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Navegando por Autor "Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da"

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    TCC
    A inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Melo, Oriana Laurentina da Silva; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; Araújo, Érika Soares de Oliveira; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    A inclusão escolar de alunos com deficiência é uma realidade, que tem levado as escolas a repensarem sua prática pedagógica e sua função social. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar os fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, numa turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método do Estudo de Caso, buscando compreender como este fenômeno se processa no cotidiano escolar. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas, observação direta e, também, uma pesquisa documental, tendo por alvo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino, campo de investigação. Os dados analisados apontam para alguns fatores que contribuem para a inclusão e a aprendizagem da aluna com Síndrome de Down, tais como: o trabalho colaborativo entre a comunidade escolar e a família, as relações que se estabelecem no convívio escolar da aluna com sua professora e seus colegas. Necessário, se faz, porém, que a escola como um todo invista mais na formação continuada dos profissionais ali atuantes, para que estes sejam desafiados a resignificar a sua prática pedagógica, visando à construção de uma escola efetivamente inclusiva.
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    TCC
    A inclusão escolar e seus desafios: relato de uma experiência significativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-04) Silva, Gabriela Cristina; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Oliveira, Jacyene Melo de; Silva, Maria Karolina de Macedo
    Ao analisar a história da educação inclusiva no Brasil, constatamos que as pessoas que apresentavam alguma deficiência física ou intelectual eram vistas perante a sociedade, família e escola, como um ser totalmente incapaz sendo excluídos do processo educacional. A educação inclusiva trata-se de uma discussão que envolve diversas possibilidades e desafios. Essa problemática foi fundamental para motivar a realização do presente trabalho, que tem como objetivo geral de estudo analisar que desafios à escola e os seus profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizado de uma aluna que apresenta necessidade educacional especial "em decorrência de uma possível microcefalia”. Para responder os objetivos da pesquisa foi necessário um contato, mas direto com a instituição de ensino, onde a própria pesquisadora se colocou à disposição para realizar o trabalho de auxiliar de sala. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede municipal da cidade de Natal/RN, localizada na Vila de Ponta Negra. Os estudos envolvem quatro participantes sendo uma aluna com necessidades educacionais especiais, uma professora regente, a auxiliar de sala (própria pesquisadora) e a mãe da aluna. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram à observação dos aspectos pedagógicos envolvidos em sala de aula e a entrevista semiestruturada. De acordo com os resultados foi constato que a escola e seus profissionais se sentem despreparados para lidar com as diversas dificuldades apresentada pela aluna com necessidade educacional especiais, ocasionada pela falta do conhecimento teórico sobre suas necessidades.
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    TCC
    A organização do espaço e do tempo escolar nas instituições de Educação Infantil do município Jardim do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nunes, Cláudio Dias; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O Presente artigo tem como objetivo analisar, reflexivamente, sobre a organização do espaço e do tempo escolar nas instituições de Educação Infantil no município de Jardim do Seridó/RN. A discussão sobre a temática, torna-se necessária para um melhor entendimento das práticas pedagógicas e curriculares para essa etapa de ensino. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para que os profissionais envolvidos nessa etapa de ensino reflitam sobre essa questão e, organizem as escolas proporcionando aos que nela estudam um ambiente, acolhedor e estimulante, propiciando assim uma aprendizagem prazerosa e significativa para as crianças que dela fazem uso. A pesquisa está consolidada a partir de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa exploratória realizada nas instituições dessa etapa de ensino no referido município; na qual, fundamentamos a partir documentos oficiais vigentes como os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para as instituições de educação Infantil (BRASIL, 2008); Os Parâmetros de Qualidade para Educação Infantil (BRASIL, 2008); As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, (BRASIL, 2010); Os Referenciais Curriculares para Educação infantil (BRASIL, 2008), bem como a contribuição de teóricos como, Barboza (2000), Oliveira, Goldschmied, Jackson (2006), HANK (2006), MELLO (2011), FRISON (2008).
