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    TCC
    Modelagem e fabricação parciais da suspensão frontal de um veículo leve híbrido (VLH)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Judson Cruz da; Melo, Anderson Clayton Alves de; Araújo, Márcio Valério de; Souto, Ulisses Borges
    Este trabalho de conclusão de curso trata da modelagem e fabricação parciais da suspensão dianteira de um Veículo Leve Híbrido que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Manufatura (LabMan) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Destaca-se a necessidade de um sistema de suspensão dianteira robusto e eficiente, algo frequentemente ausente em trikes comerciais devido a fatores relacionados a design e custo. Diante das desvantagens referentes à complexidade e ao peso dos sistemas de suspensão convencionais (MacPherson e Duplo A) e à inviabilidade de aquisição de kits comerciais (devido ao elevado custo de importação), o objetivo central deste trabalho foi a modelagem e fabricação de um sistema de suspensão com base em um design de trike convencional, utilizando técnicas simplificadas de engenharia reversa. A metodologia empregada consistiu em uma abordagem de engenharia reversa baseada em imagens, tendo como base um elemento padrão, como o diâmetro do pneu de bicicleta, para estimar as demais dimensões através de proporções e relações geométricas (paralelismo, proporcionalidade entre pixels e triangulação), culminando na construção de um modelo geométrico em software CAD. Uma modificação estratégica em uma das peças do conjunto (denominada 'Peça 1') foi realizada para otimizar o processo de fabricação, resultando numa usinagem mais simples e um ganho de tempo significativo, mesmo com uma perda de 12 mm no curso da suspensão. Os resultados obtidos confirmaram a eficácia da medição por imagens, com o curso da suspensão modelada apresentando resultados satisfatórios e próximos aos parâmetros fornecidos pelo fabricante. A suspensão fabricada demonstrou ser estruturalmente robusta, articulando como esperado e sem travamentos, apesar de pequenas folgas e desalinhamentos observados. A rigidez do conjunto indica que os carregamentos do sistema de direção serão efetivamente transmitidos, assegurando uma resposta imediata. Finalmente, o resultado obtido validou a aplicabilidade da técnica de engenharia reversa baseada em imagens para a reprodução de componentes mecânicos essenciais como a suspensão, resultando em um sistema funcional, robusto e adaptável às necessidades do projeto VLH, com um processo de fabricação ágil e eficiente. Futuras melhorias, como a usinagem da 'Peça 1' para otimização do curso, poderão ser implementadas conforme o desenvolvimento do projeto avance, com a avaliação final de sua eficácia condicionada aos testes em campo no veículo completo.
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