Navegando por Autor "Silva, Jenipher Alyssa de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Formação inicial e o processo de ensino e aprendizagem do português como L2 para surdos: o discurso dos licenciandos surdos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Jenipher Alyssa de Lima; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; https://orcid.org/0000-0002-7352-3924; http://lattes.cnpq.br/2942060456131117; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Cenci, Adriane; Lodi, Ana CláudiaEste trabalho, inserido nos moldes da pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar o discurso dos licenciandos Surdos do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da formação inicial e dos processos de ensino e de aprendizagem do Português como segunda língua. Este estudo emerge devido à ausência de discussão acadêmica acerca da formação inicial docente Surda para o ensino da língua supracitada. Considerando que o Português nem sempre será considerado como língua de conforto para o Surdo, o estudo tem como foco essa formação, problematizando as práticas de letramento em Português desse professor em formação. Para tanto, discute os conceitos centrais desta pesquisa, dialogando à luz dos referenciais teóricos dos Estudos Surdos, dos Novos Estudos de Letramento, da Teoria Histórico-Cultural e da formação docente. Para alcançar o objetivo geral, a coleta de dados, em Libras, consistiu em três etapas: (i) pesquisa documental; (ii) entrevista semiestruturada; (iii) grupo focal. Para análise dos dados, que evocam as vozes sinalizadas das quatro licenciandas Surdas, a base teórica é a Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin (2011), elegendo, a posteriori, duas categorias de alteridade: vozes sinalizadas das experiências: percepções pessoais sobre a proficiência em Língua Portuguesa e a identidade docente; e vozes sinalizadas das experiências: percepções sobre o outro: discursos sobre a formação e o docente. Para garantir o anonimato, este estudo adotou nomes de planetas como pseudônimos para as licenciandas. Os resultados apontaram que: (i) as publicações acadêmicas sobre a formação do professor Surdo para o ensino de Português como segunda língua são inexistentes; (ii) duas licenciandas valoram negativamente as práticas pedagógicas na Educação Básica, havendo, em contrapartida, uma valorização mista (positiva e negativa) nos discursos de outras duas licenciandas em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa; (iii) embora se considerem boas leitoras e escritoras em Língua Portuguesa, as dificuldades para realização da leitura e escrita dos gêneros acadêmicos em Língua Portuguesa ainda persistem, por isso, anseiam pela melhoria de suas práticas letradas; (iv) as dificuldades com leitura e escrita em Língua Portuguesa se intensificam quando participam das atividades das disciplinas ministradas por docentes que não são bilíngues; (v) as disciplinas da área de Ensino de Língua Portuguesa para Usuários de Libras, uma das áreas do curso, são insuficientes no currículo formativo, acarretando em conhecimentos gramaticais restritos; (vi) não se sentem preparadas para ensinar o Português como segunda língua; (vii) os docentes do curso são valorados positivamente por serem bilíngues e conhecedores da cultura Surda; (viii) atribuem a importância à existência da oferta de apoio pedagógico para ensinar aos licenciandos o Português de modo aprofundado, contribuindo para a futura prática docente. Este estudo conclui que a formação inicial e o letramento acadêmico são dimensões interligadas, sendo necessário refletir as práticas letradas dos licenciandos Surdos e suas implicações para a formação docente, (re)significando o currículo formativo que acolha suas necessidades formativas. Este trabalho busca inspirar mais pesquisas sobre o tema, trazendo uma melhor compreensão da sua complexidade.