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    Dissertação
    Atendimento educacional especializado: a vez e a voz de alunos e do professor
    (2017-07-26) Silva, Riviane Soares de Lima; Martins, Lucia de Araújo Ramos; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; http://lattes.cnpq.br/2439232640812343; Rodrigues, Janine Marta Coelho; http://orcid.org/0000-0002-9457-9070; http://lattes.cnpq.br/8491430816252531; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; http://orcid.org/0000-0002-9457-9070; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086; Silva, Luzia Guacira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; Miranda, Theresinha Guimarães; http://lattes.cnpq.br/8564192925828018
    O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, com vistas a complementar e/ou suplementar a formação dos alunos na escola e fora dela. Através da pesquisa empreendida buscamos analisar concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN. Para tanto, participaram da pesquisa uma professora do AEE, dois alunos com deficiência intelectual e um aluno com surdez. Optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando o método do Estudo de Caso. Para construção de dados, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados construídos apontaram que o serviço do Atendimento Educacional Especializado, na realidade investigada, tem cumprido, em partes, com a função prevista na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). O reconhecimento dos alunos ao trabalho desenvolvido pela docente responsável pelo AEE caracteriza as potencialidades que o serviço vem oferecendo, contudo, limites se fazem presentes à medida que as políticas públicas não preveem meios para a realização do trabalho do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, em uma perspectiva mais ampla, de acordo com o que está previsto em documentos legais, visando que: haja melhor desenvolvimento dos alunos que são ali atendidos; a comunidade escolar compreenda o processo educacional inclusivo, por meio da propiciação de um diálogo sobre o tema; que haja oportunidade de preparação dos profissionais de educação atuantes na instituição escolar, nessa perspectiva.
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    Livro
    A audiodescrição e o sistema de escrita Braille como recurso de Acessibilidade Comunicacional
    (SEDIS-UFRN,, 2024-10) Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Fernandes, Jefferson Alves; Silva, Katyuscia Maria da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086
    Nesta obra intitulada A AUDIODESCRIÇÃO E O SISTEMA DE ESCRITA BRAILLE COMO RECURSOS DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL você irá desfrutar de conhecimentos que irão acrescentar à sua formação profissional, um diferencial na utilização de estratégias de ensino, de recursos didáticos e, sobretudo, na convivência escolar junto a estudantes com cegueira e baixa visão. O material didático foi organizado em dois eixos, seguindo a proposta original do curso. O Eixo 1: Audiodescrição na Escola, compreende entre outros aspectos, transformar o visual em verbal, abrindo possibilidades de acesso à cultura e à informação, além de contribuir para a inclusão cultural, social e escolar de todos os estudantes com e sem deficiência e/ou necessidade de meios de aprendizagem específicos. O Eixo 2: Ensino do Sistema de Escrita Braille, trata de um sistema de lectoescrita tátil desenvolvido para pessoas com cegueira e baixa visão, na atualidade autenticamente universal, utilizado em todos os idiomas. Seu aprendizado é de suma importância para que você professor/professora possa oportunizar aos estudantes nessa condição visual maior independência na escrita e na leitura, o que proporciona, consequentemente, maior facilidade de comunicação e de socialização, uma vez que o Sistema Braille é a forma de escrita a partir da qual a pessoa com cegueira e baixa visão muito severa escreve e lê de forma independente. Além disso, contribui para continuar a aprender e a ampliar conhecimentos e outros meios de acesso à cultura e promoção da cidadania.
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    TCC
    Avaliação escolar: critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Cunha, Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O presente estudo tem como objetivo analisar os critérios e instrumentos utilizados pelos professores do Ensino Fundamental I, como agente favorecedor do ensino aprendizagem e com que propósito ela vem sendo utilizada em sala de aula. Abordam-se as perspectivas e conceitos da avaliação, bem como os atores (professor, aluno e instituição escolar) envolvidos neste processo, e destacam-se as diferenças e semelhanças entre avaliar e examinar, incluindo os critérios e instrumentos avaliativos, além das competências e habilidades avaliativas na ótica dos documentos educacionais e estudiosos como Zabala (2010), Luckesi (2011), Hoffmann (2012), considerando-se que esses procedimentos podem afetar ou ajudar o aluno de diversas formas. O método utilizado faz referência a uma pesquisa exploratória, baseada na revisão literária, por meio de documentos, livros e artigos científicos, surgindo a necessidade de se pesquisar e estudar a prática da avaliação da aprendizagem escolar, sendo subsidiado por um estudo de caso. Evidencia-se também o desenvolvimento da avaliação no contexto escolar, elencando as diferenças entre a avaliação quantitativa e qualitativa, apresentando suas principais características e os resultados alcançados pela prática. A realidade mostra que, normalmente, a avaliação ocorre de forma classificatória e não por diagnóstico, o que contribui para o aumento do fracasso escolar. Este estudo explicita e relata que as diferentes metodologias utilizadas na avaliação da aprendizagem podem ser um diferencial na construção do conhecimento.
