Navegando por Autor "Silva, Joyce Gomes da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Joyce Gomes da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Giane Bezerra Vieira e Ivone Priscilla de Castro Ramalho; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de CastroCom a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte.