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Navegando por Autor "Silva, Janmille Valdivino"

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    Artigo
    Construção participativa de uma política de saúde para Institutos Federais
    (Revista Ciência Plural, 2018) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino; Almeida, Gerliene Maria Silva Araújo de; Filgueira, Ana Cristina Gondim; Medeiros, Ideíze de Barros; Nascimento, Thiago Antonio Raulino do; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução: No Brasil, quando se mencionam serviços públicos de saúde nos remetemos aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS. Contudo, há instituições públicas, não integrantes do SUS, que disponibilizam serviços de saúde e, assim, fariam jus a uma política de saúde específica. Objetivo: Reportar a estruturação de uma política de saúde para a assistência estudantil do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) mediante construção de uma matriz de indicadores. Métodos: Estudo de avaliação cujo processo de criação da política foi: análise documental para definir missão e atribuições dos setores de saúde/IFRN; consulta a inquéritos nacionais (SB Brasil, Saúde na Escola, CENSO), relatório socioeconômico aluno/IFRN e análise dos recursos/IFRN (questionário Google forms®) para o diagnóstico situacional; Definição de diretrizes/objetivos/problemas-alvo; Construção de matriz de indicadores; validação da matriz por coordenadores/profissionais de saúde/IFRN via técnica conferência consenso; criação de instrumentos de monitoramento (programação anual de saúde, relatório de execução). Resultados: As diretrizes foram legitimadas, 01 objetivo foi excluído e 01 modificado. Quanto aos indicadores, houve redução de 42 para 37 tidos como pertinentes/válidos/oportunos. Conclusão: Para viabilização da política são necessárias estratégias para institucionalização da educação em saúde, da pesquisa científica, dos processos de avaliação/planejamento/monitoramento, normatização do funcionamento dos serviços e o desenvolvimento de ações intersetoriais
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    TCC
    Desenvolvimento e validação de um modelo lógico para o serviço de assistência especializada de Natal - SAE Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Silveira, Rossana Melo Veras da; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Ribeiro, Iramara Lima; Silva, Janmille Valdivino; Dantas, Diego de Sousa
    O Serviço de Assistência Especializada – SAE é um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais. Em meio à importância desses serviços, é primordial instituir estratégias de avaliação do seu desempenho. Assim, objetivou-se construir e validar um modelo lógico para o Serviço de Atenção Especializada do município de Natal – SAE –NATAL. Para tanto, desenvolveu-se um estudo metodológico para validação de um modelo lógico para o SAE Natal construído com técnicas de abordagem qualitativa. Os profissionais do SAE participaram da fase de construção e validação do modelo. Para construção do modelo lógico foram realizadas duas técnicas; revisão de literatura para uma construção prévia ao grupo focal e o grupo focal para viabilizar a construção participativa do modelo e posterior validação de conteúdo. Os dados colhidos foram analisados de forma qualitativa, buscando identificar nos discursos, a pertinência dos elementos do modelo, bem como a possível inserção de outros elementos. O modelo construído com base na Revisão de literatura foi aprovado por consenso dos participantes, não sendo sugeridas modificações. No caso, a missão, recursos, processos, resultados, contexto foram considerados adequados e o modelo ilustrativo do funcionamento esperado do SAE. O modelo lógico pretende viabilizar uma auto avaliação do serviço, auxiliando a administração e os profissionais a identificarem problemas, buscando estratégias de melhoria. Espera-se que a reflexão propiciada no grupo focal possa sensibilizar os profissionais para buscar estratégias de enfrentamento das dificuldades elencadas e aprimoramento dos pontos positivos.
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    TCC
    Validação de modelo teórico-lógico e proposição de indicadores para componentes de integração ensino-serviço-comunidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Lima, Maria Letice Bezerra de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino; Souza, Geórgia Costa de Araújo
    Modelo Lógico (ML) pode ser utilizado em componentes de integração ensino-serviço-comunidade para subsidiar a criação de indicadores para avaliação desses componentes, essenciais a melhoria contínua da formação acadêmica. Assim, objetivou-se validar um Modelo Lógico e matriz de indicadores para componentes de integração ensino-serviço-comunidade através de um estudo de avaliabilidade realizado no ano de 2022. A construção do ML foi baseada em análise documental, revisão de literatura e vivências dos autores para identificar os elementos básicos estrutura, processo e resultado e, posteriormente, orientar a diagramação do ML. A validação de conteúdo do Modelo e matriz ocorreu em três fases: 1- análise pelo especialista; 2-ajustes pelos pesquisadores; 3- reavaliação pelo especialista. Quanto à validação do modelo, o especialista assinalou níveis de concordância (Sim, parcial, não), quanto a plausibilidade lógica da diagramação na relação entre os elementos do modelo. Mediante concordância (parcial ou total) em algum critério, solicitou-se justificar e propor mudança. Quanto a matriz, ocorreu por atribuição de notas de zero a 10 a cada indicador, sendo os critérios orientadores: validade, simplicidade de compreensão, facilidade de coleta dos dados. Notas ≥ 4,0 = ajustes. Após a fase três, indicadores com nota ≥8,0, comporiam a matriz. Como resultado, o modelo foi composto por 04 dimensões (diagnóstico da realidade, problematização da intervenção, desenvolvimento da intervenção e avaliação da intervenção) relacionadas à sete dimensões pautadas nas etapas do Arco de Maguerez. Por fim, a matriz de julgamento contém 27 indicadores para classificar o desempenho do componente em quatros estratos (inadequado, moderado, adequado e de excelência).
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