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    TCC
    Conhecimentos sobre deficiência visual e processos de inclusão escolar: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-03) Cunha, Luana Pereira da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Magro, Juliana Pinheiro
    A inclusão escolar tem como princípio a criação de um ambiente escolar que possibilite a aprendizagem de todos os alunos. A publicação da Declaração de Salamanca, em 1994, demarca historicamente o processo de inclusão, que se efetiva com a publicação e as ações previstas na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008. Nesse contexto de promoção de processo de inclusão escolar, este trabalho tem por objetivo investigar as produções acadêmicas/científicas publicadas entre 2008 e 2020, sobre inclusão escolar de alunos com deficiência visual na educação básica, ancoradas no Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tendo como pressupostos teóricos o processo de inclusão na Educação Básica e as especificidades do aluno com deficiência visual no contexto da inclusão, utilizamos como método de pesquisa a Revisão Integrativa das produções acadêmicas/científicas, utilizando em sua construção as etapas apresentadas por Sousa, Silva e Carvalho (2010). Os resultados evidenciaram três categorias de análise: i) Educação Inclusiva e formação docente, que aponta os espaços formativos como uma necessidade para construir e atualizar saberes, diminuir lacunas e ressignificar as concepções para a construção de práticas inclusivas; ii) Concepções e Práticas Pedagógicas de professores, que ressalta a importância do planejamento, da mediação e avaliação no desenvolvimento e aprendizagem, considerando as necessidades e interesses dos alunos, que podem ser observadas por meio do diálogo e; iii) Jogos na educação matemática inclusiva, que revela os princípios do Desenho Universal na construção de materiais para a aprendizagem de todos, configurando-se como um mediador de diferentes aprendizagens. Esse estudo possibilitou a construção de um panorama com a síntese sobre a temática da deficiência visual e o processos de inclusão escolar, em que as aprendizagens se configuraram como uma qualificação para o conhecimento científico com a fundamentação teórica para compreender como deve ser organizada a atividade de ensino do professor de forma inclusiva.
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    Dissertação
    A criança com paralisia cerebral na educação infantil: um olhar sobre a prática docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-29) Silva, Priscila Lopes da; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; ; http://lattes.cnpq.br/1788947173497252; Vieira, Francileide Batista de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; ; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; Miranda, Teresinha Guimarães;
    A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, além de ser um tema ainda pouco abordado no meio científico, é um desafio atual no tocante à prática docente. Com base nesse aspecto, nosso objetivo na pesquisa empreendida, que resultou na elaboração do presente trabalho, foi o de analisar como se processa a prática docente com vistas à inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Natal /RN. De forma mais específica, procuramos: refletir sobre a prática da professora responsável pela turma, no tocante ao desenvolvimento da criança com paralisia cerebral; analisar as interações existentes entre educador e criança que apresenta paralisia cerebral; observar a atuação docente na perspectiva do favorecimento da interação entre a criança com paralisia cerebral e as demais crianças. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, e para tanto optamos pelo método do Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica, a entrevista do tipo semiestruturada, a observação e a filmagem de cenas relativas à prática docente. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e a criança com paralisia cerebral. Os dados construídos durante a investigação apontaram para o fato de que a prática da professora não estava direcionada às necessidades específicas da aluna com paralisia cerebral, mas que era desenvolvida de forma semelhante para todas as crianças, em classe. A presença de limitações significativas para a inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil pode ser considerada como resultante da falta de uma preparação adequada da professora, tanto em nível da formação inicial, como da formação continuada, bem como da carência de orientações à docente, em processo, sobre a educação da criança com paralisia cerebral, o que a impossibilitava de contribuir de maneira efetiva para o seu maior desenvolvimento cognitivo e social.
