Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Josimey Costa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 71
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    A culinária redescoberta de "Em busca do tempo perdido"
    (ARTEFILOSOFIA (UFOP), 2018-08-10) Jacob, Michelle; Silva, Josimey Costa da; Batista, Natália; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180
    Para além da clássica imagem do chá com madeleines, na literatura proustiana pode- se falar em uma culinária que se desenha a partir de uma outra estética, que foge aos padrões de docilidade e simetria. Elucidá-la, a partir do texto de “Em busca do tempo perdido”, é o objetivo deste trabalho. O conceito de culinária é pensado aqui por uma perspectiva que o compreende como sistema cultural alimentar. Para lograr o objetivo desta investigação, foram realizadas leituras da obra e uma posterior documentação, que subsidiou a análise. Proust sugere que seu romance não representa uma sistematização em um corpo único e inteligível. Delineia-se, assim, a ideia de uma culinária indócil, que pode ser descrita por quatro características: concebe a cozinha tanto como destruição como criação; compreende a feira como espaço poético alimentar; empreende a escrita de guerra como forma de combate aos regimes de escassez; produz heterotopias pelos acessos alcoólicos. Partindo da leitura do autor, que advoga para a construção de sua obra um pathos, confirma-se que a culinária apresentada por ele não poderia ser sistematizada em um logos. Assim como na obra “Em busca...”, ela poderia ser pensada como o estudo de grandes leis e generalidades dietéticas, como uma culinária indócil
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    À mesa com Marcel Proust
    (ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, 2019-11-21) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180
    A literatura e a comida são produtos de significação cultural. A análise do componente alimentar de textos literários, portanto, pode se constituir em um profícuo campo de investigação nas Humanidades. Compreendendo o texto literário como o produto de inter-relações entre o sentido atribuído pelo leitor, a voz ficcional e o seu contexto de produção, o objetivo deste artigo, apresentar um recorte da alimentação na vida de Marcel Proust, autor de Em busca do tempo perdido
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Albuns fotográficos de/por Enoque Neves: uma poética visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-23) Melo, Evaneide Maria de; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Costa, João Bosco Araújo da; ; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Rodrigues, Victor Hugo Guimarães; ; http://lattes.cnpq.br/0540094614336740
    A imagem fotográfica desperta pulsões, numa experiência provocativa que aciona o campo mítico-fenomenológico decifra-me ou te devoro . O texto fotográfico não constitui apenas um instante do real , é muito mais que um recorte congelado do tempo passado, sobretudo, porque a compreensão da linguagem subjacente à imagem fotográfica se coloca dentro e para além do meramente dado e/ou objetivado . Na compreensão da imagem se dispõem regimes de subjetivação vazados por códigos culturais, domínios da linguagem, símbolos, experiências estéticas, criação simbólica, valores, memórias, imaginários. Nesse sentido, desponta o estudo, o levantamento e a sistematização do acervo fotográfico deixado pelo fotógrafo autodidata Enoque Pereira das Neves (1918-2002), que produziu formas visuais reveladoras de orientações culturais coletivas e universos fotográficos imaginários. Ele fotografou por meio século a vida cotidiana do sertanejo, em terras potiguares e paraibanas. Na compreensão do acervo, optei por subdividi-lo em álbuns os quais revelam as intimidades do fotógrafo com o lugar, uma escrita de si, um estado da alma, do sujeito que observa a relação sociedade e natureza, numa espécie de simbiose em que agem potências ressonantes de criação no devaneio da matéria, sobressaindo-se a pulsão terrestre, o enraizamento, os rizomas do homem ligado à terra, as tradições, a rusticidade, laboral, bem como o apelo estético direcionado à água: pulsão de vida em terras áridas. A compreensão do imenso acervo, avaliado em mais de cinquenta mil fotografias, é profundamente representativo da predileção temática circunstanciada pela infância. A narrativa enfoca imagens míticas como a do Erus nu, a madona e a criança, e práticas culturais do universo infantil, como o brinquedo e a brincadeira. Mesmo o acervo sendo um apelo estético à vida, despontou a imagem fotográfica da morte, especialmente, a morte na infância o anjo e a morte de pessoas idosas como o desejo da última imagem daquele entre os seus. A pesquisa é transversalizada pelos seguintes objetivos: proponho um reconhecimento do acervo de Enoque Pereira das Neves no intuíto de compreender o universo imaginário presente em sua obra fotográfica; invisto também, na possibilidade de fazer a leitura do acervo enquanto álbum imaginário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Alcaçuz em sua dimensão simbólica: uma análise crítica dos sentidos circulantes sobre o acontecimento na página da Tribuna do Norte no Facebook
