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Navegando por Autor "Silva, José Laerton Santos da"

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    Dissertação
    Corpus simulacrum: cinema de terror, motores de dobra e semiótica alien
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Silva, José Laerton Santos da; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; http://lattes.cnpq.br/5409112935330601; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Assunção, Diego Paleólogo; Lacerda, Juciano de Sousa; Pavan, Maria Ângela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
    E se, na subjetividade global, a racialidade for apre(e)ndida como uma fenda no espaço-tempo? As imagens poderiam então revelar uma trama simbólica onde a racialidade descreveria linhas espaço-temporais alternativas para leitura da contemporaneidade global. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa teve o objetivo de analisar a representação da negritude em filmes de terror, a partir das conceituações da filósofa e artista visual Denise Ferreira da Silva, para pensar sobre a racialidade contemporânea. A pergunta de pesquisa esteve em torno do que as narrativas de terror podem revelar quando lidas, sentidas e experimentadas através da ótica da racialidade? Foram selecionados 4 filmes de terror de acordo com critérios estabelecidos em pesquisa. Os filmes foram analisados e suas narrativas foram exploradas em termos de linguagem, conceitos e imagens para a composição de um ensaio que aborda uma multiplicidade de questões, apoiadas em teorias e estudos da comunicação, filosofia, psicologia, física quântica, teorias da conspiração e cultura pop. Os quatro filmes brasileiros utilizados como narrativas principais foram: As Boas Maneiras (2018), O Rastro (2017), O Nó do Diabo (2018) e O Clube dos Canibais (2018). Além destes filmes principais, foram utilizados filmes secundários: Panic Room ( 2002), Population 436 (2006), Under The Shadow (2016), Trabalhar Cansa (BR, 2011), Alien Nation (1988), Nope (2022) e Fresh (2022). A metodologia de investigação foi norteada pelas propostas de Roldán e Viadel (2012), segundo as quais a reflexão sobre estrutura narrativa e argumentativa em discursos visuais para pesquisas em artes visuais encontra algumas possibilidades de exploração na montagem cinematográfica. Os referenciais teóricos importantes para a construção do ensaio incluem o pensamento das filósofas Audre Lord (2019), Patricia Hill Collins (2019), bell hooks (2019), e Angela Davis (2016). A pesquisa também foi fortemente inspirada nas teorizações da pesquisadora e cineasta afroamericana Drª Robin R. Means Coleman (2019), Horror Noire, sobre o cinema negro de terror nos Estados Unidos. O conceito de guerra híbrida comumente usado no militarismo/política também foi importante. Outras referências igualmente importantes compõem o ensaio. Como resultado, a análise mostrou as múltiplas possibilidades conceituais que tramas narrativas de terror podem apontar quando consideradas em seu plano simbólico para pensar questões ligadas à racialidade e ao colonialismo.
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