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    TCC
    Educação Inclusiva : Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da surdez
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-05) Araújo, Geilza Moreira de; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas; Silva, Maria Karolina de Macedo
    Este artigo tem por finalidade apresentar a pesquisa “Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da surdez”, que objetivou investigar como funciona o atendimento especializado para pessoas com surdez numa escola da rede estadual de ensino regular. Essetrabalho fundamentou-se em documentos, decretos e leis que regem esse tipo de atendimento dentro do território brasileiro, fundamentando-se ainda nos estudos de autores, como Bovolon e Dutra (2011); Damázio (2007); Góes e Campos (2014); Nunes (2013) e Mendes (2010). Diante disso, essa investigação se trata de uma pesquisa qualitativa, cujo caminho metodológico adotado diz respeito a um estudo de caso. Ao final desse estudo, compreendeu-se que para promover uma educação de qualidade para todos, com base no paradigma da Educação Inclusiva, os profissionais que atuam na área educacional precisam assumir o compromisso de garantir o acesso e a permanência dos alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado, visto que esse grupo de estudantes foi, historicamente, os mais prejudicados pelos sistemas de educação excludentes.
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    TCC
    Educação para crianças com deficiência auditiva/surdas: uma discussão sobre os aspectos legais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Sena, Genilda Medeiros de; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Araújo, Erika Soares de Oliveira; Muniz, Hiltnar Silva
    A Educação Inclusiva propicia a inserção e interação dos alunos com deficiência nas salas regulares em todas as modalidades de ensino e passa a ser uma ferramenta importante para a aquisição de igualdade de direito de todos os cidadãos, independente de sua condição. Para isso, foi preciso passar por um processo de elaboração de leis até sua prática nas escolas. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a educação destinada as crianças com deficiência auditiva/surdez na perspectiva dos dispositivos legais. Como metodologia utilizamos a análise da legislação que trata da educação destinada as pessoas com deficiência auditiva/surdez, e realizamos a revisão bibliográfica pautada nos seguintes autores Damázio (2007), Mendes (2010), Silva (2011), Miranda (2012). O estudo revelou que ao longo da história ocorreram longos anos de abandono, no entanto políticas públicas tem possibilitado escolas inclusivas que tem valorizado e disponibilizado serviços de atendimento especializado destinado aos alunos que apresentam deficiência auditiva/surdez.
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    Dissertação
    Estudantes com deficiência visual do ensino médio do Rio Grande do Norte: trajetória e acesso à educação superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Lima, Francinete Marcolino da Silva; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605; http://lattes.cnpq.br/5502168466274934; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos
    O contexto do Ensino Médio brasileiro tem sido permeado por muitos desafios para pessoas com deficiência, tais como: lacunas na formação docente, barreiras comunicacionais, pedagógicas, arquitetônicas, dentre outras. Diante desses desafios, neste estudo buscou-se conhecer e analisar a trajetória escolar de estudantes com deficiência visual do Ensino Médio para o acesso à Educação Superior. Especificamente, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio matriculados na 1ª DIREC na rede de ensino do RN; identificar a trajetória escolar dos estudantes com deficiência visual até a etapa atual; elencar os apoios institucionais e serviços disponíveis aos estudantes com deficiência visual para a permanência e conclusão dos estudos no Ensino Médio; identificar elementos que se configuram desafiadores para os estudantes com Deficiência visual no acesso à Educação Superior; e elaborar um guia de orientação, em específico, a estudantes com deficiência visual no quando da passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior, considerando as percepções apontadas pelos participantes da pesquisa. Como aspectos teórico-metodológicos, destacam-se os estudos e políticas no campo educacional da área da Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, adotando-se um perfil de pesquisa exploratória. Como procedimentos para coleta de dados, escolheu-se a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico e documental. Na análise, foram utilizados os princípios da Análise Temática de Minayo (2014) e Braun e Clarke (2006). Os eixos temáticos norteadores da análise e discussão foram: trajetória escolar; serviços institucionais e recursos de acessibilidade; acesso à Educação Superior. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, consideramos que os desafios relatados pelos discentes não se restringem apenas à etapa do Ensino Médio, mas permeiam toda sua trajetória escolar, onde a família desempenha um papel importante na superação das dificuldades. Também observamos que, apesar da maioria almejar o ingresso na Educação Superior, muitos não recebem orientação adequada durante o Ensino Médio sobre a etapa subsequente. Diante disso, esperamos, com esta pesquisa, contribuir para estudos dedicados à implementação de práticas eficazes e colaborativas de inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio, assim como para o acesso deste público à Educação Superior, por meio de um guia de orientação elaborado como produto técnico-educacional deste mestrado profissional.
