Navegando por Autor "Silva, Kivia Tallyta Costa da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Coragem para florescer: os ciclos formativos de uma pedagoga em contexto de educação infantil bilíngue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Silva, Kivia Tallyta Costa da; Freitas, Daniela de Amaral Silva de; http://lattes.cnpq.br/9759014082994258; Freitas, Daniela de Amaral Silva de; http://lattes.cnpq.br/9759014082994258; Oliveira, Jacyene Melo de; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Sampaio, Marisa Narcizo; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803Este memorial formativo trata de uma coleção de relatos autobiográficos cuja narração relaciona meu percurso formativo em Pedagogia a acontecimentos significativos em diferentes espaços de formação. As memórias descritas neste trabalho têm como objetivo promover reflexões sobre a construção de minha identidade profissional enquanto pedagoga em contexto de Educação Infantil bilíngue, âmbito de trabalho no qual desejo me especializar. Reconhecendo a importância do caráter subjetivo intrínseco à formação docente, esta produção acadêmica mescla narrativas autobiográficas, análises teórico-metodológicas da área da Educação e Linguagem, e referências de cunho literário, poético, musical e simbólico, sendo o último, o fio norteador que organiza temporalmente os relatos aqui descritos. Assim, o trabalho está dividido em capítulos nomeados a partir do ciclo das quatro estações do ano – verão, outono, inverno e primavera – de modo que cada um deles traz elementos representativos que balizam o amadurecimento pessoal e profissional de minha jornada formativa. Em cada capítulo, há a presença de discussões relativas à formação docente, Educação Infantil, alfabetização e letramento, didática, ensino de línguas estrangeiras e bilinguismo. Ao fim do trabalho, retomo a ideia de continuidade da formação e abertura de novos ciclos e novas possibilidades formativas.