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    Dissertação
    História, filosofia e espaços: a idéia de ocidente em Oswald Spengler
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-18) Silva, Leandro Assunção da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; ; http://lattes.cnpq.br/9092484602596927; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787535A2; Oliveira, Itamar Freitas de; ; http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
    Esta dissertação trata de estabelecer uma discussão epistemológica, do ponto de vista de uma história da ciência histórica, num momento de sua história onde se definiam seu estatuto, seus métodos, abordagens e condições de possibilidade e, acima de tudo, num momento de crise da história que se vê ameaçada na sua privilegiada posição , tanto nas instituições universitárias quanto no imaginário social coletivo dos europeus como saber por excelência da cultura. Nosso foco é o conceito de espaço, questão forte para o recorte temporal em questão, tendo em vista a renúncia da filosofia e também da história em relação a esse conceito, e detrimento da questão do tempo centra até então (e até hoje) em ambos os discursos. Nesta perspectiva, buscamos elucidar as visões de história e espaços de Oswald Spengler, atentando para a idéia de Ocidente produzida pelo autor a partir das duas categorias acima citadas, captando a dinâmica de tal construção simbólico-discursiva e sua dialógica relação com a realidade politico-cultural do Ocidente no período que vai de fins do século XIX, até as vésperas da Segunda Grande Guerra. Tendo como referência, para tanto, sempre, a obra de Spengler, como este definiu os conceitos de história, ciência, arte, espaço; civilização, cultura, cidade, campo e, principalmente, discutindo a relação spengleriana com o mundo sóciopolítico que o cercava e constituía, com o qual o mesmo interagia, bem como com as tradições de pensamento as quais se filia e rejeita, e finamente: seu projeto de revolução científica que Spengler apresentou como um desafio ao paradigma reinante na ciência da história.
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