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    Dissertação
    Estudantes cotistas com deficiência na universidade: perfil educacional e socioeconômico
    (2019-08-28) Félix, Lamoniara Mendes Querino; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; ; Moreira, Laura Ceretta; ; Rabelo, Lucelia Cardoso Cavalcante;
    A mais recente das ações para a inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é a Lei nº 13.409/2016, que estabeleceu que as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação passariam a reservar, em cada concurso, vagas para a pessoa com deficiência. Este estudo surgiu da necessidade de investigar o perfil dos primeiros discentes alvos de tal lei no âmbito da UFRN, ingressantes via processo seletivo Sisu. Elencamos como objetivo geral: conhecer o perfil educacional e socioeconômico dos estudantes cotistas com deficiência ingressantes na UFRN através do processo seletivo Sisu 2018; e como objetivos específicos: caracterizar o perfil educacional e socioeconômico; identificar as demandas educacionais específicas; levantar aspectos facilitadores e limitadores para permanência. Para o alcance de tais objetivos, lançamos mão de arcabouço teórico metodológico que fundamenta as pesquisas exploratórias e descritivas (TRIVIÑOS,1987; GIL, 1999). A metodologia utilizada conjugou elementos qualitativos e quantitativos (DAL-FARRA; LOPES, 2013) assumindo assim um caráter misto (CRESWELL, 2007). Para a coleta de dados utilizamos pesquisa documental (GIL,1999), questionário e entrevista semiestruturada (MINAYO, 2010). Quanto à análise, lançamos mão da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam para o fato de que estudantes cotistas com deficiência estão chegando aos cursos considerados altamente seletivos. A predominância no ingresso ocorreu entre os discentes do sexo masculino; a condição de deficiência majoritária foi de deficiência física; os cursos com maior ingresso foram os cursos de direito e medicina. As demandas educacionais mais requisitadas, além do acompanhamento técnico educacional, estiveram na adaptação de materiais e na solicitação de auxílios financeiros. Como fatores facilitadores para a permanência, encontraram-se as ações para inclusão; a colaboração de amigos, professores e demais servidores; a oferta de auxílios e recursos pedagógicos e financeiros. Como aspectos limitadores, destacaram-se o desconhecimento por parte do discente dos auxílios/recursos e normativas disponibilizadas pela instituição para a permanência; falhas no fluxo de troca de informações sobre ações para inclusão. Concluímos então que, apesar de ainda longe do ideal, as cotas têm alcançado as pessoas com deficiência e elas desafiaram/desafiarão as reais possibilidades de permanência nas instituições de educação superior.
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    TCC
    Formação de pedagogos para atuar com estudantes público-alvo da educação especial no contexto do ensino regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Cabral, Herta Camila da Silva; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/0319966067555349; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046
    A literatura revela que, por muito tempo, as práticas educativas nas instituições escolares desconsideraram as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência e mesmo que essa problemática seja característica de épocas mais remotas, ainda hoje é possível observar realidades como essa. A insegurança de alguns professores em desenvolver o seu trabalho em uma turma com alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), implica pensar a importância da formação inicial para a atuação do Pedagogo na Educação Especial no contexto do ensino regular. Assim, este trabalho objetiva analisar as percepções dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRN acerca das aprendizagens construídas no âmbito da educação especial considerando experiências curriculares e extracurriculares. Para a fundamentação teórica buscou-se o estudo de políticas educacionais, sobretudo de educação especial e de inclusão escolar, formação de professores, bem como as reflexões de Martins (2011), Mendes (2006; 2018), dentre outros autores. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários contendo questões objetivas e dissertativas com 49 estudantes concluintes do curso de Pedagogia presencial da UFRN. Ademais, foi feita a análise das ementas dos componentes obrigatórios de Educação Especial e Inclusiva que integram o currículo 01 (2011.2) de Pedagogia. Os dados provenientes dos questionários foram explorados com base na Análise de Conteúdo de Bardin para a construção das categorias. Na primeira categoria, intitulada “Percepções acerca dos componentes cursados de Educação Especial no que diz respeito às aprendizagens, carga horária, aulas e relação teoria e prática” notou-se que a maioria dos estudantes consideram terem construído aprendizagens enriquecedoras para a atuação, todavia muitos apontaram que a carga horária e a quantidade de componentes de educação especial são insuficientes para uma melhor construção de conhecimentos. Na segunda categoria, denominada “Percepções sobre as contribuições dos componentes para as práticas pedagógicas” observou-se que parte dos estudantes destacaram a necessidade de um maior aprofundamento dos conhecimentos de práticas pedagógicas inclusivas na formação inicial. Portanto, concluiu-se que a formação inicial de pedagogia na UFRN em muito contribui para a atuação do Pedagogo com alunos PAEE no contexto do ensino regular, todavia, ainda enfrenta alguns desafios que refletem na insegurança dos futuros professores em sua atuação.
