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Navegando por Autor "Silva, Josiel Moreira da"

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    Dissertação
    Computação desplugada como abordagem para implementação do pensamento computacional no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Silva, Josiel Moreira da; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; http://lattes.cnpq.br/5794276680068341; França, Rozelma Soares de; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O Pensamento Computacional (PC) tem sido aludido como uma das formas de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais às pessoas do século XXI, como a capacidade de resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que o PC envolve capacidades de resolução de problemas de forma metódica e sistemática. O processo de implementação do ensino do PC nas escolas ainda se encontra em fase embrionária, tendo em vista a aprovação e homologação recente das Normas sobre Computação na Educação Básica, no Brasil. Além disso, diversas dificuldades e desafios se impõem para que essa implementação aconteça, como é o caso da falta de professores formados no tema do PC, a falta de cursos de formação em PC para professores, a falta de infraestrutura adequada nas escolas para permitir o uso das ferramentas disponíveis, entre outros. Diante disso, visando colaborar com a viabilização da implementação do ensino do PC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a presente pesquisa busca compreender as contribuições da realização de atividades desplugadas com alunos do quinto ano em uma escola pública, de forma a minimizar as dificuldades da implementação por falta de infraestrutura. Nesse sentido, o objetivo geral é desenvolver estratégias didático-pedagógicas para que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental possam ensinar o PC utilizando atividades desplugadas. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: i) buscar recursos de computação desplugada disponíveis gratuitamente que possam ser utilizados na pesquisa; ii) elaborar estratégias didáticas com atividades de computação desplugada como método ou ferramenta para a inserção do ensino do PC no currículo do 5º ano; iii) realizar intervenções em sala de aula com as estratégias elaboradas; iv) avaliar os resultados obtidos a partir da utilização das estratégias elaboradas; v) desenvolver um material didático destinado ao ensino do Pensamento Computacional no quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se enquadra na área de ciências humanas, com característica interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. Caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista, baseada na pesquisa-ação. Os dados foram obtidos a partir da aplicação das estratégias didático-pedagógicas em uma escola pública, para as quais foi feita uma observação sobre a realização das atividades pelos alunos e questionários foram aplicados. Os resultados da pesquisa evidenciam a possibilidade de se promover o ensino do PC a partir das atividades desplugadas, tendo em vista que os alunos conseguiram desenvolver as habilidades do PC exploradas durante as intervenções. Como produto final, foi elaborado um material didático contemplando um conjunto de atividades desplugadas, voltado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
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    TCC
    Estimulando o pensamento computacional com jogos digitais: uma abordagem utilizando Scratch
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Silva, Josiel Moreira da; Madeira, Charles Andryê Galvão; Campos, André Maurício Cunha; Aranha, Eduardo Henrique da Silva
    Jogos digitais são representações de jogos mais abstratos através de recursos computacionais. Utilizar jogos digitais como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de tornar o ensino mais atrativo, divertido, eficaz e menos cansativo para os alunos. Isso porque os jogos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais e são ferramentas motivacionais que oferecem situações desafiantes e envolventes para os alunos. Este trabalho propõe a realização de experimentos com jogos digitais simplificados desenvolvidos na ferramenta Scratch com o intuito de estimular o pensamento computacional nas crianças do Ensino Fundamental. Tais jogos foram desenvolvidos apresentando lacunas de código para simular bugs, exigindo das crianças uma tarefa de depuração para compreenderem o problema existente e programarem uma solução para fazer os jogos passarem a funcionar como o esperado. Tais experimentos foram realizados com crianças do 4º e 5º anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se resultados bastante positivos.
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