avaliativo no Brasil, principalmente a partir de 1990, década de aprimoramento das avaliações até a criação do IDEB em 2007; discorre-se sobre a Prova Brasil, suas principais leis e seu processo de aplicação e as diferenças entre Prova Brasil e PISA; e traz a análise do IDEB dos estados e os projetos e programas educacionais realizados pelas instituições governamentais e, a verificação da hipótese da pesquisa, a partir da técnica de Mecanismos causais.Tese Brincar, atividade humana e ferramenta pedagógica no contexto escolar da região metropolitana de natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Estácio, Mércia Maria de Santi; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140; Silva, Lenina Lopes Soares;Versa esta tese sobre o uso de ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Natal (RMN), contribuindo para o ensino e a aprendizagem dos alunos da educação básica nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Partimos do pressuposto de que o brincar seja uma atividade/necessidade humana, implicando, portanto, no desenvolvimento adequado das crianças nos aspectos físico, psíquico, biológico, cultural, social e histórico. Consideramos a mediação exercida pelo professor em sala de aula, bem como a afetividade existente entre docente e discente, condições sine qua non para que o processo de ensino e de aprendizagem se concretize. Em termos teóricos, colaboraram os seguintes autores: Paulo Freire, com sua visão dialógica; Lev S. Vygotsky, que afirma que aprendemos e por isso nos desenvolvemos; Pierre Bourdieu e o seu conceito de habitus, compreendido como algo incorporado e, como tal, processual, e do capital cultural que precisa ser alimentado e (re)significado na escola; Luiz Pereira, Bernard Lahire e Gilles Brougère, além de outros autores que trouxeram suas contribuições teóricas. O campo empírico da pesquisa foi composto pela Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, e da Escola Municipal José Horácio de Góis, localizada na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal (RMN). Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação-colaborativa como possibilidade de participação efetiva dos sujeitos da pesquisa, imputando-lhes voz e atuação no processo, e não apenas considerando-os como observadores. Os resultados encontrados sinalizam a eficácia das ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico para a aprendizagem dos alunos, mas que por si só não são capazes de resolver todos os problemas da escola. Assim, outros encaminhamentos precisam ser assegurados, como o planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola e na sala de aula, orientação pedagógica sistematizada para o corpo docente, participação/envolvimento da família na vida escolar dos alunos, dentre outras ações que necessitam ser ponderadas para que a educação cumpra seu papel e promova a emancipação do sujeito, pois, na perspectiva libertadora freiriana, a leitura de mundo precede a leitura da palavra"Tese A concepção de humanização no contexto da formação médica: o caso da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Souza, Antonia Nubia Oliveira Alves de; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; ; http://lattes.cnpq.br/7058321240660899; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://lattes.cnpq.br/7706483469232827; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Fernandes, Suzana Carneiro de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/6128746651032614Este estudo busca compreender os aspectos relacionados à concepção de humanização que contribuem para uma formação humanizada no Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de entrevista não estruturada ao grupo de 6 docentes e aplicação de grupo focal e observação participante em três grupos de 10 estudantes dos 2º, 4º e 6º períodos do curso. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática categorial, da qual surgiram duas categorias: Tendências de Mudanças e Incipientes Mudanças. Na primeira, identificamos os aspectos relacionados à realidade social baseando-se na realidade vivida pelos docentes e os discentes em seu campo de atuação; as competências como estimulação ao saber reflexivo e crítico dos discentes, através dos incentivos docentes; e aprender a aprender como forma de suscitar a capacitação docente voltada para o processo da aprendizagem e avaliação dos discentes. Em relação à segunda, percebemos aspectos positivos e negativos. Nas atividades positivas, constatamos ações e atitudes determinantes para a evolução das propostas curriculares, enquanto que nas atividades negativas, verificamos pontos destoantes entre os diálogos dos discentes e docentes em relação ao processo da formação médica com visão humanizada. Por fim, obtivemos pontos de acentuada discrepância entre os períodos investigados. Todavia compreendemos que os dados do estudo corroboraram para o encontro das propostas delineadas acerca do que foi percebido entre a visão dos docentes e a dos discentes em relação ao processo de formação vinculado à concepção de