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    Dissertação
    Glossário acadêmico como ferramenta bilíngue libras/português: com foco na disciplina de fundamentos sócio-filosóficos da educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Paiva, Thiago da Silva; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; http://lattes.cnpq.br/3178891461022653; Carvalho, Cid Ivan da Costa; Santos Filho, Pedro Luiz dos
    O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo sendo ela qualitativa e quantitativa onde desenvolveu um estudo de caso dividido em dois momentos: o primeiro momento foi realizado na UFERSA-Caraúbas no estado do Rio Grande do Norte, e o segundo envolveu outras instituições federais tendo como alvo os tradutores-intérpretes de Libras. Participaram da pesquisa um total de 29 pessoas, a saber:coordenadora do curso de Letras Libras (01), professora da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação (01), alunas surdas (02), e tradutores-intérpretes de Libras (25). Durante a pesquisa foram realizadas, entrevistas via googlemeet, totalizando 05 encontros, com duração média de 2 horas, aplicação de um questionário com os tradutoresintérpretes de instituições federais e um grupo focal com os tradutores-intérpretes e as alunas surdas participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidiou na tecedura deste trabalho foram ancorados em autores como: Ribeiro (2019), Santos; Batista (2019), Strobel (2008 e 2009), Mazzota (2005), Quadros; Karnopp (2004), Martins (2017), Friedrich (2019) e nas leis que discutem a educação de surdos como: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, o Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, a Lei 13.146 de 06 de julho de 2015, a Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 e por último a Lei 14.191/21. Após análise e discussão dos dados da pesquisa foi elaborado como produto final um glossário bilíngue Libras/Língua Portuguesa, com foco na disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da educação no qual, foi destacado pela professora 24 termos que está disponibilizado no site https://repositorio.ufrn.br/, que tem como objetivo possibilitar os alunos a refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas filosóficas e sociais da educação, inclusive a dos surdos. A estrutura do glossário compreende a inclusão dos sinais-termos utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores-intérpretes de Libras participantes dos estudos, organizados em ordem alfabética, com os conceitos das palavras em português e vídeos em Libras através do QR Code.
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    Produto Educacional
    Glossário acadêmico da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Paiva, Thiago da Silva; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    Este guia apresenta o Glossário Acadêmico Bilíngue, uma ferramenta essencial para promover a inclusão de estudantes surdos e ouvintes no ambiente educacional superior. Este glossário tem como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários, com foco na disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação no qual, são destacados 24 termos . A estrutura do glossário compreende a inclusão de sinais-termos já utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores-intérpretes de Libras participantes do estudo que resultou neste produto. Os sinais-termos foram organizados em ordem alfabética, com explicações dos termos em português e vídeos em Libras através do QR Code.