    (2018-07-20) Pinto, Kamyla Alvares; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; ; Almeida Filho, Edgard Patrício de; ; Silva, Josimey Costa da;
    Propõe-se neste trabalho compreender os sentidos vividos e (re)interpretados nos comentários da página da Tribuna do Norte no Facebook sobre o acontecimento Alcaçuz, a rebelião que ocorreu em janeiro de 2017 na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte. O conceito de acontecimento vem sendo utilizado para se referir aos fatos que irrompem as rotinas dos sujeitos e da sociedade em que se inserem e que provocam algum tipo de ruptura com o ordinário. Esses acontecimentos são notados pela sociedade que fala sobre eles e inaugura interações a partir deles. Além disso, eles se tornam cada vez mais complexos em sua dimensão simbólica, quando a mídia e suas lógicas passam a atravessar as de outros domínios, não apenas em virtude do regime de visibilidade que oferecem mas também por se configurarem como um espaço de sociabilidade e de interação. Nesse sentido, elege-se como aporte teórico a abordagem pragmatista do acontecimento, em especial a compreensão da dimensão simbólica e dos seus poderes hermenêutico e de afetação (QUÉRÉ, 2012; FRANÇA, 2012b; LOPES, FRANÇA, 2017). O método empregado para a análise dos comentários é a Análise de Discurso Crítica (ACD), com ênfase no modelo tridimensional (FAIRCLOUGH, 2001), em específico nos conceitos de intertextualidade, interdiscursividade e coerência em diálogo com os modos de operação da ideologia (THOMPSON, 2009). Realizou-se a coleta de dados em postagens das páginas da Tribuna do Norte, no site de rede social Facebook, referentes ao período de 14 a 20 de janeiro de 2017, o que resultou em 25.726 comentários. A partir deles, chegou-se a 805 sequências discursivas e elegeu-se para análise a mais representativa de cada dia de coleta, o que totalizou sete sequências discursivas e 191 comentários. Na análise, realizou-se uma leitura crítica de cada sequência discursiva e, em seguida, uma síntese dos principais sentidos que Alcaçuz, em sua dimensão simbólica, fez emergir por meio dos públicos que constituiu ali. A investigação revela que o espaço de comentários da Tribuna do Norte no Facebook configurou-se como um local de performance para o discurso de ódio contra os detentos. A predominância desse tipo de discurso na circulação de Alcaçuz minimiza as incertezas que ele inaugura e as implicações da sua ocorrência na vida da sociedade, dá margem ao enfrentamento do acontecimento como algo divertido, e naturaliza a barbárie ao negar dignidade aos indivíduos que ocupam a posição de detento e ao retirar a força dos poderes que o acontecimento carrega.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
    (2019-05-02) Nunes, Patrícia de Souza; Silva, Josimey Costa da; ; ; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; Tavares Júnior, Frederico Augusto;
    A mídia desempenha uma função conformadora, por meio de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por meio de outdoors, insere-se nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas da cidade, tendo como interlocutores basilares estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representaçõesideologizadas e estereótipossociais, estudossobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Esse padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada do que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantêm são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma deficiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando para a leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Break: o grito corporal da periferia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Menezes, Julieta de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5; ; http://lattes.cnpq.br/8960283007512045; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Queiroz, Tereza Correia da N.; ; http://lattes.cnpq.br/3691800535863630
