Navegando por Autor "Silva, João Gomes da"
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Dissertação Características da mobilidade inter e intramunicipal por motivo de trabalho: evidências para o Brasil(2019-02-21) Silva, João Gomes da; Queiroz, Silvana Nunes de; Ojima, Ricardo; ; ; ; Marandola, Eduardo; ; Campos, Járvis;A mobilidade cotidiana motivada por trabalho é um tipo de deslocamento populacional crescente no mundo e no Brasil. Ademais, essa mobilidade aponta para tendências no que diz respeito à concentração geográfica e mudança no perfil dos inseridos nesses deslocamentos ao longo dos anos. Contudo, as pesquisas no Brasil têm focado mais nos fluxos em áreas metropolitanas do que nas características dos indivíduos que se deslocam cotidianamente por trabalho para fora ou dentro dos territórios municipais. Na busca de compreender as diferenças e semelhanças nos atributos da população envolvida nessa mobilidade, esta dissertação tem como objetivo analisar as características pessoais (demográfica, ocupacional e de rendimento) dos indivíduos que praticam a mobilidade intramunicipal e, notadamente, a intermunicipal, motivada por trabalho, no Brasil, em 2000 e 2010. Para tanto, os microdados dos Censos Demográficos 2000 e 2010 são as principais fontes de informações. O modelo estatístico adotado (regressão logística binária) mostra que o trabalhador intermunicipal, predominante, no ano 2000, são homens com faixa etária de 15 a 24 anos, têm a mesma chance de ser pretos ou pardos, com ensino fundamental completo ou médio incompleto, solteiro, residente em meio urbano da região Sudeste, sobretudo em área metropolitana, empregado com carteira assinada no setor de serviços, e ganha entre 2 e 5 salários mínimos. Por outro lado, os atributos evidenciados para o ano de 2010 mostram algumas mudanças, sendo que os homens continuam maioria, o grupo etário passa a predominar entre 25 a 39 anos, com maior tendência de serem pretos, possuem maior escolarização (nível superior), solteiros, residem na zona urbana da região Nordeste, ao invés do Sudeste, especificamente em áreas não metropolitanas, ocupados com carteira assinada, empregados no setor de serviços, e recebem entre 5 a 10 salários mínimos. Portanto, ao longo dos dois momentos analisados, a característica da população que pratica o deslocamento intermunicipal mudou no que diz respeito à idade, nível de instrução, local onde se pratica a mobilidade/fluxo e o rendimento. Com isso, as evidências encontradas para o Brasil estão em consonância com a literatura internacional, sobretudo, no que se refere ao sexo, nível de instrução, ocupação e os rendimentos. Ademais, os achados dessa dissertação revelam que a mobilidade intermunicipal tem se reconfigurado onde os fluxos apontam expressivo aumento, com destaque para o deslocamento em áreas não metropolitanas, além de mudanças nas características pessoais, daqueles que trabalham em um município diferente do que reside.Tese Desempenho escolar do ensino médio no Brasil: o papel da formação docente e da infraestrutura da escola no contexto regional e estadual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Silva, João Gomes da; Fusco, Wilson; Queiroz, Silvana Nunes de; http://orcid.org/0000-0002-1418-0423; http://lattes.cnpq.br/5785590497886670; http://orcid.org/0000-0002-1892-9278; http://lattes.cnpq.br/2471382573451075; Andrada, Marcos Javier; Aguirre, Moises Alberto Calle; Pereira, Paulo José; Ojima, RicardoO desempenho escolar no contexto da educação brasileira se tornou uma das principais estratégias utilizadas nos debates científicos no sentido de obter diagnósticos a respeito das situações que o sistema educacional enfrenta, mais especificamente sobre a condução das políticas públicas para educação básica, as quais contemplam as séries do ensino médio regular. A literatura nacional debate o desempenho por meio dos resultados de exames nacionais de avaliações. Nesse aspecto, pode-se enfatizar que nos estudos internacionais, o desempenho escolar é diagnosticado como uma ferramenta essencial para tratar do alinhamento das políticas construtivas, porque nos países considerados desenvolvidos eles têm a educação como o principal recurso necessário, em termos do nível de instrução da população, que representa o potencial que a nação dispõe para crescer. A partir da revisão da literatura, não foram diagnosticadas pesquisas que utilizaram o Censo Escolar, com a intensão de detalhar o desempenho escolar através do papel das ações dos docentes e da infraestrutura da escola. Para tanto, o principal objetivo desta tese é analisar o desempenho dos(as) alunos(as) matriculados no ensino médio em função da formação docente adequada e da infraestrutura da escola, no Brasil, Grandes Regiões e estados, entre 2016 e 2017. Para alcançar essa proposta, foram usadas as informações dos Censos Escolares de 2016 e 2017 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse sentido, propõem-se uma metodologia para criar indicadores que dizem respeito aos atributos dos(as) alunos(as) das etapas iniciais do ensino médio regular, formação docente adequada e a infraestrutura da escola, isso figura uma das principais contribuições desta tese. Após ter criado os próprios recursos metodológicos desta pesquisa, as evidências analíticas dos índices apontam para os principais contrastes das regiões e estados. Os resultados apontam que, o Piauí apresentou o pior desempenho do Brasil e do Nordeste no quesito do IDA, enquanto a região Sudeste ficou com o melhor São Paulo. No Centro Oeste, o estado de Mato Grosso se destacou pelo significativo volume de docentes com formação inadequada, enquanto o Distrito Federal foi melhor nessa condição do IFDA. Na região Norte, o Acre figurou como o pior em termos da infraestrutura da escola, enquanto na região Sul, o estado do Rio Grande do Sul sobressai com boa representatividade do IIE. Dessa forma, os índices foram suficientes para confirmar hipóteses a respeito da influência do papel da formação docente e da infraestrutura da escola, apontando para uma relação positiva. Em síntese, percebe-se que os respectivos índices carregam capacidade de oferecer novos procedimentos metodológicos para investigações quantitativas.