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    Dissertação
    Guia orientador para acessibilidade comunicacional na televisão universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-15) Rocha, Júlio César Lima da; Romani, Elizabeth; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/6802941669578375; Cardoso, Eduardo; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    O presente estudo tem por objetivo geral desenvolver orientações básicas para elaboração de produtos audiovisuais acessíveis para pessoas com deficiência visual, auditiva e pessoas Surdas no contexto da Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (TVU/UFRN), a partir de recomendações compiladas e a colaboração dos sujeitos implicados na pesquisa. Como objetivos específicos propõe-se identificar orientações sobre o uso dos recursos para tradução audiovisual acessível empregados em emissoras de televisão pública; sensibilizar por meio de oficinas os agentes implicados diretamente na rotina operacional de produções audiovisuais da TVU/UFRN quanto à acessibilidade comunicacional e aos direitos da pessoa com deficiência; e produzir de forma coletiva um guia orientador, em formato de documento digital, para produção audiovisual acessível na TVU/UFRN. A pesquisa qualitativa de natureza exploratória de um estudo de caso parte de um levantamento das referências existentes em parâmetros do uso da Tecnologia Assistiva para televisão. Entre as referências evidenciam-se, a NBR 15290/2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre acessibilidade na televisão; o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis (2016), da Agência Nacional do Cinema (Ancine); e os modelos utilizados nos setores de Acessibilidade das emissoras públicas: TV Cultura e TV Aparecida. Para alcançar os objetivos, realizaram-se oficinas de sensibilização em um Curso de Extensão, denominado “Pensando Acessibilidade Comunicacional na TVU/UFRN”, para 15 servidores e bolsistas da emissora pública, tendo por ministrantes profissionais com e sem deficiência que possuem experiência em recursos de Tradução Audiovisual Acessível. A partir das experiências vivenciadas e sugestões coletadas propôs-se a construção coletiva de um guia orientador que possa ser uma ferramenta para nortear a implantação de um modelo referencial de fluxo de produção e possibilitar a criação de um setor de Acessibilidade na TVU/UFRN. Espera-se contribuir com a instauração da cultura da acessibilidade, observando os direitos da pessoa com deficiência visual e de pessoas Surdas e ensurdecidas, e orientando-se pela possibilidade de uma prática acessível e transversal no contexto da emissora pública universitária.
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    Dissertação
    Impacto acadêmico do Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no processo de inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-20) Araujo, Luiza Fernandes Freire Mariz de; Kranz, Claudia Rosana; https://orcid.org/0000-0002-4732-4980; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; http://lattes.cnpq.br/3226489817424372; Onofre, Eduardo Gomes; https://orcid.org/0000-0002-0773-5080; http://lattes.cnpq.br/5339741056906369; Araujo, Jacyene Melo De Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-8170-7961; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Civardi, Jaqueline Araújo; https://orcid.org/0000-0001-6271-113X; http://lattes.cnpq.br/2625858563605104; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453
    Essa pesquisa surgiu, inicialmente, com o propósito de refletir a respeito dos processos de inclusão de alunos com necessidades específicas no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O crescente número de alunos com necessidades específicas que ingressam na Universidade tem promovido ações estratégicas de acessibilidade a esses estudantes em seu contexto universitário. Nessa perspectiva, segundo Martins (2019), os núcleos de acessibilidade contribuem para a melhoria das condições pedagógicas propiciadas aos estudantes. Assim, o objeto de estudo da pesquisa, será o Núcleo de Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE), que atua no Centro de Tecnologia (CT) da UFRN que se apresenta como estratégia de política de inclusão do referido Centro. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto das ações do Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE) no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no processo de inclusão universitária. Para delimitação dos participantes, foi realizado um recorte no universo de alunos e docentes do Centro de Tecnologia tomando por base a lotação de trabalho da pesquisadora, que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Como instrumentos de produção de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os servidores do Núcleo de Acessibilidade, os alunos atendidos pelo NISE dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e com os docentes que possuem alunos atendidos pelo Núcleo dos mesmos cursos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia empregada na pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. As entrevistas realizadas foram gravadas e transcritas. Além disso, foram consultados documentos legais que orientaram a criação do NISE. Esse movimento investigativo nos ajudou a entender os parâmetros e necessidades que se fazem relevantes no processo de formação do Núcleo. A etapa seguinte, de análise dos dados, foi realizada mediante categorias estabelecidas a partir dos objetivos da investigação. Com a realização da pesquisa, foi possível identificar a relevante importância das atividades realizadas pelo NISE, proporcionando melhoria no atendimento ao aluno com necessidade específica do Centro de Tecnologia, contribuindo para a mediação do docente frente aos discente com NEE, promovendo, assim, a acessibilidade acadêmica. No decurso da pesquisa, e a partir dos seus dados e análises, construiu-se um Produto Educacional no formato de um caderno com orientações pedagógicas que possam vir a contribuir para o ensino e para a aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas no ensino superior e que, na medida do possível, estejam fundamentadas no Desenho Universal Pedagógico (KRANZ, 2014).