humanização, caminhando, mesmo de maneira incipiente, em prol de uma formação médica mais humanizada e centrada no ser humano.Tese A condicionalidade escolar do Programa Bolsa Família na Região Metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-07) Bezerra, Tiago Souto; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; ; http://lattes.cnpq.br/5719399095601077; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Aguirre, Moises Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/5457263655417572; Silva, Ângelo Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/5105554142306869; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Em 2003, entrou em vigor no Brasil o Programa Bolsa Família - PBF a partir da vigência deste programa, famílias em situação de pobreza e extrema pobreza puderam contar com recursos financeiros mensalmente. Para receber o dinheiro a família tem que cumprir condições nas áreas da assistência social, saúde e educação. A condicionalidade escolar consiste na exigência de matricular os filhos na escola e garantir que eles sempre estejam presentes, ou seja, não podem faltar. Essa condicionalidade escolar colabora com outras inciativas que visam combater a exclusão escolar da população em situação de pobreza. A escola é analisada por um lado como reprodutora das desigualdades sociais e por outro como criativa e inovadora podendo colaborar para equalização social. A educação formal é um processo que se desenvolve sistematicamente da etapa inicial do ensino infantil, fundamental, médio e superior, ao longo de vários anos. Particularmente a trajetória escolar dos alunos atendidos pelo PBF foi analisada nesta pesquisa de tese a partir da seguinte pergunta: Como a condicionalidade escolar do PBF enquanto regra de permanência no programa pode contribuir na escolarização dos filhos da população mais empobrecida nos municípios da Região Metropolitana de Natal? Tendo a seguinte hipótese: A condicionalidade pode colaborar para o desenvolvimento de um ethos escolar entre os alunos da Região Metropolitana de Natal beneficiários do programa ao longo de sua trajetória na educação básica. Metodologicamente as escolas com mais de 50% de alunos atendidos pelo PBF quanto ao cumprimento da condicionalidade escolar do programa entre os anos de 2008 e 2016, ou seja, durante toda uma trajetória de 9 anos de ensino fundamental. Os resultados nas escolas analisadas mais de 90% dos alunos cumpriram a exigência de não faltar às aulas, além disso, registraram uma média de evasão e reprovação, durante esse mesmo período abaixo de 5%. A pesquisa demonstrou ainda que a condicionalidade escolar do PBF colaborou no desenvolvimento do ethos escolar, ou seja, ao promover uma boa vontade em relação à escola, colaborando como fator positivo no processo de inclusão escolar da população em situação de pobreza urbana. Porém a escola não é uma instituição isolada ao, ao contrário, ela se relaciona com as hierarquias sociais e no caso desta pesquisa de tese, a segregação urbana que advém dessas hierarquias, interferem no processo de distribuição das estruturas de oportunidade escolar disponíveis. A qualidade das escolas se diferencia de acordo com as regiões da metrópole, tendo por um lado instituições com programas de suplementação escolar que garante a permanência dos alunos em tempo integral com reforço escolar, aulas de música, artes e educação física, transporte escolar, estruturas de biblioteca, sala de informática, sala de leitura.Dissertação Conhecimentos alternativos e ecologia dos saberes: o difícil diálogo do sistema de saúde oficial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-28) Chêne Neto, Guilherme Bemerguy; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; ; http://lattes.cnpq.br/9611578252674797; Gico, Vânia de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7539570452372582; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Furtado, Lourdes de Fátima Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/1828475659148260O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a situação do diálogo entre duas das formas de se pensar o processo saúde-doença: a medicina tradicional e a medicina científica, sendo essa última representada pelo Sistema Único de Saúde, mais especificamente por uma Equipe de Saúde da Família. Partindo do questionamento “qual o papel de cada sistema de saúde no que concerne aos males da saúde e na prevenção de doenças?”, quer-se verificar se há a realização da “Ecologia dos Saberes”, discutida por Santos (2007), nessas duas maneiras de se pensar e fazer saúde, onde cada uma, com suas (im)possibilidades, age diretamente no cotidiano do locus da pesquisa: o Distrito de São João do Abade, no Município de Curuçá/PA, e a Equipe de Saúde da Família Abade, localizada nesse Distrito. Esse estudo foi realizado a partir de instrumentos de coleta de dados como a pesquisa de campo, observação direta e entrevistas semi-estruturadas (HAGUETTE, 1997) e aportada teoricamente em alguns dos conceitos-chave mais utilizados pelas Epistemologias do Sul, onde destacamos a “Ecologia