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Navegando por Autor "Silva, Larissa Melo"

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    TCC
    Grupos educativos no currículo médico: estratégias para a formação integral em atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Silva, Larissa Melo; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; Diniz, Helyson da Nóbrega; Noronha, Jardênia Azevedo da Silva
    O presente estudo busca analisar a inserção de grupos educativos no currículo do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nas Vivências Integradas na Comunidade (VIC). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina e a Política Nacional de Atenção Básica orientam a formação de profissionais com visão humanista, ética e crítica, capazes de atuar em diferentes níveis de atenção à saúde com foco na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde coletiva e individual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, baseou-se na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de materiais complementares, avaliando a aplicação de metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e o uso de grupos educativos. Os resultados mostram que, embora o PPC enfatize a formação humanista e integrada à comunidade, a abordagem de grupos educativos é limitada, sendo tratada de forma secundária em alguns componentes curriculares. Grupos educativos, descritos como espaços terapêuticos e pedagógicos, são ferramentas essenciais para desenvolver competências técnicas, éticas e de trabalho em equipe, promovendo o cuidado integral e alinhado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, desafios como a falta de treinamento específico e a predominância do modelo biologicista limitam a prática e a consolidação desses grupos no ensino médico. O estudo propõe estratégias para ampliar o uso de grupos terapêuticos, como a integração interdisciplinar, a adaptação de componentes curriculares para incluir habilidades práticas em dinâmicas grupais e a implementação de projetos comunitários supervisionados. Conclui-se que a formação médica deve priorizar o fortalecimento teórico e metodológico desses grupos, promovendo um modelo de cuidado mais abrangente e alinhado às demandas sociais e de saúde pública do Brasil.
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