    No sentido de questionar uma sociologia que considere relevantes as dimensões corporais de existência, que contribua em um pensar singular em relação ao corpo, não somente enquanto matéria, mas principalmente como produtor de conhecimentos, esta pesquisa evidencia uma reflexão sobre a corporeidade como produção de saberes e como compreender diferentes olhares e lógicas sociais presentes nesta contemporaneidade, cuja racionalidade parece estar colocada em questão através de uma performance que expressa diversas quebras, inclusive a do espaço físico, do qual o dançarino de break se apropria de forma invertida e não mais linear. Nossa problemática encontra-se na possibilidade de uma maior compreensão deste corpo jovem que dança o break, que não está apenas quebrando o seu corpo, mas fluindo em seus próprios fragmentos corporais, produzindo provavelmente uma quebra em relação a um poder dominante instituído, criando uma espécie de resistência social que lhes forneça outro sentido para sua vida, fora dos sentidos dados pelo campo social dominante. É nesse espaço de produção do conhecimento, dos gritos corporais, que direcionamos nosso olhar, no desafio de mergulhar na profundidade dos gestos, ultrapassando a estrutura física, restituindo em uma forte constituição política e cultural na medida em que este corpo confronta. O corpo enquanto espetáculo se torna causa e efeito de comunicação. Esse corpo não parece ser só individual, ele não se expressaria apenas para si. Quando o jovem dança fora dos seus muros particulares, torna-se relacional, passando a se relacionar com o outro, com o espaço, o tempo e o mundo. Do ponto de vista metodológico, para análise dessa corporeidade no elemento break, do corpo, enquanto linguagem de sentidos, iremos considerar levantamentos em campo, observações de movimentos do universo do break dance, performances criativas e análise de atitudes (expressão peculiar do mundo hip hop), bem como minha experiência com a dança na rua através de intervenções urbanas e nossas próprias atitudes diante do objeto de pesquisa que nos interpela academicamente e, sobretudo, existencialmente
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Casal nacional: significações do corpo e do figurino no telejornalismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Aquino, Agda Patrícia Pontes de; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/1754382039697071; Pavan, Maria ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
    O objetivo principal deste trabalho é investigar as significações do corpo e do figurino como componentes essenciais do discurso estético dos jornalistas de televisão, exemplificados através dos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo. Inspira-se nos caminhos propostos pela semiótica, aliados a outras técnicas de investigação científica, para identificar as relações de significado presentes nessa forma não-verbal de comunicação. Para tanto, o trabalho recorre ao conceito de comunicação proposto pelos autores da Escola de Palo Alto, mais especificamente a conceituação de Watzlawick et al. (2005), que a entende como relação inerente ao ser humano. Os preceitos do pensamento complexo e do princípio hologramático de Morin (1990), que prezam pela união e pela necessidade de ligar o conhecimento dos elementos ou partes ao dos conjuntos ou sistemas que elas constituem, também se faz presente no pensamento que norteia o trabalho. No decorrer dos capítulos, explicitamos nosso entendimento do corpo e da televisão como mídias e da moda e do telejornal como linguagens. O trabalho aborda também uma história televisual do Jornal Nacional, com o objetivo de compreender melhor as propostas estéticas do telejornal ao longo do tempo, de seus apresentadores e figurinos. Os elementos que fazem parte dos planos de expressão e do conteúdo da linguagem televisual são abordados para que se possa compreender melhor o papel do corpo e do figurino dos apresentadores nesse contexto. Por fim, fazemos análises das significações do corpo e do figurino dos apresentadores de telejornal através dos seus estereótipos, da sua inserção no ciclo da moda e ainda na análise televisual dos principais elementos que compõem o figurino do casal de apresentadores do Jornal Nacional: cores, modelagens e acessórios. Dessa forma buscamos fortalecer a compreensão do figurino indissociável do corpo como comunicação e detalhar alguns dos seus processos de produção de sentido. O papel histórico da mulher no telejornalismo brasileiro, bem como a masculinização do ambiente telejornalístico são elementos importantes para contextualizar o pensamento sobre a linguagem televisual na sociedade contemporânea. A investigação abrange origens, conceitos, propostas, estereótipos, preconceitos, reproduções, naturalizações e ressignificações do corpo e do figurino dos apresentadores através do tempo e a relação entre corpo, moda e comunicação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Cidades insinuadas: uma análise das representações do espaço urbano em obras audiovisuais potiguares
    (2018-08-31) Chagas, Olavo Luiz de Macedo; Silva, Josimey Costa da; ; ; Pavan, Maria Ângela; ; Magalhães, Luiz Antonio Mousinho;