dos Saberes” (SANTOS, 2007); o “trabalho de Tradução” (SANTOS, 2008); a “Sociologia das Ausências e Sociologia das Emergências” (SANTOS, 2004); o conceito de “Saúde-Doença” (MINAYO, 1988); e discussões acerca dos “Saberes da Tradição” (ALMEIDA, 2010; RAMALHO e ALMEIDA, 2011). A Estratégia Saúde da Família foi pensada através dos olhares de Guedelha (2008) e Vilar et al. (2011), onde a essa permeará a discussão sobre o conceito de “Medicina Comunitária” (DONNANGELO e PEREIRA, 1976) como auxílio importante na busca da “Ecologia de Saberes” na Estratégia Saúde da Família.Tese “Currículo encarnado”: cartografia simbólica e afinidades pós-coloniais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-30) Lima, José Gllauco Smith Avelino de; ; http://lattes.cnpq.br/3606354737293761; ; http://lattes.cnpq.br/6178842222835099; Silva, Antonio Fernando Gouvêa da; ; http://lattes.cnpq.br/9621931288117213; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Aragão, Marta Genu Soares; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869Esta tese possui como objetivo principal refletir acerca dos elementos conceituais definidores do conceito currículo encarnado, concepção curricular identificada a partir da análise em torno da racionalidade empregada no trabalho de doutoramento do Professor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, intitulado A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas, escrito e defendido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2004. Debruçamo-nos, também, sobre a problematização das afinidades entre as teorias pós-coloniais - perspectivas analíticas voltadas para a discussão em torno da colonialidade e seus efeitos na tessitura social contemporânea - e o conceito currículo encarnado. Argumentamos que as reflexões presentes no trabalho supracitado trazem um conceito de currículo articulado com base em três elementos conceituais simbióticos, a saber: a negatividade, o diálogo e a práxis, os quais, ao endossarem a possibilidade de uma prática curricular entranhada no contexto de vida dos sujeitos, apresentam algumas inclinações pós-coloniais que propiciam a problematização sobre manifestações neocoloniais na esfera curricular, delineando uma crítica ao modus operandi do colonialismo, particularmente, em sua dimensão cultural e epistêmica da qual a educação é indissociável. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico a cartografia simbólica, estratégia de construção do conhecimento sistematizada por Boaventura de Sousa Santos, a qual nos permitiu a construção de mapas interpretativos que possibilitaram a simbolização do universo que se almejou compreender, qual seja, as categorias conceituais citadas acima, as quais, em nosso entendimento, fundamentam o conceito currículo encarnado. Nessa direção, nos ancoramos em um diálogo profícuo com a abordagem teórica de Paulo Freire e de alguns de seus intérpretes no que tange à discussão sobre currículo, especialmente as reflexões desenvolvidas por Antonio Fernando Gouvêa da Silva, e com autores cujos desdobramentos teóricos ressoam em perspectivas de humanização, justiça e emancipação social, dentre os quais destacamos: Theodor Adorno, Hugo Zemelman, Wilfred Carr, Adolfo Sánchez Vázquez, entre outros. Buscamos, de igual maneira, nas contribuições de autores considerados pós-coloniais, como Hugo Achugar, Gayatri Spivak, Boaventura de Sousa Santos e Enrique Dussel, para citar alguns, as razões pelas quais consideramos o currículo encarnado como um lugar de enunciação político-pedagógico, propiciador de uma práxis educacional que se engaja em um trabalho curricular de tradução da realidade com o intuito de nela enxergar aquilo que oprime para, então, suscitar a construção de um currículo escolar como projeto de conscientização para libertação em relação ao que é injusto e desumano. Consideramos, por fim, que o êxito dessa tradução curricular encarnada implica a ampliação do número de falantes mobilizados na produção de um conhecimento que anseie pela emancipação social e contribua para o enriquecimento das capacidades humanas quanto à manutenção da vida e da dignidade das pessoas.Dissertação O discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do RN (1908-1925)(2016-07-29) Amorim, Hananiel de Souza; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; ; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4223328278394193; Paiva, Marlucia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Esta Dissertação tem por objetivo investigar a presença do discurso higienista para os Grupos Escolares na legislação educacional do Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1908-1925. Para tanto, partimos da hipótese de que a influência do discurso higienista na legislação expressa um projeto de modernização na sociedade que se vincula através dos Grupos Escolares. Quanto ao referencial teórico-metodológico adotamos como instrumento para o trabalho investigativo as teorizações de Michel Foucault para análise do discurso presente na legislação educacional norte-rio-grandense, considerando compreensão da relação de discurso e poder a partir do caráter regulador da legislação; e também os conceitos de normalização e biopolítica. As principais fontes foram: Leis, Decretos, Relatórios, Mensagens Governamentais, Regulamentos, Regimentos e os Programas de ensino. Dessa maneira, constatamos que a prática discursiva que se examinou na legislação norte-rio-grandense, foi um meio para compreender o momento sócio-político, histórico e educacional permeados por relações de poder que buscava utilizar os Grupos escolares como dispositivos higienistas para contribuírem com a erradicação dos problemas herdados do regime monárquico e transformar os indivíduos em cidadãos disciplinados, dóceis, civilizados, fortes, saudáveis, higienizados, higienizadores para uma nação civilizada , moderna.Dissertação Ensino de ciências e sustentabilidade: uma proposta didática abordando o tema lixo(2018-02-21) Vasconcelos, Laryssa Câmara; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Mendes, Iran Abreu; ; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; Nunes, Albino Oliveira; ; Silva, Lenina Lopes Soares;Nas últimas décadas, temáticas ambientais vêm sendo discutidas no campo educacional considerando inúmeras preocupações com o futuro do planeta. Diferentes estudos têm sinalizado propostas que apresentam atividades didáticas que abordam diferentes temáticas. Nesta pesquisa, investiga-se uma experiência em sala de aula com o uso da temática sobre lixo e o conceito de sustentabilidade a partir de um problema autêntico a ser discutido em aulas de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública Municipal da cidade de Natal-RN, com alunos participantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os objetivos incluíam elaborar uma proposta didática para se trabalhar o tema lixo, considerando os impactos que podem causar à comunidade escolar. O bairro das Quintas, lócus da pesquisa, apresenta sérios problemas relacionados ao acúmulo de lixo em todo o entorno da Escola. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e descritiva. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário, uma entrevista estruturada e um diário de campo. Os resultados dos questionários mostram que a maioria dos alunos não conhecia o termo sustentabilidade e questões relacionadas ao lixo raramente eram discutidas. Durante a aplicação da sequência didática foi possível perceber o entusiasmo e o compartilhamento das ideias discutidas em sala sobre o tema em estudo. Na entrevista, muitos foram os relatos dos moradores do bairro evidenciando a grande preocupação com problemas de saúde que são decorrência do lixo acumulado. A entrevista, realizada pelos alunos junto a moradores do bairro, foi à atividade que despertou nos alunos o espírito de autonomia no momento em que eles foram a campo, sendo considerada a atividade realizada por eles com maior entusiasmo. No diário de campo, foram registradas observações das falas e ações dos alunos e, assim, foi perceptível o quanto os alunos reconheceram a abordagem como inovadora, discutindo uma problemática local em aulas de Ciências. Por fim, reiteramos a necessidade de se trabalhar assuntos relacionados ao Meio Ambiente em salas de aula, com o intuito de instigar o aluno a desenvolver uma consciência ambiental e ter atitudes responsáveis com relação ao seu meio.Dissertação Entre a vida e a obra: música e religião em Max Weber(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-22) Costa, Joicy Suely Galvão da; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/1448424746723079; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; Silva, Lenina Lopes Soares;Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre música e religião na vida e obra de Max Weber, em uma perspectiva que alia suas produções intelectuais em Sociologia, nos subcampos da religião e da arte. Desenvolvemos a investigação revisitando o conceito de racionalização, presente no pensamento weberiano, discutindo também de que modo a música e a religião, enquanto esferas distintas da vida, protagonizam conflitos e alianças e constroem atitudes particulares de ação no mundo, tendo o surgimento de uma racionalidade baseada no cálculo uma posição central para compreender a construção da técnica musical no Ocidente e a autonomização do gozo estético do gozo religioso, anteriormente vinculados. No que concerne ao procedimento de análise, construímos uma cartografia simbólica, conforme Santos (2000), de obras selecionadas de Max Weber, como Rejeições religiosas do mundo e suas direções (1982), entre outras. Com a atividade, identificamos aproximações e distanciamentos entre música e religião no pensamento desse autor. Consideramos que as dimensões estudadas encontram importância nas análises weberianas da constituição da sociedade moderna e seu sistema cultural, apresentando dois enfoques distintos do problema da racionalização do ocidenteTese A Escola Modelo Benedito Leite no contexto de produção da educação moderna em São Luís (1900-1920)(2016-07-28) Segadilha, Delcineide