Navegando por Autor "Silva, Kericles Pinheiro de Oliveira"
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Dissertação Cidade Alta e Alecrim: a caminhabilidade em bairros tradicionais da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-10) Silva, Kericles Pinheiro de Oliveira; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; http://lattes.cnpq.br/2438376401281892; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; Barros Filho, Mauro Normando MacêdoO deslocamento a pé é o meio de transporte mais democrático, barato, igualitário, podendo ser realizado por todos. Porém, as cidades contemporâneas foram moldadas e desenvolvidas por meio de um planejamento caracterizado pela expansão urbana e pela separação das funções, desconsiderando o pedestre, o ciclista e os usuários de transporte público como protagonistas da vida urbana, visto que uma grande parte dos investimentos para possibilitar os deslocamentos das pessoas nos centros urbanos são utilizados para condicionar o uso do transporte motorizado individual. Dessa forma, a discussão sobre mobilidade nas cidades tem sido tema recorrente de várias pesquisas e, ultimamente, a caminhabilidade tem ganhado espaço nesse campo de estudo, uma vez que diversos pesquisadores passaram a encontrar evidências de que o ambiente construído pode incentivar ou inibir viagens a pé. Diante disso, o objetivo desta dissertação é compreender os fatores presentes no ambiente construído que afetam a dinâmica dos deslocamentos a pé em dois bairros da cidade do Natal/RN, sendo eles a Cidade Alta e o Alecrim. Para isso, identificamos indicadores e índices de caminhabilidade e os aplicamos em escalas urbanas diferentes. Na construção da análise do resultado, ocorreu o cruzamento dos indicadores e categorias de análise deste próprio estudo, além da utilização de outras pesquisas citadas ao longo desta pesquisa, para assim atingir o objetivo desta dissertação. Os resultados apontam que, nos recortes em estudo, os indicadores da meso escala se relacionam melhor com a caminhabilidade, isto é, tendem a potencializar viagens a pé. No entanto, os indicadores da microescala possivelmente estão mais associados com questões de permanência das pessoas nesses locais. Além disso, os resultados encontrados nesta dissertação refutam, em partes, a literatura consultada, visto que a região do Alecrim apresentou, se comparada com a Cidade Alta, piores desempenhos na avaliação da maioria dos indicadores, no entanto, foi no Alecrim que se verificou o número maior de viagens a pé. Tais resultados podem subsidiar políticas públicas para tornar os espaços da cidade mais caminháveis, além de possibilitarem a oferta de diversos benefícios ao indivíduo e à sociedade.