    Este estudo tece relações de sentido entre as representações audiovisuais dos espaços urbanos e as ações dramáticas encontradas nos curtas-metragens potiguares Janaína Colorida Feito o Céu (Babi Baracho, 2014, 15 min) e Sailor (Victor Ciríaco, 2014, 13 min). O objetivo foi identificar e descrever características que as cidades assumem quando simbolizadas nas realidades ficcionais e que, no movimento da experiência subjetiva de representação/fruição, permitem a emergência de novas subjetivações dirigidas aos espaços representados. Para isso, construímos uma trama interpretativa das produções, que se baseou em Morin (2014) e Armando Silva (2011) tocando aspectos relacionados ao imaginário social. Como perspectivas específicas sobre o espaço e o sujeito urbanos, buscamos contribuições no pensamento de Massimo Canevacci e nos fundamentamos, mais uma vez, em Armando Silva (2011). Os procedimentos metodológicos se inserem dentro de uma pesquisa qualitativa de análise fílmica, que considera um conjunto de observações feitas por Aumont e Marie (2004), Manuela Penafria (2003; 2009). Nossa análise concluiu que os ambientes citadinos, que se tornam realidade midiática por meio da enunciação de discursos imagético-sonoros, representam espaços fragmentados sem localização geográfica específica, por onde flanam sujeitos igualmente partidos, que trazem à tona elementos de uma urbanidade contemporânea evidenciada pela efemeridade das relações, pela violência. Percebe-se ainda a possibilidade/vontade de ressignificação dos espaços urbanos através da mídia cinema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Uma cinecidade latino-americana: um olhar distópico sobre o espaço urbano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-20) Souza, Álisson Gutemberg da Silva; Silva, Josimey Costa da; ; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; França, Fagner Torres de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Zanatto, Rafael Morato; ; Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo;
    Este estudo busca elucidar como representações de metrópoles latino-americanas chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. Denomino esse equivalente cinematográfico do espaço urbano como cinecidade. No caso latino-americano, em específico, trata-se de uma abordagem em que as representações urbanas são predominantemente distópicas e marcadas por problemas sociais como desemprego, desigualdade estrutural e violência urbana, compondo assim uma cidade simbólica comum em crise. O estudo resulta da articulação de alguns pressupostos teóricos construídos para se pensar a relação entre a metrópole e o cinema (COSTA, 2002, 2005, 2008; PRYSTHON, 2006; KRACAUER, 1960; MORIN, 2005), em conjunto com a ideia de cidades contínuas desenvolvida por Ítalo Calvino (1990). Esta articulação é aplicada aqui à reflexão sobre a imagem de seis metrópoles : São Paulo, Buenos Aires, Caracas, Bogotá, Cidade do México e Manágua. Para tal, são analisados os filmes Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Hermano: uma fábula sobre o futebol (Marcel Rasquin, 2010), Las Tetas de Mi Madre (Carlos Zapata, 2015), Elefante Branco (Pablo Trapero, 2009), La Yuma (Florence Jaugey, 2009) e Dias de Graça (Everardo Valerio Gout, 2011), onde cada um representa uma das cidades tematizadas. A análise dessas representações urbanas evidenciou que, no contexto contemporâneo, há uma parcela significativa de produções cinematográficas, no âmbito da América Latina, que olha para a cidade sob um mesmo viés: a metrópole como o espaço da degradação social marcado por problemas estruturais. A origem desse universo comum, segundo minha pesquisa, se encontra no subdesenvolvimento e na dependência da América Latina. Herança, nesse caso, de um passado colonial, de uma modernidade periférica (SOUZA, 2009) e do aprofundamento de uma agenda neoliberal.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Cinema itinerante no Rio Grande do Norte: aspectos da recepção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-15) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2849520701741705; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Reis Filho, Osmar Gonçalves dos; ; http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
    Nos projetos de cinema itinerante realizados no país, a experiência única de assistir a filmes na grande tela é realizada em espaços ao ar livre, com o estabelecimento de um ritual contemporâneo, em que a presença dos espectadores é fundamental. Considerando esta dinâmica de realização do cinema itinerante, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de recepção dos espectadores das sessões de cinema do projeto Cine Sesi Cultural, realizado pelo Serviço Social da Indústria SESI, no Rio Grande do Norte. O corpus da pesquisa foi composto pelo público das sessões de cinema do projeto na edição desenvolvida no ano de 2010. As análises foram feitas a partir do olhar sobre o público das sessões abertas de filmes desse projeto