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Navegando por Autor "Silva, Karoline Maria da"

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    TCC
    Trabalho em equipe como dimensão da cultura de segurança do paciente: percepção dos profissionais de um hospital maternidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Silva, Karoline Maria da; Rego, Anna Larissa de Castro; http://lattes.cnpq.br/7879716624403561; https://lattes.cnpq.br/9014107122527722; Andrade, Giovanna Karinny Pereira Cruz de; http://lattes.cnpq.br/7345877023081892; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5628089389342234
    Objetivo: identificar a percepção dos profissionais sobre o trabalho em equipe como dimensão da cultura de segurança do paciente em um Hospital Maternidade no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Método: trata-se de um estudo de natureza epidemiológico, transversal, descritivo e analítico de abordagem quantitativa que aborda a cultura de segurança do paciente em um Hospital Maternidade do município de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil, em que foi enviado para autopreenchimento pelos profissionais o questionário eletrônico de Cultura de Segurança do Paciente “Hospital Survey on Patient Safety Culture” (HSOPSC) no período de 21 de agosto a 30 outubro de 2023. Resultados: a amostra final foi composta por 253 profissionais, prestadores de cuidados diretos e indiretos aos usuários atendidos na Maternidade nos quais realizam atividades que correlacionam a qualidade da assistência prestada. O estudo realizado demonstrou que nenhuma dimensão relacionada ao trabalho em equipe no hospital foi avaliada como forte segundo o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar (HSOPSC) e apenas três dimensões foram consideradas intermediárias. Conclusão: É imprescindível o amplo debate relativo a CSP nas instituições de saúde, propiciando a mudança do paradigma sobre a percepção dos profissionais sobre segurança do paciente quando relacionado ao trabalho em equipe e fomentando embasamento para novas discussões sobre a temática. Entende-se que os resultados do estudo auxiliaram a gestão a decifrar particularidades do serviço, suas virtudes e pontos de aprimoramento que poderão ser amplamente trabalhados para melhora da qualidade da assistência prestada.
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