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Navegando por Autor "Silva, Júlio César Oliveira da"

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    Tese
    Aplicação da oxidação eletroquímica para tratamento de águas residuárias reais em planta piloto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Silva, Júlio César Oliveira da; Silva, Djalma Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2791074318745945; https://orcid.org/0000-0002-9228-7349; http://lattes.cnpq.br/5207396537645408; Huitle, Carlos Alberto Martinez; http://lattes.cnpq.br/2485073932883264; Santos, Elisama Vieira dos; https://orcid.org/0000-0003-2189-5694; http://lattes.cnpq.br/8117747568545202; Solano, Aline Maria Sales; Alfaro, Marco Antonio Quiroz; Silva, Ámison Rick Lopes da
    A água é um bem fundamental para o desenvolvimento dos países de forma sustentável que deve ser consumida e descartada de forma consciente. Consiste em um recurso limitado, cada vez mais escasso em algumas regiões do mundo. A contaminação dos mananciais hídricos superficiais e subterrâneos por compostos químicos orgânicos é definitivamente uma questão preocupante. Ultimamente, há muitas alternativas utilizadas no tratamento de águas residuárias e potável, dentre elas, os processos oxidativos avançados têm ganhado grande aceitação para a desinfecção e a descontaminação de efluentes. Os tratamentos por processos de oxidativos avançados apresentam boa eficácia quanto à eliminação de contaminantes químicos e microbianos na água. O principal ponto de destaque dos processos de oxidativos avançados é a produção in situ da espécie altamente reativa do radical hidroxila (•OH), o radical superóxido (•O2-) e o radical sulfato (•SO4-) podendo fragmentar os poluentes orgânicos e patógenos. Esses processos são baseados em eletrogeração de radicais hidroxílicos (•OH), que podem reagir de forma não seletiva com poluentes orgânicos até sua remoção completa. Os radicais (•OH) têm alto potencial redox (2,8 eV/SHE), sendo capazes de atacar compostos orgânicos por quatro vias: abstração de hidrogênio, combinação, adição de radicais e transferência de elétrons. Este estudo apresenta a construção de um reator eletroquímico em escala pré-piloto para o tratamento eletroquímico de oxidação anódica em águas residuárias da indústria do petróleo, indústrias têxteis, de fármacos e pesticidas, desinfecção de água com potencial de potabilidade como alternativa substituinte do cloro a fim de que possa ser uma alternativa de remediação com baixo custo de montagem, instalação e consumo energético, podendo utilizar fontes de energia solar. Os resultados desta pesquisa revelam que a oxidação eletroquímica, utilizada em escala de planta piloto, é eficiente e pode ser utilizada de forma conjunta com outras técnicas de tratamento de águas residuárias. Pode ainda ser uma alternativa para desinfecção de águas com potencial de potabilidade, sem a utilização e o armazenamento de cloro. O reator mostrou-se eficiente, com possibilidade de ser aplicado eletrodos anódicos de materiais diversos de acordo com a viabilidade econômica do material, podendo ser utilizada para diversos tipos de efluentes, contribuindo, com isso, com outras pesquisas e, consequentemente, elevar a variedade de efluente a ser tratada pelo mesmo equipamento.
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    Dissertação
    Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-16) Silva, Júlio César Oliveira da; Oliveira, Otom Anselmo de; ; http://lattes.cnpq.br/7903084274135177; ; http://lattes.cnpq.br/5207396537645408; Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; ; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Campos, Angela Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/9400764965904535
    Este trabalho teve o objetivo de identificar problemas de aprendizagem em alunos de graduação recém ingressante na universidade, interpretar a natureza e as causas desses problemas, oferecendo subsídios para superação de tais dificuldades e possibilitando uma aprendizagem significava através da qual o aluno atribua sentido em seu aprendizado. Para o desenvolvimento desse trabalho foi escolhido o tema Ligações Químicas - onde se estudam as forças que agem entre os átomos para formar moléculas, íons compostos ou estruturas cristalinas iônicas -, que se caracteriza como um dos mais importantes assuntos da Química. Para isso, utilizou-se um questionário com cinco perguntas abertas, respondidas por 147 estudantes dos períodos iniciais das graduações em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As respostas obtidas revelaram insegurança dos estudantes, tanto em termos conceituais quanto de representação, com justificativas superficiais, recorrendo sempre à regra do octeto para descrever modelos de ligações químicas. Os resultados sugerem que esses estudantes tiveram uma formação inadequada, no ensino médio e que os exames para ingresso nas graduações se fizeram segundo critérios pouco exigentes em termos de conhecimentos. As observações feitas levam à conclusão de que, para mudanças futuras, é necessário que escolas de ensino médio e dos períodos iniciais nas universidades privilegiem a adoção de métodos pedagógicos contextualizados, aplicando estratégias para superar o ensino memorístico e superficial sobre Ligações Químicas, o que, provavelmente, se aplica ao ensino de outros temas da Química
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