através de um estudo de caso. O referencial teórico consta de autores latino-americanos como Jésus Martín-Barbero, Guillermo Orozco, Eliseo Veron e Nestor García Canclini, que apresentam bases teóricas importantes para as análises da pesquisa sobre a recepção cinematográfica dos espectadores de cinema. Nesta discussão, estão associadas também contribuições de autores brasileiros como Roseli Paulino, Fernando Mascarello, Mauro Wilton Souza, Nilda Jacks e Carolina Escostesguy. Além do estudo de recepção, há debruçamento sobre aspectos que se relacionam com e explicitam as circunstâncias em que o cinema itinerante surge como alternativa de exibição, como, por exemplo, o contexto da exibição de filmes no país; a escassez de políticas públicas no setor audiovisual; e, principalmente, o fechamento das salas de exibição de filmes nas cidades do interior do país e a consequente migração dessas salas para os shopping centers. No intuito de diminuir a lacuna existente nos estudos sobre a recepção de cinema no país, esta pesquisa apresenta uma análise mais aprofundada da recepção do público do cinema itinerante com a perspectiva de contribuir para uma base de dados importante para um diagnóstico de projetos como o Cine Sesi Cultural
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    O cinema, o jogo e a cultura
    (2011-01) Silva, Josimey Costa da; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Circulação e consumo assincrônicos: novas formas de assistir televisão
    (2016-05-06) Cirne, Matheus Campos; Pavan, Maria Angela; ; ; Silva, Josimey Costa da; ; Silva, Marcel Vieira Barreto;
    Os seriados de televisão norte-americanos são um produto audiovisual de circulação global, assistidos por audiências em todo o planeta. Caracterizados por uma peridiocidade fixa, e exibições semanais regulares, os seriados se transformam quando passam a ser produzidos por empresas que oferecem conteúdo audiovisual sob demanda, que disponibilizam todos os episódios simultaneamente. Esta pesquisa investiga como fãs de seriados assistem e utilizam esses programas, dentro de um contexto participativo, e como interpretam este novo ritual de assistência televisiva
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Cities of Love: espaços de recordação, esquecimentos, circulação e fabricação de memórias
    (2016-11-10) Viega, Maísa Carvalho de Souza; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/9379640076735781; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Prysthon, Ângela Freire; ; http://lattes.cnpq.br/8839343621880140
    Este trabalho investiga filmes coletivos de ficção contemporâneos, pertencentes a franquia cinematográfica Cities of Love, enquanto espaços voltados à recordação, engendramento, circulação e silenciamentos de memórias urbanas. Paris, Je T´aime (2006), New York, I Love You (2009) e Rio, Eu Te Amo (2014) formam o objeto empírico da pesquisa. A discussão teórica apoia-se na interlocução entre memória, mídia e cinematografia urbana. Destacam-se na condição de aporte teórico, os escritos de Almeida (1999), Assmann, A. (2008; 2011), Assmann, J. (2008; 2011), Calvino (2013), Comolli (2008), Costa (2002; 2008a), Erll (2008a; 2008b; 2012), Huyssen (2000), Mongin (2009), Pollak (1992) e Schorske (2000). Quanto aos procedimentos metodológicos, efetua-se abordagem predominantemente qualitativa e faz-se uso conjugado das análises fílmica e de conteúdo, do tipo temática, com base em Aumont e Marie (2013) e Bardin (2011). Dentre os objetivos alcançados, tem-se: a identificação das cidades filmadas de Paris, Nova York e Rio de Janeiro a partir da narrativa, tipos humanos, locais e acontecimentos valorizados pelas produções; a sinalização dos discursos e imagens relativos às particularidades da experiência humana em movimento nas Cidades do Amor; e a reflexão sobre a formação de memórias e as operações de recordação e lembrança concernentes às cidades suscitadas pelos filmes e nos filmes. Conclui-se que os longas-metragens pertencentes à franquia cinematográfica Cities of Love, ao mesmo tempo que edificam cidades filmadas, tornam-se campos de disputa de memórias urbanas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Comunicação e cidades: interlocuções para uma interdisciplinaridade nas ciências sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-04) Guimarães, Francisco de Assis Duarte; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; ; http://lattes.cnpq.br/2491874652479192; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Dantas, Eustógio Wanderley Correia; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728755A0; Prysthon, ângela Freire; ; http://lattes.cnpq.br/8839343621880140