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    TCC
    A inclusão escolar no município de São Fernando/RN: um estudo reflexivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07) Silva, Niedja Tainara Lopes; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
    A política educacional brasileira estabelece que a educação inclusiva é a mais adequada estrutura de educação para acolher a diversidade e superar as desigualdades sociais. Contudo, o principal desafio para incluir estudantes em uma instituição parte, inicialmente, da transformação cultural, das concepções dos gestores, docentes e discentes. Nesse sentido, é primordial compreender como ocorre a educação inclusiva para pessoas atípicas. O objetivo geral deste trabalho foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores das três escolas do município de São Fernando/RN, para realização do processo inclusivo em sala de aula. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, realizou-se através da aplicação de questionário com os professores das três escolas públicas do município. Após a coleta de dados foi feita a análise e discussão dos resultados. Concluiu-se que por mais que os professores se empenhem em contribuir para o processo inclusivo, é percebível que não há interesse em investir em uma especialização ou educação continuada na área de educação inclusiva, como também, essa não é uma das preocupações dessas escolas, pois, com o número de alunos com deficiência na escola, ainda não foi promovido nenhum tipo de capacitação para seus professores.
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    Dissertação
    A linguagem simples no atendimento educacional especializado como favorecedora da inclusão escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Souza, Felipe Lucas de; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; http://lattes.cnpq.br/2007404059903928; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Martins, Lucia de Araújo Ramos; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; Massaro, Munique
    No Brasil, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 7% (12 milhões) da população têm algum tipo de deficiência. A partir dos anos 1990, com o paradigma da inclusão, a escola teve que se reestruturar e mudar sua postura frente a heterogeneidade dos alunos, rompendo com paradigmas anteriores. A educação é uma questão de Direitos Humanos e as pessoas com deficiência devem fazer parte do ensino regular. Entendemos o termo deficiência pelo modelo social da deficiência, no qual os alunos têm necessidades de comunicação. A comunicação inclusiva vem de um entendimento de que as pessoas se comunicam de forma diferente e várias técnicas são necessárias para atender essas diferentes necessidades. Essa constatação suscitou a realização deste trabalho de pesquisa, no qual buscamos analisar a relevância da Linguagem Simples como favorecedora da inclusão escolar na formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas estaduais do Município de São José do Mipibu/RN. Para tanto, participaram da pesquisa duas professoras do AEE atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais de escolas da Rede Estadual de Ensino. Dessa forma, a pesquisa possui perfil metodológico qualitativo, exploratório e descritivo, além de utilizar a metodologia de Pesquisa de Campo. Para a construção de dados, aplicamos questionários e realizamos entrevistas semiestruturadas com as professoras participantes. Após a coleta dos dados, iniciamos a fase de análise e interpretação dos dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados obtidos, através da percepção dos professores, evidenciaram que a Linguagem Simples pode sim contribuir com as práticas pedagógicas dos professores do AEE por possibilitar a superação de barreiras na compreensão textual. Também, a partir de uma validação social, foi constatado que a proposta de formação, produto desta pesquisa, pode contribuir na formação continuada de professores possibilitando a identificação de padrões de Acessibilidade em textos com o uso da Linguagem Simples.
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    TCC
    O olhar dos estudantes do curso de pedagogia a distância da UFRN- tutores a distância e presencial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-06) Miranda, Thayane Lopes; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Boleiz, Flávio
    Com o intuito de ampliar as discussões acerca da tutoria dos cursos a distância, serão abordados aspectos inerentes ao papel desempenhado pelo tutor presencial e à distância, sob o ponto de vista dos graduandos do curso de pedagogia. Esse tema de pesquisa se justifica, entre outros aspectos, pelas discussões atuais em relação à permanência e atribuições do tutor no âmbito da Educação a distância (EaD). O despertar para essa vertente da pesquisa - visão dos estudantes sobre o tutor presencial e a distância- surgiu de um estudo mais amplo no projeto de pesquisa, realizado no decorrer da graduação, intitulado “Dos saberes e fazeres da tutoria”. Nesse sentido, o artigo objetiva identificar o papel assumido pela tutoria presencial e a distância na perspectiva dos estudantes do curso de pedagogia à distância da UFRN, destacando o trabalho pedagógico desenvolvido por ambos, bem como a contribuição e importância desses atores na formação inicial do discente. A metodologia utilizada consiste na perspectiva qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online com todos os estudantes do curso de pedagogia, com perguntas objetivas e subjetivas. Pode-se verificar que o tutor presencial e os tutores a distância tem um papel fundamental na vida do discente, uma vez que constituem um elo entre o aluno e a instituição.
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