Navegando por Autor "Silva, João Maria da"
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Tese Dinâmica Estocástica e Cosmologia: alguns resultados analíticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-07) Silva, João Maria da; Lima, José Ademir Sales de; Santos, Janilo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763288H3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787078Z7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765927E3; Silva Júnior, Raimundo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790590E2; Pires, Nilza; ; http://lattes.cnpq.br/2463198529477607; Silva, José Ronaldo Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8441491501200508Nesta tese investigamos alguns problemas envolvendo duas áreas complementares, a saber: dinâmica estocástica e cosmologia. Na primeira linha de desenvolvimento, estendemos o formalismo de forças flutuantes desenvolvido por Langevin para uma classe de sistemas com amortecimento variável e, em seguida, discutimos algumas aplicações no domínio cosmológico. Nesse contexto, supondo que o efeito da radiação (banho térmico) é semelhante ao de uma perturbação estocástica (forças flutuantes), discutimos a evolução do campo escalar em cenários da nova inflação e no chamado efeito Meszaros. Inicialmente, utilizando um ruído colorido na equação de Langevin, mostramos que as flutuações do campo inflaton experimentam um regime de difusão anômala. Considerando que a componente de radiação atua como uma possível correção estocástica sobre o efeito Meszaros, discutimos a influência do ruído sobre a evolução do contraste de densidade da matéria. Seguindo outra abordagem estocástica, estudamos os modelos de Friedmann-Robertson-Walker (FRW) como um fluido quântico na chamada formulação de Madelung. Nesse análise, as equações de FRW para os modelos fechados (k=1) se reduzem a forma de um oscilador harmônico simples e as soluções da equação de Schrödinger associada bem como sua densidade de probabilidade são explicitamente obtidas. Mostramos também que a principal influência física do processo estocástico é evitar o colapso do modelo e, consequentemente, a singularidade cósmica. Investigamos ainda dois problemas relacionados com modelos de energia escura (quintessência e gás de Chaplygin). Para o primeiro candidato, discutimos um método analítico que permite calcular o potencial de campo escalar numa mistura de um fluido perfeito e quintessência. Supondo que a quintessência é descrita por uma matéria-X, diversas quantidades de interesse cosmológico são determinadas. Para o gás de Chaplygin (versões de quintessência e quartessência), o redshift de transição é utilizado como um discriminador para se obter limites sobre os parâmetros cosmológicos relevantes. Os resultados obtidos estão de bom acordo com alguns estudos recentes utilizando observações de supernovas e dados da estrutura de grande escala do universoDissertação Um estudo na teoria do movimento brownianno com viscosidade variável(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-06-20) Silva, João Maria da; Lima, José Ademir Sales de; Santos, Janilo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763288H3; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787078Z7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765927E3; Silva Júnior, Raimundo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790590E2; Silva, Luciano Rodrigues da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783310Y1Neste trabalho nós investigamos o comportamento estocástico de uma grande classe de sistemas com amortecimento variável descritos por uma lagraniana dependente do tempo. Nossa abordagem estocástica é baseada no formalismo de Langevin descrevendo o comportamento de uma partícula browniana clássica de massa m. Duas situações de interesse físico são consideradas. Inicialmente, uma aplicação do tratamento padrão de Langevin (ruído branco) para viscosidade variável é discutido em detalhe. Na segunda abordagem, um ponto de vista mais geral é adotado supondo uma dada expressão para o chamado ruído branco. Em ambos os casos as equações diferenciais básicas são analiticamente resolvidas, e todas as quantidades fisicamente relevantes são explicitamente determinadas. Os resultados dependem de um parâmetro arbitrário (q) medindo como o comportamento dinâmico do sistema se afasta daquele apresentado pela partícula browniana com viscosidade constante. Vários tipos de comportamentos estocásticos (subsifusivos and superdifusivos) são obtidos quando o parâmetro livre q varia continuamente. Contudo, no limite q -> 1, todos os resultados da abordagem de Langevin convencional são recuperadosDissertação Sismicidade: uma forma alternativa de conhecer conceitos físicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-18) Nascimento, Hadson José Farias do; Barboza, Carlos Antônio; http://lattes.cnpq.br/6129886378495626; http://lattes.cnpq.br/2471109216695418; Sesion Júnior, Paulo Dantas; http://lattes.cnpq.br/4503674965225428; Silva, João Maria daEste estudo tem como objetivo principal proporcionar mais uma abordagem do ensino de ciências no ensino médio e fundamental, visando promover uma visão mais precisa e inclusiva da disciplina. A proposta do trabalho se alicerça na identificação de uma visão distorcida da ciência, dos cientistas e dos professores de ciências por parte dos alunos, o que, em muitos casos desencoraja-os em seguir carreiras científicas e limita sua compreensão do processo científico. Bem como apresenta um papel na estrutura social da comunidade no que se refere ao aumento do número de alunos que ingressam em instituições públicas de ensino superior no Brasil, visando contribuir para o desenvolvimento da sociedade e economia do país. No aspecto tecnológico a proposta desta proposta de trabalho foca na aplicação prática de conceitos de sismologia, culminando na construção de um sismógrafo, instrumento utilizado para medir atividades sísmicas na crosta terrestre. A ferramenta primordial para o melhor aproveitamento desse processo é a utilização da metodologia da aprendizagem significativa de Ausubel, nesse aspecto dessa abordagem, a proposta é adotar uma sequência didática que organiza a apresentação e utilização dos conceitos de sismologia, com foco na construção do sismógrafo e na compreensão dos princípios de mecânica e ondas. Os resultados são representados e analisados por meio da avaliação do impacto das mudanças na percepção dos alunos sobre a ciência e seu interesse em seguir carreiras científicas. As aprendizagens auferidas incluem uma visão mais precisa e inclusiva da ciência, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a compreensão da importância da colaboração na pesquisa científica, contribuindo assim para a produção de novos conhecimentos no campo da educação científica. Os resultados esperados incluem um aumento no interesse dos alunos por carreiras científicas, uma compreensão mais profunda do processo científico e uma participação mais ativa na aprendizagem, já que os aspectos significativos terão sido assimilados e ancorados. Este trabalho visa não apenas melhorar a forma como a ciência é ensinada, mas também inspirar os alunos a se envolverem ativamente no processo científico, promovendo uma cultura de curiosidade, criatividade e colaboração no ensino de ciências.