    A presente tese busca a produção de conhecimento através de uma aproximação de diversas teorias e análises empíricas. Ou seja: a partir de um encontro interdisciplinar, no âmbito das Ciências Sociais, este trabalho, tendo como base a Comunicação e a Cidade, apresenta, em cada capítulo, um campo disciplinar diferente Literatura, Arquitetura, História e Geografia , com os quais aquelas se relacionam, expõe seus pilares teóricos e realiza um estudo de caso, como uma contribuição fática e crítica, considerando, respectivamente, os espaços urbanos do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Natal. O debate vai do final do século XIX ao início do XXI. No geral, a tese é um conjunto interconectado e dialógico que aponta para uma maior cosmologia do saber plural
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
    (2019-06-04) Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Silva, Josimey Costa da; ; ; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; Silva, Marcel Vieira Barreto; ; Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo;
    Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A construção do discurso paródico na pornochanchada: uma cosmovisão carnavalesca
    (2016-02-26) Oliveira, Gilvando Alves de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Silva, Josimey Costa da; ; Paula, Luciane de; ; Vidon, Luciano Novaes; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de;
    Nos anos 1970, no Brasil, houve uma efervescência na produção cinematográfica e, nesse período, realizaram-se comédias eróticas, que foram rotuladas de pornochanchadas. Esses filmes fizeram um grande sucesso frente ao público brasileiro, mas sempre eram ridicularizados pela crítica que os julgava como cinema mal realizado. Nesse contexto, parte dessa produção cinematográfica pode ser classificada como paródia. Considerando isso, este trabalho, cujo tema é linguagem e cinema, tem como objeto de investigação a construção do discurso paródico e a cosmovisão carnavalesca na pornochanchada e se insere na área da Linguística Aplicada de perspectiva sócio-histórica. Para realizamos a análise, detemo-nos na investigação dos elementos verbo-visuais presentes na forma composicional de três comédias eróticas produzidas na década de 70 como também analisamos o projeto de dizer constituidor/constituinte da forma arquitetônica. Como fundamento teórico-metodológico prioritário, baseamo-nos nas formulações sobre linguagem advindas do Círculo de Bakhtin (2006, 2010), tais como a concepção dialógica de linguagem e as reflexões atinentes à analise dialógica do discurso. A principal referência é a obra de Bakhtin (2010b, 2010d) sobre a cosmovisão carnavalesca, a paródia, a estilização e o riso carnavalesco.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Consumo, cenários comunicacionais e subjetividades juvenis
    (E-Compós, 2007) Rocha, Rose de Melo; Silva, Josimey Costa da
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Tokuo, Bianca Galván; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767284P4&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/2855483750417995; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Goto, Tommy Akira; ; http://lattes.cnpq.br/0629687499521125
    O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tempos de tecnologia, internet, consumo e hipermodernidade, contexto deste estudo, onde as coisas são vivenciadas em seu extremo (hiperconsumo, hipercorpo, hipermercado, hipercartões). Neste cenário, a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação estão mediando, cada vez mais o contato do homem com o mundo, reconfigurando a vida em sociedade. Diante disso, apresentamos A Era do Click , em que são possibilitados novos meios de estar com os outros. Este é um estudo qualitativo, baseado na fenomenologia de Heidegger, por ser favorecedora da compreensão dos sentidos da experiência em relação à questão problematizada. Como estratégias de pesquisa foram utilizadas sondagem de campo e entrevistas individuais, inspiradas nas narrativas de Walter Benjamin. Cinco colaboradores relataram suas experiências de ser-com no mundo virtual. A partir de seus relatos foi possível compreender que o espaço virtual se revela como mais um lócus, dentre tantos, no cotidiano do ser do homem, em que emergem diferentes modos de ser-com. Dependendo de sua abertura, a proximidade ou o distanciamento tornam-se relativos, do mesmo modo que o pessoal e o impessoal, o próprio e o impróprio. Além disso, tornou-se claro que, a virtualidade pode ajudar a lidar com a solidão e a angústia temporariamente, da mesma forma que pode tornar-se uma barreira para um contato mais aprofundado e autêntico com os outros. Os colaboradores demonstraram uma atitude de serenidade, um poder dizer sim e não simultaneamente à técnica moderna, além de uma postura de meditar sobre os modos como se conectam. Questionamos as implicações em longo prazo da virtualização do contato, estimulando novos estudos, sob a luz da fenomenologia heideggeriana