Maria Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; ; http://lattes.cnpq.br/4517242437763711; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4899348345631072; Nunes, Iran de Maria Leitão; ; http://lattes.cnpq.br/2313634756775278Constitui objetivo geral desta pesquisa, analisar aspectos da cultura escolar da Escola Modelo Benedito Leite em São Luís-Ma, entre 1900 e 1920, atentando à relação desta escola com o contexto de produção da educação moderna em São Luís-Ma, durante o processo de implementação da República brasileira, para responder ao problema: em que medida a Escola Modelo Benedito Leite (1900-1920) contemplou a concepção de educação que teve sua implementação intensificada pelo ideário republicano instituído no Brasil? Partimos do pressuposto de que esta escola, neste recorte temporal, considerando suas especificidades, materializou uma cultura escolar validada pela instituição do ensino científico e patriótico, relacionado à ideia de progresso e nova moralidade, estruturada sobre atributos como controle, hierarquia e seletividade, características da representação de educação moderna instituída no Brasil, durante os primeiros anos da República. O recorte temporal justifica-se por ser 1900 o ano do início do funcionamento da Escola Modelo Benedito Leite, e 1920 o início da segunda fase da institucionalização dos grupos escolares no Maranhão. Situamos esta pesquisa na dimensão da História Cultural, em Roger Chartier; no domínio da História da Educação; no campo temático da cultura escolar em Viñao Frago; e numa abordagem qualitativa, visto procurarmos realizar uma inter-relação com o macro, na medida em que abordamos nosso objeto de estudo numa relação com contextos maiores, como o político, o educacional e o econômico. Quanto aos procedimentos de constituição dos dados empíricos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomamos como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910). Quanto à documental, examinamos correspondências e relatórios anuais da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão; mensagens do governo do Estado ao Congresso Legislativo; e jornais da época. Como resultado, compreendemos que a Escola Modelo Benedito Leite, considerando-se os limites, entre 1900 e 1920, foi a instituição pública de educação primária que realizou, em São Luís-MA, a institucionalização de uma cultura escolar conformada por propriedades como assepsia, rigor, hierarquia, controle e seletividade, características representativas do modelo de educação moderna instituída no Brasil durante o processo de estabelecimento do regime republicano.Tese As estatísticas do ensino de 2° grau: elemento legitimador de poder?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-30) Carlos, Nara Lidiana Silva Dias; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0001-5359-7208; http://lattes.cnpq.br/3621958893761776; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Moura, Dante Henrique; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; Cavalcante, Ilane Ferreira; Silva, Lenina Lopes Soares; Gil, Natalia de LacerdaEsta tese tem como objeto de estudo as estatísticas de ensino de 2º grau e objetiva analisar a estatística educacional como elemento legitimador de governamentalidade nos governos ditatoriais entre os anos de 1971 e 1985 no Brasil. Temos como argumento de tese que a relação estabelecida entre as estatísticas educacionais do ensino de 2º grau e os discursos produzidos sobre elas serviram de manutenção/legitimação da governamentalidade dos presidentes do Brasil no período em foco. Para comprovarmos essa hipótese, temos como problemática central: como a relação entre as estatísticas do ensino de 2º grau, durante os anos de 1971 a 1985, e os discursos produzidos sobre elas, foram utilizados para legitimar a governamentalidade dos presidentes? E como problemáticas secundárias: como ocorreu a institucionalização das estatísticas educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no Ministério de Educação e Cultura (MEC)? De que maneira ocorria a produção das estatísticas educacionais no MEC? Como as estatísticas sobre educação e o ensino de 2º grau são tratadas e/ou relatadas nas Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional? Como se dava as propagandas das estatísticas do ensino de 2º grau nos meios de comunicação impressos? Eram utilizados para justificar ações governamentais? No que concerne ao método utilizamos o método histórico e a história serial. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análises de documentos coletados em arquivos virtuais como: Portal Domínio Público no qual coletamos os Livros Sinopses; o site da Universidade de Chicago, denominado Center for Research Libraries Global Resources Network, espaço no qual encontramos as Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional; site da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Site da Revista Brasileira de Estatística; o site da Biblioteca Digital da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (SEADE), local onde encontramos a série Ensino no Brasil e a Hemeroteca Digital Brasileira. Este trabalho tem como referências teóricas a teoria da história, a história política, as estatísticas como elementos não neutros que compõem um conhecimento relativo sobre a sociedade, as relações entre Estado e cultura, a análise do discurso e a educação profissional, tendo como base os autores: Rusen (2010); Chaunu (1976, 1987); Bourdieu (1989, 2004); Rémond (2003); Cardoso e Vainfas (2012); Besson (1995); Desrosières (1995) Foucault (1999, 2002, 2004, 2006) e Chartier (2002). Essa pesquisa nos possibilitou concluir que as estatísticas educacionais e as do ensino de 2º grau foram usadas para justificar ações governamentais, o que demonstra o uso dessas estatísticas para a manutenção da governamentalidade. Outro ponto que identificamos é que a produção estatística, no que concerne à educação e, mais especificamente, ao ensino de 2º grau, não guardam características homogêneas no que diz respeito às categorias; os Livros Sinopses demonstraram uma grande variação das categorias e temáticas presentes, bem como também não foi possível identificar, no período estudado, uma divulgação periódica das estatísticas educacionais. No que concerne à divulgação e ao uso, podemos identificar que esses dois elementos andam entrelaçados e, muitas vezes, como no caso das Mensagens Presidenciais ao Congresso Nacional, são estratégias utilizadas nas falas dos presidentes. A análise dos Livros Sinopses demonstra o uso do discurso sobre as estatísticas educacionais, pois ao mesmo tempo em que divulgam as estatísticas também a engrandecem, tratando-a como uma verdade absoluta e não como um conhecimento relativo que manipula a sociedade.Tese Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de licenciatura em matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-11) Sousa, Enne Karol Venancio de; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; ; http://lattes.cnpq.br/9573274623612511; Oliveira, Cristiane Coppe de; ; http://lattes.cnpq.br/1337700960486255; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Pontes, Mércia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Melo, Severino Barros de; ; http://lattes.cnpq.br/0026299625210675Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas.Dissertação Um estudo sobre o ensino de evaporação no contexto ciência, tecnologia e sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-31) Bezerra, Maria Emília Barreto; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; ; http://lattes.cnpq.br/6614347906370417; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Neste trabalho de Dissertação propõe-se o ensino do tema evaporação a partir da abordagem CTS porque acreditamos que esse tipo de enfoque é capaz de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais crítica e consciente do fazer científico. Além disso, é possível mostrar aos alunos a importância deles, como cidadãos, nas tomadas de decisões que visem beneficiar a todos que fazem parte da comunidade a qual pertencem. Nessa perspectiva, aborda-se o tema Evaporação numa região caracterizada pela constante falta de água para o consumo, o município de Santa Cruz/RN, porque, apesar da criação de açudes para regularizar a vazão dos rios e aumentar a disponibilidade de água nos períodos de escassez, sabemos que esses reservatórios apresentam uma grande superfície líquida livre que permite elevada perda de água por evaporação. Dessa forma, a evaporação afeta o rendimento dos reservatórios para abastecimento e irrigação, sendo um fenômeno de especial interesse para estudo. Para tal, foi aplicado um questionário com o intuito de identificar as concepções prévias dos alunos sobre o tema. Em seguida, foi elaborado e realizado um Workshop voltado para os alunos da Licenciatura em Física do Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A realização do Workshop serviu como espaço para a discussão sobre o tema dentro do contexto do município de Santa Cruz/RN. Como produto, sugerimos aos professores de Física um guia com recomendações que devem ser levadas em conta quando forem ensinar esse tema.Dissertação Física do meio ambiente como disciplina nas licenciaturas em física: proposta de uma unidade didática para ensinar efeito estufa e aquecimento global(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-31) Almeida, Nelson Cosme de; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; ; http://lattes.cnpq.br/6825539088705802; Dantas, Josivânia Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Nesse trabalho de dissertação propomos uma Unidade Didática para ensinar conteúdos de Física através das discussões ambientais sobre o efeito estufa e o aquecimento global. Essa unidade didática está fundamentada numa intervenção metodológica problematizadora a partir da aplicação do Método do Arco de Charles Maguerez. Os fundamentos metodológicos da dissertação encontram-se inseridos na pesquisa-ação e esta está estruturada em cinco capítulos: o primeiro capítulo trata de Física do Meio Ambiente (FMA) como disciplina nos Cursos de Licenciatura em Física no Brasil, trazendo a preocupação de saber como essa disciplina vem sendo lecionada. Iniciamos o primeiro capítulo explicitando as razões que sustentam a inserção da disciplina Física do Meio Ambiente nos Cursos de Licenciatura em Física. Depois fizemos uma pesquisa, nos sitesdas Instituições de Ensino Superior, para sabermos da existência ou não dessa disciplina nas matrizes curriculares. Em seguida, analisamos as ementas para verificar quais bibliografias estão sendo adotadas e quais conteúdos de Física estão sendo trabalhados, e como isso tem sido feito. Os cursos pesquisados foram os das Universidades Federais e Institutos Federais. Assim finalizamos o primeiro capítulo. Diante da indissociabilidade entre os estudos em Ensino de Física e os estudos sobre competências, habilidades e aprendizagem significativa, escrevemos o segundo capítulo. Nesse capítulo discutimos o desafio de converter informação em conhecimento. Num primeiro momento sobre a formação inicial de professores, pois mesmo não sendo esse o nosso enfoque, o estudo é sobre uma disciplina do curso superior, portanto, oferecida a futuros docentes. Depois falamos sobre a cultura do conhecimento, onde ressaltamos a utilização de uma abordagem de ensino que promova significados pelo conteúdo lecionado e faça sentido para o aluno. Finalizamos o terceiro capítulo, fazendo algumas considerações sobre competências e habilidades, com o intuito de identificarmos quais habilidades e competências foram trabalhadas e desenvolvidas durante e após a aplicação da Unidade Didática. O terceiro capítulo é o resultado de uma revisão e estudo bibliográfico sobre a interação radioativa Terra-Sol. Os assuntos pesquisados abordam desde a geração de energia no Sol aos temas mancha solar, ejeção de massa coronal, vento solar, radiação do corpo negro, Lei de Deslocamento de Wien, Lei de Stefan-Boltzmann, efeito estufa e aquecimento global. Esse capítulo trata de um material de apoio para o professor da disciplina supracitada. O quarto capítulo fala sobre o Método do Arco de Charles Maguerez; aqui explicamos a estrutura de cada uma das cinco etapas do Arco e de como utilizá-las no ensino. Também mostramos outra versão desse método adaptada por Bordenave. No quinto e último capítulo trouxemos uma descrição de como o método do Arco foi utilizado, nas aulas de Física do Meio Ambiente, com os alunos da Licenciatura em Física do IFRN Campus Santa Cruz. Apresentamos, nesse capítulo, uma transcrição das aulas para mostrar como se deu a aplicação de uma metodologia problematizadora no ensino dos conteúdos de Física propostos para a Unidade Didática a partir da discussão ambiental sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global.Dissertação Fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2018-08-31) Rocha, Teresinha Pereira da; Barbosa Neto, Pedro Alves; ; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. As informações provenientes desse acompanhamento podem ser aproveitadas para decisões no âmbito do curso. A partir da observação de poucas informações acessíveis na coordenação do curso de Pedagogia presencial com o acompanhamento dessa atividade, buscou-se, nesta pesquisa, estabelecer um fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: caracterizar os professores orientadores do estágio não obrigatório, descrever como os professores orientadores realizam as etapas do fluxo de acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar, junto aos sujeitos da pesquisa, elementos de melhoria para o fluxo de informações no contexto de uma política de informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. O método de investigação adotado foi o estruturalista, partindo de um fenômeno existente, que é o acompanhamento do estágio não obrigatório, com a pretensão de construir um modelo a partir de vivências e perspectivas dos próprios sujeitos, possível de ser concretamente aplicável. Os sujeitos do estudo foram professores orientadores do curso de Pedagogia presencial, supervisores de instituições concedentes e alunos com experiência em estágio não obrigatório, definidos por amostragem não probabilística, por conveniência. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevista semiestruturada. Os dados coletados com a realização de 31 entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo, alcançando oito categorias finais. A pesquisa confirmou a necessidade de um novo modelo de fluxo informacional para suprir todas as necessidades de informação dos professores orientadores. Assim, foi elaborada uma proposta de fluxo de informações do acompanhamento do estágio não obrigatório, baseado no modelo de Beal (2004). Sugere-se esse fluxo como parte de uma resolução, inserida, portanto, em um instrumento de Política da Informação, para implantação na coordenação do curso.Tese Formação de pedagogos que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-19) Souza, Paulo Roberto Lima De; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Lorenzetti, Leonir; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra De;O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem sido alvo de vários estudos em contextos de sala de aula no qual se considera tanto o processo de ensino aprendizagem dos estudantes quanto a formação do pedagogo enquanto professor que ensina Ciências nesse nível de ensino. Este estudo tem a finalidade de reunir os resultados de uma investigação teórica e experiencial que teve como objetivo investigar a compreensão de professores com formação em Ciências da natureza do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy/RN (IFESP) sobre a organização do currículo nesta instituição para ensinar Ciências. Para tanto, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados, foi realizado um estudo de Grupo Focal e aplicação de questionários semiestruturados. Aliado a isso foi também realizado um estudo bibliográfico que discute a temática em questão por meio de um levantamento tendo como suporte orientador as categorias de análise segundo Bardin (2011) e uma análise documental com vistas a investigar o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Brasil como foco nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Foram considerados a legislação educacional brasileira em vigor, bem como trabalhos desenvolvidos por autores que discutem a formação inicial e continuada de professores que ensinam Ciências, como Demétrio Delizoicov, Marta Maria Castanho de Almeida Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho e Leonir Lorenzetti. Como resultados identificamos que as discussões trazidas por estes autores sinalizam a necessidade de uma mudança curricular nos cursos de pedagogia, especialmente nas disciplinas que formam os pedagogos para ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados junto ao grupo de professores por meio de questionários e aplicação do Grupo Focal dão corpo a uma sugestão de dois programas das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I e II para o Curso de Pedagogia do IFESP.Tese A formação profissionalizante no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana sob as diretrizes da Lei Nº 5.692/1971, Mossoró/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Bandeira, Tainá da Silva; Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz de; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; http://lattes.cnpq.br/8976113179152057; Moura, Dante Henrique; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Souza, Francisco das Chagas Silva; http://lattes.cnpq.br/7340894360051987; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Lenina Lopes Soares; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Este trabalho tem por objetivo analisar a formação profissionalizante oferecida pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) sob as diretrizes da Lei nº 5.692/1971. Essa legislação foi implantada no período em que o Brasil vivia o auge da ditadura civil-militar (1964-1985) e foi uma das maiores reformas educacionais desse momento histórico. A lei mudou a estrutura educacional existente para o primeiro e segundo grau, unida a esse último grau, uma formação profissionalizante compulsória. O CEIPEV foi uma das três primeiras experiências da reforma no Rio Grande do Norte, sendo a instituição modelo em Mossoró e região. Iniciou o segundo grau no ano letivo de 1973 ofertando os cursos de Técnico em Contabilidade, em Enfermagem e em Agropecuária. Partimos da reflexão sobre a macroestrutura do ensino analisado, os contextos políticos, econômicos e educacionais, e entramos na escola com as análises sobre a formação ofertada, determinando assim, o encadeamento dos capítulos: iniciando a discussão sobre os contextos, refletindo a legislação e culminando na análise da formação profissionalizante ofertada pela escola. Quanto ao aporte teórico, temos três conceitos-chaves que permeiam toda análise: trabalho, formação e dualidade. As categorias de análise são: cultura escolar - com base no estudo de Julia (2001) - e memória - Halbwachs (2015) -, que permitiram investigar as seguintes fontes: jornais impressos e digitalizados, documentos de arquivos particulares, entrevistas com agentes educacionais e alunos egressos e documentos produzidos pela instituição. Concluímos que o CEIPEV ofertou ensino para o trabalho aos moldes da legislação e, suas primeiras turmas, conseguiram efetivar as diretrizes postas, mas, não de forma integral e, assim, gradativamente, passou a sofrer com a falta de investimentos ficando aquém do que era esperado e discursado. Além disso, os interesses de ascender para o Ensino Superior causou o desinteresse dos alunos que evadiram para outras instituições mudando a configuração dos estudantes atendidos pela instituição. Por fim, a chegada de outra escola de ensino profissionalizante, melhor equipada, deixou sensível a situação do CEIPEV. Contudo, mesmo não atendendo de forma integral, a formação profissionalizante do CEIPEV contemplou a base ideológica da lei, o capital humano, atendendo apenas aos interesses do mercado econômico e distanciando esse ensino de uma formação emancipatória, omnilateral.
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