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Coração sonoro - afetos, corpos e máquinas nas festas de música eletrônica
    (2016-08-26) Neves, Thiago Tavares das; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/9277003862730668; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Takeuti, Norma Missae; ; http://lattes.cnpq.br/9696754276620458; Pereira, Simone Luci; ; http://lattes.cnpq.br/0246627334162343; Soares, Thiago;
    O objetivo deste trabalho é explorar as diversas sensibilidades e formas de afetar e ser afetado, não só compreendendo os afetos no plano dos sujeitos, mas também os assumindo como fluxos de passagens para formas distintas de expressão e conexão. Nas festas de música eletrônica, os afetos são produzidos e potencializados também por meio das máquinas musicais e sociais que agem diretamente sobre o corpo e alteram o processo de sociabilidade. Os afetos, os corpos e as máquinas funcionam aqui como operadores conceituais para entender as dimensões sociais, culturais e filosóficas das festas de música eletrônica. Afeto é entendido aqui sob a ótica de Spinoza (1677/2010) como afecção do corpo: uma ação, uma potência de agir que pode ser aumentada ou diminuída. Os afetos nas festas de música eletrônica podem ser provocados pela ação da música sobre os indivíduos, dos participantes entre si ou potencializados por meio das drogas, especialmente o ecstasy. Spinoza (1677/2010) traça duas definições sobre o corpo: na cinética, o corpo está diretamente ligado à relação de velocidades e lentidões, movimento e repouso, é essa relação de velocidades e lentidões que formará o corpo. Já a outra definição é dinâmica, todo corpo se define por certo poder de ser afetado. Os afetos são potencializados também através das máquinas que agem diretamente sobre o corpo. As máquinas são entendidas também como extensões do corpo humano, sistemas de fluxos e cortes com capacidade de produção e criação. As máquinas podem ser artificiais, humanas e sociais. Gilles Deleuze (2010), Félix Guattari (1988) e Edgar Morin (2008) são os principais suportes teóricos para pensar o conceito de máquina. A partir dessa premissa, é possível a conexão entre máquinas artificiais e humanas nas festas música eletrônica, nas quais foram percebidos diferentes tipos de afetações: corporais, sonoras, sociais e maquínicas. A afetação está diretamente ligada ao conceito de Spinoza (1677/2010) de afetos e afecções. Remete não só ao estado do corpo quando afeta e é afetado, mas também à ação, à transformação que o corpo sofre/age quando é afetado ou afeta. Afetação corresponde a todo o processo afetivo. As afetações podem ser corporais, quando o corpo é afetado por outro corpo humano; sonoras, quando o corpo é afetado por qualquer estímulo sonoro; sociais quando o corpo humano se conecta com outro corpo humano ou artificial e maquínicas, quando o corpo é afetado por máquinas. O recorte empírico abrange dois festivais de música eletrônica, o King festival em Recife e o Dream Valley em Florianópolis e festas de música eletrônica situadas em Natal, especialmente a PAJUX. O método de pesquisa trata-se de uma cartografia complexa, na qual mesclo o método cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1995) com apoio na epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2007a).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Coragem da verdade e estética da existência em Tatuagem, o filme: uma leitura cínico-queer
    (2016-12-05) Paiva, André Luiz dos Santos; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/8251893992810416; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
    Na presente dissertação de mestrado realiza-se a análise de Tatuagem, o filme (Hilton Lacerda, 2013) a partir dos conceitos de coragem da verdade e estética da existência discutidos por Michel Foucault. Para isso focaliza-se na modalidade cínica da coragem da verdade e nas políticas e estudos queer como ferramentas teóricas de análise, criando um diálogo entre essas duas correntes teóricas do pensamento que, ao encontrarem-se com o filme analisado, exercitam elas mesmo uma forma de parresía no discurso acadêmico. No que tange aos aspectos metodológicos parte-se da perspectiva de análise de discurso foucaultiana, com destaque para o período genealógico desse autor, inserindo nesse processo algumas desobediências epistemológicas a partir dos Estudos Queer. Com foco nas cenas de apresentações do grupo fictício do filme, Chão de Estrelas, a pesquisa analisou a produção das performatividades e dos corpos como expressões da coragem da verdade no discurso fílmico de Tatuagem, concluindo que o discurso do filme se institui como um contra discurso que se articula com práticas sociais de questionamento das normatividades, subversão das identidades e produção utópica dos corpos.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM